Estamos no século XXI, e ninguém se surpreende com a quantidade de golpistas que existem on-line, até que esses golpistas peguem o seu telefone remotamente. É nesse momento que os alarmes ficam loucos! O que você deve fazer? Como impedir que alguém acesse seu telefone remotamente? Comece evitando que isso aconteça, e nós o ajudaremos ao longo do caminho. Dito isso, siga o nosso guia para saber como algumas pessoas podem entrar em seu dispositivo móvel por meio de golpes e como se proteger.
Estatísticas de segurança móvel
A segurança móvel está ficando muito séria à medida que usamos cada vez mais aplicativos, o que, infelizmente, significa mais chances de algo dar errado. Com os dispositivos móveis se tornando o principal alvo dos hackers, as estatísticas sobre segurança móvel são um tanto assustadoras e a questão de como impedir que alguém acesse seu telefone remotamente é tão importante quanto poderia ser:
- Acredite ou não, mais de 75% de aplicativos móveis têm pelo menos um problema de segurança, o que pode colocar suas informações pessoais em risco, e cerca de um em cada quatro aplicativos móveis tem uma grande falha de segurança que pode levar a grandes violações de dados. Além disso, mais da metade dos dispositivos Android ainda está sendo executada com um software com pelo menos dois anos de idade, o que os torna alvos fáceis para problemas de segurança conhecidos.
- Os aplicativos de negócios são três vezes mais chances de vazamento detalhes de login em comparação com outros aplicativos, o que é uma má notícia para seus dados pessoais e de trabalho.
- Mesmo os aplicativos com cinco a dez milhões de downloads não estão imunes. em torno de 50% deles têm pelo menos uma falha de segurança.
- A enorme 80% de sites de phishing são projetados para atingir usuários de dispositivos móveis, o que mostra como pode ser arriscado clicar nesses links suspeitos e, apenas nos primeiros meses de 2023, quase 5 milhões de ataques envolvendo malware, adware e riskware para dispositivos móveis foram interrompidos.
- Houve um Aumento de 51% no número de amostras exclusivas de malware móvel detectadas, o que significa que a ameaça está aumentando rapidamente.
- Sobre 43% de celular comprometido dispositivos foram completamente dominados, mesmo sem terem jailbreak ou root. Isso representa um salto de 187% em relação ao ano passado!
- Vulnerabilidades críticas no Android capturado por 138%provando que ainda é um alvo favorito dos criminosos cibernéticos.
Alguém pode acessar seu telefone remotamente?
A resposta mais curta é: sim, eles podem. Se estivermos falando de alguém em quem você confia, a pessoa poderá usar a opção Localizar meu no iPhone ou obter um aplicativo de terceiros confiável. Em todos os outros casos, você pode estar totalmente sem sorte, pois há muitas pessoas que podem querer acessar seu telefone apenas para enganá-lo, e talvez você ainda não saiba como impedir que alguém espelhe seu telefone. Mas falaremos mais sobre isso a seguir.
Como alguém pode obter acesso remoto ao seu telefone?
Infelizmente, há muitas maneiras de os golpistas obterem acesso remoto ao seu telefone. Pontos de Wi-Fi desprotegidos, links não confiáveis, alguém fingindo ser seu amigo nas mídias sociais - as possibilidades são realmente infinitas, mas hoje vamos nos concentrar nas mais comuns.
Malware
Malware, abreviação de software malicioso, é uma verdadeira dor de cabeça quando se trata de segurança móvel. Ele é basicamente perigoso porque pode permitir que os hackers assumam o controle do seu telefone por meio de downloads ou anexos de e-mail duvidosos. Depois de se infiltrar, ele geralmente funciona silenciosamente em segundo plano, permitindo que os hackers o espionem e roubem suas informações pessoais sem que você perceba o que está acontecendo.
Veja o spyware, por exemplo: é um tipo de malware que pode rastrear o que você digita, fazer capturas de tela e até mesmo bisbilhotar suas mensagens e contatos. E veja só: de acordo com um relatório recente da AV-TEST, cerca de 1,4 milhão de novas amostras de malware para Android surgiram apenas em 2023. Coisa assustadora!
