tente agora
Início Blog Dicas O que é vício em celular?
O que é vício em celular?
Dicas
12 de janeiro de 2022
4653 visualização
0

O que é vício em celular?

Imagem do avatar do autor
administrador
administrador

O vício em telefones tem sido predominante recentemente, especialmente entre jovens adultos e adolescentes. A maioria sofre de "Nomofobia", medo de ficar sem o celular. O mundo está se tornando uma aldeia global, com muitas pessoas conectadas por meio de vários aplicativos de mídia social. Informações sobre tudo e qualquer coisa são facilmente acessíveis de qualquer lugar agora por meio de telefones celulares. Os telefones celulares também se tornaram uma prova de classe, com muitas pessoas buscando garantir a versão mais recente de cada dispositivo. Vício em telefone tornou-se uma preocupação psicológica nos dias de hoje e levou a muitas pesquisas sobre o vício em telefones celulares e seus possíveis efeitos e meios de evitá-lo. O aumento do número de jovens que possuem telefones celulares dificultou a redução dessa ameaça. 

Sinais e sintomas do vício em smartphones

  • Necessidade compulsiva de usar o celular
  • Incapacidade de reduzir o uso do telefone
  • Preocupação com o uso do telefone
  • O celular se torna um santuário para escapar do mal-estar
  • O uso do celular causou problemas no trabalho, como problemas de concentração ou falta de foco
  • Aumento da dependência do smartphone
  • Passar mais tempo em celulares do que com pessoas físicas 
  • Incapacidade de manter conversas por se distrair facilmente com o celular.
  • Raiva quando há pouca ou nenhuma conectividade devido à dow
  • Tensão quando privado de acesso a um telefone
  • Depressão decorrente da perda do telefone celular 
  • Irritabilidade que surge quando perturbada pelo uso do celular
  • Inquietação 

Os telefones celulares foram projetados para causar dependência 

A população mundial (cerca de três bilhões) tem um smartphone, sendo que muitas pessoas não conseguem deixar seus telefones por um longo período. O provedor de telefonia celular projetou os telefones de forma a torná-los difíceis de largar. Os bipes constantes das notificações de chamadas, mensagens e ligações e os pop-ups que os acompanham de vários aplicativos o tornaram viciante. As atualizações contínuas dos telefones com aplicativos que permitem compartilhar um estilo de vida na Internet também aumentaram a natureza viciante do telefone celular. A capacidade de configurar horários e alarmes também dificultou o abandono do celular, pois muitas pessoas não conseguem se desfazer do aparelho devido ao seu apego à vida.

Efeitos adversos do vício em telefone

O uso excessivo do celular não pode ser subestimado, pois levou à redução das conexões com pessoas diretas e à substituição por uma "pessoa digital":

Efeitos físicos

  • Tensão ocular: o uso constante de telefones celulares aumentou a dor e o desconforto para os olhos. É fato que olhar continuamente para um celular por um longo período (mais de 2 horas) pode causar ardência e coceira nos olhos, visão embaçada, fadiga ocular e cansaço visual digital, "o que pode levar a dores de cabeça".
  • Aumento de doenças: É fato que 1 em cada 6 telefones celulares tem matéria fecal presa a eles, o que pode levar a doenças. A bactéria E. Coli, um conhecido agente causador de febre, vômito e diarreia, também é encontrada em muitos telefones. Além disso, os telefones são conhecidos por abrigar MRSA, que causa abscessos dolorosos e pode levar a infecções nos ossos com risco de morte. 
  • Acidentes de carro: A crença de que é possível realizar várias tarefas ao mesmo tempo com eficiência é uma causa importante de acidentes de carro. Dirigir geralmente exige concentração total; portanto, o vício compulsivo no uso do telefone pode levar à perda de atenção na estrada, resultando em acidentes. Pesquisas demonstraram que enviar mensagens de texto enquanto dirige é tão perigoso quanto dirigir embriagado. Portanto, é de extrema importância evitar o vício em telefones celulares.
  • Infertilidade masculina: A radiação dos telefones celulares revelou, em um estudo preliminar, que leva a uma baixa contagem de espermatozoides, motilidade e viabilidade. Isso, de fato, é uma preocupação significativa. Além disso, dormir perto do telefone pode causar um problema e resultar em câncer.

