Quando o mundo está falando sobre algo, surgem os memes - imagens, gifs, vídeos ou trechos de texto que se tornam uma moda e se espalham de pessoa para pessoa. Às vezes, eles são engraçados e, com frequência, seu humor ultrapassa os limites do saudável. O termo "meme sombrio" é aplicado por um motivo. Vamos ver por quê.
O que é um Dark Meme?
Os memes obscuros são um grupo de memes que brincam com assuntos geralmente considerados proibidos, especialmente assuntos que normalmente são tratados como dolorosos de discutir.
Em geral, os temas populares para esses memes são morte, suicídio, violência, discriminação, doenças, substâncias, sexo e trollagem à moda antiga.
Embora esses memes mórbidos normalmente não provoquem suicídio ou pensamentos violentosAlém disso, eles podem ser uma porta de entrada para um dos grupos sociais mais vulneráveis: adolescentes dessocializados e aqueles que estão lidando com a depressão.
Na verdade, os memes sombrios, se vistos com muita frequência, podem contribuir para o estilo de vida de qualquer adolescente. Em que sentido?
Piadas inteligentes vs. lixo de mau gosto
Vamos começar destacando que o humor negro também pode ser inteligente ou sem graçaO humor é tão bom quanto o humor comum. No primeiro caso, ele é usado para expressar o absurdo, o paradoxo e a insensibilidade do mundo.
Sigmund Freid, em particular, expressou sua atitude em relação a comédia de humor negro dessa forma:
Entretanto, qualquer meme que normalize a violência ou a glorifique (o segundo caso) pode ser considerado perigoso. A superexposição a piadas sobre suicídio pode levar a pensamentos de que a automutilação não é motivo de preocupação. Piadas sexistas e racistas deixam florescer a discriminação. Memes violentos e de mau gosto provocam agressão.
Os especialistas enfatizam que há uma linha tênue entre a desestigmatização de coisas mórbidas, como o suicídio, e a normalização do assunto.
Knock-Knock, uma piada rasista
Então, onde os adolescentes podem ver piadas mórbidas?
No ano passado, uma pesquisa da Digital Awareness UK revelou que 36% de colegiais com idades entre 11 e 20 anos no Reino Unido relataram ter recebido e enviado piadas discriminatórias e homofóbicas (em comparação com 17% de meninas). O estudo constatou que mais da metade dos memes ofensivos eram a parte visual de bate-papos em grupos privados. Dois em cada cinco meninos se depararam com esse conteúdo todos os dias. Entre essas piadas, havia:
- 29% de conteúdo racista
- 24% homofóbico
- 15% de memes sexistas
- 32% de piadas de humor negro, incluindo memes relacionados a suicídio
O que aconteceu é que, embora a mídia social não tenha alterado o comportamento das crianças, ela ampliou o instinto de procurar o grupo de colegas com o qual elas podem se identificar. E deu aos adolescentes a liberdade de expressar pensamentos, trocar piadas e se sentirem relacionados a algo.
O que esquecemos é que a mente dos adolescentes é vulnerável por natureza. É uma época de crescimento e desenvolvimento significativos: eles assumem mais riscos, tomam decisões impulsivas e expressam emoções mais fortes. E como a Internet concede acesso a enormes quantidades de conteúdo irrestrito, os adolescentes se tornam as presas mais fáceis.
Para quem, você pode perguntar?
Grupos extremistas orientam os jovens em direção a suas crenças
Como os memes têm a capacidade de se espalhar como um incêndio em todo o mundo, eles são uma ferramenta poderosa para que diferentes grupos extremistas preparem a população, e os adolescentes, em particular, são as presas mais fáceis.
Um dos exemplos mais brilhantes de propaganda oculta é o sapo Pepe, que já foi chamado de símbolo do ódio e é mal interpretado por muitos adolescentes que compartilham suas imagens.
O personagem de desenho animado tornou-se fortemente associado a grupos americanos de extrema direita que promovem o supremacismo, o sexismo e o antissemitismo. Alguns até o chamaram de "Símbolo do Nacionalismo Branco".
No entanto, a origem do personagem Pepe não tinha a intenção de simbolizar nada disso. Depois que Hilary Clinton chamou os apoiadores de Trump de "cesta de deploráveis" em meio à campanha presidencial acalorada e a bomba reversa de Trump como uma postagem no Instagram com seus companheiros de chapa e o sapo Pepe sobre o ombro direito de Donald, a era dos memes odiosos do Pepe começou. Pepe como Hitler, Pepe como militar da SS, Pepe como o próprio Trump, em todos os lugares, em todas as telas, espalhando-se como partículas de fumaça que refratam a luz.