WiFi desprotegido
Usar Wi-Fi público, especialmente os que não são bem protegidos, é como deixar a porta da frente aberta para os criminosos cibernéticos. Os hackers podem facilmente configurar redes Wi-Fi falsas que parecem legítimas, mas na verdade são armadilhas - isso é o que se chama de ataque "man-in-the-middle". Depois que você se conecta, eles podem bisbilhotar tudo o que seu telefone envia, como suas senhas e outras informações confidenciais. Um estudo realizado pela CISA em 2023 mostrou que mais da metade (54%) dos ataques cibernéticos a dispositivos móveis está vinculada a conexões Wi-Fi não seguras.
Phishing
O phishing ainda é uma das principais táticas dos hackers que querem invadir seu telefone. Eles enviam e-mails ou textos falsos que parecem ser de fontes legítimas, enganando você para que clique em links ou baixe anexos. Esses links geralmente levam a sites falsos projetados para roubar suas informações pessoais ou acionar downloads de malware.
Às vezes, os hackers podem até obter acesso direto ao seu telefone convencendo-o a fornecer suas credenciais ou explorando falhas de software - e o Anti-Phishing Working Group relatou um aumento de 35% nos ataques de phishing em 2023 em comparação com o ano anterior.
Aplicativos nocivos
Nem todos os aplicativos são seguros, e fazer o download de um deles sem fazer a lição de casa pode colocar seu telefone em sério risco - portanto, o medo de "um hacker pode controlar meu telefone" tem sua razão de ser. Aplicativos nocivos geralmente se fazem passar por legítimos, mas podem roubar seus dados, rastrear sua localização ou até mesmo abrir uma porta dos fundos para que os hackers possam acessar seu telefone remotamente por meio de um computador.
Alguns também podem solicitar um número excessivo de permissões que, na verdade, não são necessárias para sua suposta finalidade, comprometendo ainda mais sua segurança. Para minimizar esses riscos, baixe aplicativos somente de lojas de aplicativos oficiais, leia as avaliações dos usuários e tenha cuidado com as permissões concedidas durante a instalação.
Aplicativos de controle parental como o uMobix
Aplicativos de controle e monitoramento dos pais, como uMobixOs aplicativos de controle parental, em geral, destinam-se a ajudar os pais a controlar as atividades de seus filhos. No entanto, esses aplicativos também podem ser usados indevidamente por alguém com más intenções, pois um estudo de 2023 da Electronic Frontier Foundation (EFF) descobriu que mais de 25% dos aplicativos de controle parental tinham falhas de segurança que poderiam ser exploradas para acesso não autorizado - portanto, se você acha que um hacker pode controlar meu telefone por meio de um aplicativo parental, então... é uma preocupação legítima nesse caso.
No entanto, para os pais, o uso de um aplicativo de controle parental é absolutamente legal e razoável, inclusive - saber o que seu filho está fazendo hoje em dia é uma obrigação. O uMobix fornece atualizações em tempo real sobre chamadas, mensagens de texto, atividade de mídia social e localização por GPS, para que você sempre saiba o que seu filho está fazendo on-line. Você pode usar mais de 40 recursos - conferir fotos e vídeos e até mesmo ver tudo o que eles digitam, inclusive as senhas. O aplicativo é discreto e é configurado em apenas 10 segundos, funcionando em dispositivos Android e iOS. Com seu painel de controle fácil de usar, é uma maneira econômica e eficaz de garantir que seu filho permaneça seguro e use o dispositivo de forma responsável.
Como posso descobrir se alguém está acessando meu telefone remotamente? Lista de verificação
Você já teve aquele momento em que seu telefone parece estar com problemas e você não consegue descobrir o motivo? Pode não ser apenas uma falha aleatória - alguém pode estar mexendo no seu telefone remotamente sem que você perceba. É um pensamento bastante assustador, mas perceber os sinais logo no início e aprender como impedir que alguém espelhe seu telefone pode ajudá-lo a controlar as coisas antes que elas saiam do controle:
- Drenagem da bateria: Você notou que sua bateria está se esgotando muito mais rápido do que o normal? Verifique quais aplicativos ou processos estão consumindo energia.