 Efeitos psicológicos

  • Incapacidade de dormir: o uso constante de telefones levou a distúrbios do sono e fadiga constante. O vício no telefone também pode dificultar o adormecimento (insônia). Sabe-se que a luz brilhante também reduz a qualidade do sono, pois a luz emitida pelo telefone pode ativar o cérebro. 
  • Transtorno Obsessivo-Compulsivo: O TOC é a obsessão por uma coisa específica ou por uma maneira de fazer algo. Quando se trata de vício em celular, uma pessoa com TOC geralmente é compelida a sentir o desejo ardente de estar sempre com o aparelho.
  • Problemas de relacionamento: A compulsão de participar de conversas on-line pode levar ao sofrimento dos relacionamentos off-line. Familiares e amigos podem se sentir excluídos, pois você prefere ficar grudado no dispositivo a manter conversas significativas na vida real, o que pode fazer com que amigos e familiares se sintam afastados. 
  • Ansiedade: Sempre que há um tempo de inatividade na rede ou na conectividade, a maioria dos indivíduos que sofrem de dependência de telefone celular pode achar difícil conter suas emoções, o que leva a uma ansiedade exacerbada.

Disfunção GABA

GABA é conhecido como ácido gama-aminobutírico. É um aminoácido de ocorrência natural que atua como neurotransmissor no cérebro. Foi demonstrado que o uso compulsivo do telefone resulta na formação de circuitos de recompensa no cérebro. O GABA é afetado principalmente porque produz neurotransmissores inibitórios que são responsáveis pela liberação de hormônios que acalmam e dão euforia, além de contribuir significativamente para o controle do medo e da ansiedade. Um fato notável sobre o GABA é que ele é responsável por reforçar os vícios devido ao seu reforço de comportamentos viciantes. O uso intenso do telefone tem sido associado a uma proporção perturbadora de GABA em comparação com outros neurotransmissores. A pesquisa foi ainda mais acentuada quando adolescentes com pouca interação com telefones celulares apresentaram um nível de não dependência. 

A dependência de um telefone celular levaria à ansiedade associada a outros hábitos cotidianos. Quando a produção de GABA está alta, o cérebro tende a recorrer à atividade, causando um desequilíbrio hormonal e levando a um desejo constante de estar com o telefone. 

Tratamento do vício em telefone

A questão do vício em telefones está em alta e muitos psicólogos estão buscando a melhor maneira de combater essa pandemia generalizada. Foram desenvolvidos alguns centros especializados de desintoxicação que podem ajudar os pacientes a se libertarem do vício. Abaixo estão algumas das opções de tratamento utilizadas para tratar a dependência de telefones celulares. 

Terapia cognitivo-comportamental

A terapia cognitivo-comportamental tem como objetivo ajudar os pacientes a entender e mudar os padrões de comportamento que afetam negativamente seu comportamento e suas emoções. No caso da dependência do telefone celular, o tratamento procura avaliar as condições subjacentes que levam o indivíduo a se tornar compulsivo por telefones celulares e visa corrigir isso substituindo a necessidade de adotar a presença digital por uma presença física, como uma melhor comunicação com familiares e amigos. 

Terapia de grupo

Como acontece com muitos vícios, é sempre melhor quando se tem alguém no mesmo caminho de recuperação com quem compartilhar suas provações. A família e os amigos, embora possam dar apoio, talvez não consigam entender o que é necessário para se recuperar totalmente de um vício. Portanto, relacionar-se com pessoas que sofrem do mesmo mal pode ajudá-lo a superá-lo melhor.

Aconselhamento matrimonial ou de casais

Foi demonstrado que o vício em celular leva ao descontentamento entre os cônjuges. A pessoa menos inclinada ao celular pode se sentir excluída e desconectada do cônjuge. Portanto, o envolvimento em aconselhamento matrimonial ajudaria os casais a se entenderem e a se comunicarem melhor.

