tente agora
Início Blog Segurança on-line Depressão nas mídias sociais: Como proteger os adolescentes
Depressão nas mídias sociais
Segurança on-line
12 de abril de 2022
3736 visualização
0

Depressão nas mídias sociais: Como proteger os adolescentes

Imagem do avatar do autor
administrador
administrador

As estimativas mais recentes mostram que mais de 4 bilhões de pessoas usam redes on-line em todo o mundo. Sendo assim, seria apropriado dizer que a mídia social merece um alto grau de atenção e pesquisa da comunidade médica. Afinal de contas, como muitas pessoas usam sites de mídia social como o Facebook diariamente e por várias horas seguidas, deve haver alguns efeitos sobre a saúde mental que elas experimentam por causa disso, como a depressão causada pela mídia social.

Dito isso, uma das maneiras mais terríveis de relacionar a mídia social e a saúde mental é a depressão. Os estudos preliminares sobre os efeitos negativos da mídia social mostraram apenas uma correlação entre o uso da mídia social e a depressão. Mas agora temos estudos que mostram, sem sombra de dúvida, que, às vezes, as redes on-line são uma causa direta da depressão nas mídias sociais.

A propósito, a depressão não é brincadeira. Embora as pessoas usem essa palavra diariamente para descrever sentimentos de tristeza e falta de energia, a depressão clínica é um problema muito mais sério. Ela pode causar falta de interesse em qualquer atividade, bem como sentimentos persistentes de indignidade e tristeza. 

Há várias respostas para "Como a mídia social pode causar depressão?" Você saberá mais sobre a mecânica causal lendo o restante de nossa análise sobre o assunto abaixo.

Os efeitos da mídia social na saúde mental

Aspectos positivos

Não há como negar que existem alguns aspectos positivos dos efeitos da mídia social. Por exemplo, ela pode manter uma pessoa informada sobre o que está acontecendo em seu círculo social. Ela pode ajudá-lo a manter contato com seus amigos e pessoas próximas. E todos nós sabemos que ter uma vida social saudável é fundamental para manter a saúde mental.

Além disso, as redes on-line permitem que as pessoas compartilhem seus pensamentos e opiniões sobre determinados assuntos com o mundo. Isso pode ajudar a pessoa a se sentir parte da comunidade e a contribuir para ela. Novamente, isso pode fazer maravilhas para a saúde mental de uma pessoa. Você também pode saber o que outras pessoas compartilham sobre determinados assuntos e, mais uma vez, isso fará com que você se sinta conectado à sua comunidade.

Aspectos negativos

Além dos aspectos positivos, não há como negar que existem alguns aspectos negativos do uso de mídias sociais. Em primeiro lugar, o uso da mídia social pode causar uma desconexão entre a realidade percebida e a "realidade real". É óbvio para quase todo mundo que as pessoas tendem a mostrar seu melhor rosto nas redes on-line. Portanto, se uma pessoa impressionável olhar o feed do Instagram, ela poderá ver pessoas bonitas viajando pelo mundo e se divertindo muito. Isso pode facilmente causar sentimentos de inadequação e indignidade, que podem se transformar em uma depressão total.

Além disso, como a maioria das pessoas atestaria, as redes on-line podem ser incrivelmente viciantes. Muitas pessoas diriam que usam sites de mídia social por várias horas seguidas. O uso de "curtidas" e a obtenção de notificações podem se transformar em um ciclo em que tudo o que você quer fazer é verificar o que está acontecendo nas plataformas de mídia social. Isso também não é uma coisa ingênua. Há casos em que as pessoas ficam presas ao uso de redes on-line mesmo contra a própria vontade, pois são viciadas, durante várias horas por dia. Isso pode afastá-lo das coisas importantes de sua vida. Essa é apenas mais uma das respostas à questão de como a depressão nas mídias sociais pode ser causada. 

Como a mídia social influencia os adolescentes

Uma coisa é falar sobre adultos e suas interações com as redes on-line. Afinal de contas, os adultos estão muito mais bem equipados mentalmente para observar como se relacionam com as redes on-line. Eles podem monitorar suas reações e entender que o que estão vendo pode não ser uma realidade completa. Eles também podem monitorar o tempo que passam nas redes on-line.

Entretanto, as coisas são muito mais complicadas quando se trata de adolescentes. Em primeiro lugar, o cérebro dos adolescentes ainda não está totalmente desenvolvido no nível dos adultos. Além disso, os adolescentes não têm experiência no mundo real que possa ajudá-los a distinguir o certo do errado e a tomar as decisões certas no momento certo.