Não importa o quanto os fãs de Pepe tentem recuperar o rosto branco de seu personagem favorito, ainda há uma enorme mancha radical em sua imagem.
Esse é apenas um exemplo de como os extremistas podem usar os memes como uma forma eficiente de divulgar seus pontos de vista. É assim que uma geração de jovens pode se tornar politizada - com apenas um toque de mouse.
Como mencionamos anteriormente, como os adolescentes são mais vulneráveis e tendem a atingir extremos em vez de equilíbrio em muitas esferas de suas vidas, os memes podem levá-los a agir de forma mais agressiva. Eles fecham essas brechas em sua visão de mundo, colocando em um prato assuntos como sociedade utópica, visões especulativas do futuro, radicalismo etc.
Piadas sobre Suicídio: Criando laços e rindo
Apesar da grande preocupação, muitos memes que fazem alusão à ideação suicida e a pensamentos depressivos são, na verdade, considerados uma boa terapia para lidar com situações estressantes por meio da humorização do ponto de dor.
Compartilhar sentimentos por meio do humor é muito saudável,
afirma ser o criador do "Depression Memes", um grupo do Facebook com mais de 450 mil seguidores.
Sinceramente, não há como saber quem entra nesse grupo, e sempre podem ser pessoas com transtornos mentais cujo objetivo principal aqui é descobrir detalhes explícitos sobre métodos de suicídio.
No entanto, parece que os adolescentes que não têm problemas como depressão, transtorno de personalidade antissocial, ansiedade, etc., não sofrerão ao compartilhar "piadas de hallows", principalmente porque não as percebem como algo real, algo que pode acontecer com eles aqui e agora.
As piadas sobre suicídio são geralmente não representam uma ameaça para pessoas com uma psique saudável. Nesse sentido, até mesmo as piadas racistas mais duras têm muito mais influência sobre as mentes jovens porque têm a capacidade de evocar agressão e fazer com que os adolescentes ajam como parte de um grupo específico.
Por outro lado, a depressão nem sempre é algo que aparece na superfície. Mesmo que seu filho não seja diagnosticado com ela, isso não significa que ele não sofra de depressão "sorridente" ou "oculta". Por isso, é aconselhável que os pais Lembre-se do tipo de conteúdo que envolve as crianças e, se possível, rastrear como o comportamento deles muda em relação ao conteúdo que consomem.
Como reconhecer se os memes são uma má influência para seus filhos
Quebrar o gelo para conversar com seu filho costuma ser um dos aspectos mais difíceis da criação de filhos. E, no entanto, esse tópico também requer seu tempo e atenção.
Muitas vezes, se seu filho for membro de algum grupo criptografado, você verá o comportamento dele se alterar exponencialmente. Eles podem ficar profundamente tristes ou, ao contrário, ficarem muito animados. A agressividade incontrolável, a incapacidade de se concentrar, a relutância em se envolver na comunicação familiar e o interesse desenvolvido em programas adultos obscuros também são sinais de que ele provavelmente está envolvido em algo pelas suas costas.
Além disso, preste atenção aos seguintes sinais de alerta.
- Problemas na escola. Seu filho pode ser acusado de bullying ou de comportamento inadequado durante as aulas, mesmo que antes fosse um bom aluno.
- Comportamento imprudente. Se você perceber a onda de atitudes brutais misturadas com a superação de riscos, isso pode indicar que seu filho tem problemas de autocontrole. Isso pode incluir fumar maconha, passar tempo com alunos mais velhos, irritação constante ou irritação, choro e mudanças de humor.
- Perda de interesse em atividades. Se seu filho deixar de se interessar por tudo o que costumava fazê-lo feliz (amigos, família, hobby), isso pode ser um sinal de algo preocupante, até mesmo uma depressão oculta.
Lembre-se de que se trata de se interessar pela vida on-line de seu filho adolescente em vez de revirar os olhos e mostrar sua atitude em relação ao problema. Sua tarefa, como pai ou mãe, é transmitir a mensagem da maneira mais fácil possível, e não forçar seu filho a mudar. Além disso, uma boa opção seria usar uMobix para manter-se a par dos interesses e atividades de seu filho.
Pare de adivinhar, apenas rastreie com o uMobix
Aplicativo para pais que garante sua tranquilidade
Experimente agoraÚltimos posts
- Como ver o que alguém curte no Instagram? 2 maneiras de trabalhar
- Mecanismo de busca Kids Safe vs. Controle dos pais: Prós e contras
- Aplicativos perigosos para crianças: Guia completo para os pais
- O que são jogos Gacha? Eles são seguros para crianças?
- Como limitar o tempo de YouTube para seus filhos? Guia completo