Suporte de grupo

Você também pode participar de sites que oferecem opções de recuperação em grupo para pessoas que sofrem de dependência. Participar desses programas pode lhe dar uma nova perspectiva e ajudar a melhorar sua mentalidade geral.

Psicoterapia 

Isso geralmente é chamado de "terapia de conversação" e envolve a ajuda a pessoas viciadas para que se livrem de sua compulsão, auxiliando-as a eliminar sistemas problemáticos. Isso permitirá que a pessoa funcione melhor e interaja perfeitamente com as pessoas. Quando a pessoa viciada estiver bem curada, ela se sentirá melhor conectada às pessoas ao seu redor. 

Entrevista motivacional

Esse tipo de terapia comportamental foi desenvolvido em parte por William R. Miller e Stephen Rollnick, renomados psicólogos clínicos. Essa abordagem visa adotar um método centrado no cliente para desencadear mudanças comportamentais positivas e aumentar a capacidade dos clientes de explorar sua ambivalência. Você precisa entender a dor do paciente e capacitá-lo a resolver os problemas subjacentes e melhorar significativamente. 

Tratamento assistido por medicamentos

Essa opção de tratamento tende a ajudar a controlar o desejo constante no início da recuperação. Ela é interrompida quando as condições predominantes são tratadas para evitar a recorrência da dependência de drogas. É por isso que essa opção é usada como último recurso e só é adotada em casos extremos. 

Não deixe que o vício em seu telefone vença

Os smartphones, desde sua prevalência no século 21 e em constante evolução, têm muitos benefícios excelentes. No entanto, ele pode se tornar uma ferramenta perigosa, especialmente para adolescentes que tendem a se tornar compulsivos com qualquer substância, seja ela tecnológica ou não. Ainda há divergências sobre a extensão dos perigos associados ao vício em telefones celulares. No entanto, as pesquisas continuam a vincular problemas de saúde específicos ao uso de telefones celulares; portanto, é preciso manter-se proativo para lidar com esses problemas à medida que eles surgem. 

 Você deve tomar medidas para corrigir a dependência excessiva de telefones celulares e tentar, na medida do possível, buscar uma série de atividades que o mantenham longe do celular. Fazer um esforço consciente para se afastar do celular pode ser um bom ponto de partida, já que você se tornará mais consciente de seus atos compulsivos e procurará corrigi-los, iniciando a desintoxicação do telefone, chamando o máximo de atenção possível para a situação e procurando se recuperar. 

Conclusão

O mundo evoluiu para uma única aldeia global, e o advento dos smartphones tornou o mundo ainda menor. Ele se tornou um paraíso para a busca de informações e para a comunicação perfeita com todos. Apesar dos benefícios implícitos, estatísticas e pesquisas revelaram que muitas pessoas estão sofrendo de dependência excessiva do celular, o que chamou a atenção do mundo para os danos que isso pode causar. 

Portanto, é de suma importância que a atenção superficial corrija o vício crescente e elimine a doença mental crescente pela raiz, compreendendo as consequências e os possíveis tratamentos para evitar o problema.

Imagem do avatar do autor
administrador
administrador
post anterior
como impedir textos de spam
Dicas
3 de dezembro de 2021
Saiba mais sobre as maneiras de parar os textos de spam Por admin
6262 visualização
23
Próxima publicação
Controle dos pais da Verizon
Dicas
19 de janeiro de 2022
Guia do usuário do aplicativo de controle parental da Verizon Por admin
5381 visualização
23

Pare de adivinhar, apenas rastreie com o uMobix

Aplicativo para pais que garante sua tranquilidade

Experimente agora
Imagem do avatar do autor
administrador
administrador
ÍNDICE DE CONTEÚDO
    convidado
    0 Comentários
    Feedbacks do Inline
    Ver todos os comentários

    Últimos posts

    Tabela de conteúdo
      pt_BRPT