Portanto, você pode ver imediatamente como as redes on-line podem ter uma profunda influência sobre a mente adolescente em desenvolvimento. Uma rápida olhada na maioria das escolas de ensino médio (e até mesmo nas escolas de ensino fundamental) em todo o mundo mostrará que os adolescentes são obcecados por redes on-line. Eles usam redes on-line como Facebook, Instagram, TikTok, Twittere outros o tempo todo. Abaixo, há algumas maneiras cruciais pelas quais as mídias sociais podem influenciar os adolescentes, incluindo o desenvolvimento de depressão nas mídias sociais.

A mídia social consome tempo e atenção

Como muitos adolescentes usam redes on-line o tempo todo, isso significa que eles raramente têm tempo ou atenção para fazer algo importante. Eles não têm tempo para estudar, fazer exercícios ou ler livros e, em casos extremos, nem mesmo para sair com os amigos.

Os adolescentes podem ter uma percepção distorcida da realidade

Já abordamos esse problema em uma das seções anteriores desta análise. A questão é que todos dão o melhor de si nas mídias sociais. As pessoas tendem a publicar fotos e vídeos em que estão se divertindo muito. Fotos e vídeos em que as pessoas estão deprimidas são relativamente raros. Assim, os adolescentes podem acabar pensando que, como todo mundo é obviamente tão feliz e bem-sucedido, pode ser que haja algo errado com eles, pois não conseguem atender aos padrões de sucesso/felicidade do Instagram e do Facebook. Essa é uma das piores formas de influência que as redes on-line podem exercer sobre as mentes impressionáveis dos adolescentes.

Falta de sono

O sono é uma das necessidades fisiológicas essenciais que temos de satisfazer todas as noites para nos mantermos saudáveis física e mentalmente. É por isso que é triste ver inúmeros adolescentes viciados em sites de mídia social até altas horas da noite. Isso significa que eles interrompem seus ritmos circadianos e não conseguem dormir o suficiente. Se essa prática persistir por muito tempo (e geralmente isso acontece), os adolescentes podem ficar irritados e nervosos, com falta de energia para fazer qualquer coisa produtiva e positiva.

Dicas para os pais

Então, o que fazer se você for pai de um adolescente? A primeira meta que você deve ter é evitar que seu filho fique viciado em redes on-line. Talvez seja mais fácil falar do que fazer, pois os adolescentes de hoje em dia têm acesso à tecnologia moderna que podem usar para ficar on-line praticamente sempre que quiserem. E se você perceber que seu filho já está viciado em mídias sociais, é bom intervir e ajudá-los a romper o vício

Em primeiro lugar, você deve ter um relacionamento aberto e honesto com seu filho. Se esse for o caso, a criança será mais receptiva aos seus conselhos sobre o uso da mídia social. Mas se isso não funcionar, talvez você tenha que usar outros métodos. Uma das melhores ferramentas que você tem à sua disposição são os aplicativos de controle dos pais. Você saberá mais sobre eles a seguir, mas, por enquanto, é importante observar que você pode usar essas ferramentas para monitorar e controlar efetivamente o uso das redes de mídia social por seus filhos. 

Uso seguro da mídia social

A verdade é que nem tudo é tristeza e desgraça quando se trata do uso de redes on-line. Afinal de contas, há algumas coisas positivas a serem ditas sobre as redes on-line se elas forem usadas com responsabilidade. Entretanto, devido à sua natureza inerentemente viciante, isso significa que o usuário deve sempre trabalhar ativamente para manter um relacionamento saudável com as plataformas de mídia social. Isso é ainda mais importante quando se trata de adolescentes.

Portanto, se o seu filho adolescente usa os sites de mídia social até uma hora por dia e se ele não se empolga muito pensando que o que está vendo é uma realidade completa, isso significa que ele desenvolveu um relacionamento bem-sucedido com as redes on-line. Isso, por sua vez, significa que eles colherão os benefícios do uso da rede social sem sofrer depressão por causa da mídia social ou outras desvantagens. 

Os benefícios dos aplicativos de controle dos pais

Uma das melhores maneiras de monitorar e controlar o uso das mídias sociais de seu filho é com o uso de aplicativos de controle dos pais. Eles podem ser instalado com segurança e facilidade no dispositivo de destino. Você pode informar ao seu filho que o está monitorando ou, se preferir, pode monitorá-lo sem que ele perceba. Esses aplicativos geralmente têm uma opção furtiva que manterá seu filho alheio ao fato de que você o está monitorando. Além disso, esses aplicativos podem ser usados não apenas para monitorar o uso de mídias sociais, mas também para monitorar chamadas telefônicas, localização por GPS, uso de aplicativos de mensagens etc.

Tipos de controle dos pais e aplicativos úteis

uMobix

uMobix é um dos aplicativos de controle parental mais populares e úteis. Muitas pessoas usam o uMobix quando querem saber mais sobre a pessoa que está usando o telefone de destino. Com esse aplicativo furtivo, você pode ver os registros de chamadas, ler mensagens de texto e até mesmo obter a localização exata do GPS do telefone de destino. Além disso, você pode monitorar o uso de mídia social do telefone alvo no Facebook, Instagram, Twitter e outros, bem como o uso de aplicativos populares de namoro.

Cocospy

Se você quiser um aplicativo espião compatível com vários sistemas que possa ser facilmente instalado em um telefone de destino, Cocospy é a escolha certa. Esse aplicativo tem vários recursos úteis, como rastreador de chamadas, alertas de cercas geográficas, espião de mídia social, modo furtivo e rastreamento do histórico do navegador. É o pacote completo para qualquer pai preocupado com o uso da mídia social de seus filhos.

SpyBubble

SpyBubble é outro aplicativo eficiente que você pode usar para rastrear o uso de mídia social no telefone de destino. Muitas plataformas de mídia social são cobertas, incluindo Facebook, Snapchat, Instagram e outras. A melhor parte é que você pode usá-lo até mesmo para recuperar mensagens excluídas. Você pode bloquear facilmente sites e até mesmo contatos - o telefone de destino não poderá mais acessá-los. Isso torna o SpyBubble um dos melhores e mais úteis aplicativos de controle parental.

Veredicto

Todos nós sabemos que o uso da mídia social tem uma série de efeitos potencialmente prejudiciais. Há estudos que mostram um vínculo direto e uma relação causal entre o uso intenso de redes on-line e a depressão nas mídias sociais. 

Portanto, como pai, é importante que você encontre uma maneira de influenciar seu filho adolescente e evitar que ele se torne viciado em redes on-line. Com a ajuda dos aplicativos de controle dos pais certos, como o uMobix, você pode fazer isso com relativa facilidade. Você pode ajudar seus filhos a desenvolver um relacionamento positivo com as redes on-line - um relacionamento em que eles usarão as mídias sociais para manter contato com os amigos e compartilhar opiniões, sem ficarem viciados nelas e sofrerem consequências negativas, como a depressão das mídias sociais.

PERGUNTAS FREQUENTES

Não há uma resposta direta para essa pergunta, pois há muitas variáveis que precisam ser consideradas ao responder. No entanto, os pesquisadores afirmam que a quantidade perfeita de tempo de tela é de apenas uma hora por dia. Portanto, se você ou seus entes queridos usam a mídia social por mais de duas horas por dia, talvez seja melhor reconsiderar seu relacionamento com as redes on-line.

Você precisará prestar atenção para determinar esses sinais. Eles incluem o afastamento de todas as atividades que seus filhos gostavam anteriormente, o afastamento da vida social e não fazer muito mais do que rolar sem pensar os feeds de mídia social.

Novamente, essa pergunta não tem uma resposta direta, pois todas as redes on-line têm suas armadilhas e todas são potencialmente altamente viciantes. O importante é a maneira como elas são usadas. Isso vale para todos os sites de mídia social, seja Facebook, Instagram, Twitter, Snapchat, etc.

Imagem do avatar do autor
administrador
administrador
post anterior
Controle dos pais do Discord
Dicas
11 de abril de 2022
Aplicativo de controle dos pais do Discord: O que os pais precisam saber Por admin
4257 visualização
23
Próxima publicação
Leis sobre sexting
Segurança on-line
12 de abril de 2022
Diferenças entre estados nas leis sobre sexting Por admin
11753 visualização
23

Pare de adivinhar, apenas rastreie com o uMobix

Aplicativo para pais que garante sua tranquilidade

Experimente agora
Imagem do avatar do autor
administrador
administrador
ÍNDICE DE CONTEÚDO
    convidado
    0 Comentários
    Feedbacks do Inline
    Ver todos os comentários

    Últimos posts

    Tabela de conteúdo
      pt_BRPT