- Comportamento estranho: Se o seu telefone estiver muito lento, travando o tempo todo ou reiniciando aleatoriamente, algo pode estar errado.
- Aplicativos ou contas desconhecidos: Verifique regularmente os aplicativos instalados em seu telefone e veja se algum aplicativo novo ou desconhecido apareceu. Além disso, certifique-se de que todas as contas vinculadas ao seu dispositivo sejam aquelas que você realmente usa e reconhece - isso o ajudará a dormir melhor à noite e a se livrar de pensamentos como "como posso saber se alguém tem acesso ao meu telefone".
- Picos de uso de dados: Fique de olho no seu uso de dados para detectar picos estranhos. Se notar que determinados aplicativos consomem muitos dados, especialmente quando você não os está usando, isso pode ser um sinal de alguma atividade em segundo plano.
- O telefone está esquentando: Se o seu telefone estiver quente mesmo quando você não o estiver usando, isso pode ser devido a processos em segundo plano ou possivelmente a softwares mal-intencionados executados sem o seu consentimento.
- Links ou pop-ups estranhos: Fique atento a redirecionamentos inesperados, pop-ups ou URLs estranhos que aparecem em seu navegador.
- Alertas de segurança inesperados: Preste atenção a todas as notificações de segurança, como alterações de senha ou logins de locais desconhecidos.
- Mensagens de texto ou e-mails estranhos: Seja cauteloso se receber mensagens de texto ou e-mails que não se lembra de ter enviado, especialmente se eles tiverem links ou anexos estranhos.
- Problemas de desempenho: Se o seu telefone estiver funcionando com uma lentidão incomum ou travando com mais frequência do que o normal, isso pode ser devido a aplicativos ou softwares mal-intencionados que interferem no seu desempenho.
Como impedir que alguém acesse seu telefone remotamente?
O leão, a bruxa e a audácia disso... Você sabe como diz o ditado. Portanto, se você está devidamente indignado com essa audácia e agarrando as pérolas proverbiais tentando encontrar uma solução para qualquer tentativa de golpe, estamos aqui para você! Esta lista de verificação abaixo será o seu guia para garantir que você mantenha todos os golpistas afastados (e longe de você), para que você não fique se remoendo constantemente com a ideia de "como faço para descobrir se alguém está acessando meu telefone remotamente":
Mantenha o sistema operacional do seu telefone atualizado
Certifique-se de manter o sistema operacional do seu telefone atualizado. As atualizações não se referem apenas a novos recursos - elas também corrigem falhas de segurança que podem ser exploradas por hackers.
Use um código de acesso ou PIN forte
Defina uma senha ou PIN forte e complexo para seu telefone. Misture números, letras e caracteres especiais e evite opções óbvias, como sua data de nascimento ou padrões simples.
Ativar a autenticação multifator (MFA)
Ative a autenticação multifator para todas as suas contas vinculadas ao seu telefone. A MFA adiciona uma camada extra de segurança, exigindo uma segunda forma de verificação além da sua senha, o que torna muito mais difícil para qualquer pessoa invadir sua conta.
Revisar e gerenciar permissões de aplicativos
É uma boa ideia verificar regularmente as permissões que você concedeu aos seus aplicativos. Percorra as configurações do aplicativo e revogue as permissões que pareçam exageradas ou desnecessárias, especialmente para aplicativos que você não usa com frequência. Isso limita o acesso que os aplicativos têm ao seu telefone.
Desinstalar aplicativos suspeitos
Se você encontrar aplicativos que pareçam estranhos ou fora do lugar, é melhor desinstalá-los. Eles podem ser prejudiciais e dar acesso não autorizado ao seu dispositivo.
Desligue o Bluetooth, o Wi-Fi e o ponto de acesso quando não estiverem em uso
Autoexplicativo, não há muito a dizer aqui além de que essa é uma maneira simples de reduzir os riscos de segurança, pois esses recursos podem ser explorados se forem deixados ativados.
Desativar o encaminhamento de chamadas
Certifique-se de que o encaminhamento de chamadas esteja desativado para evitar que suas chamadas e mensagens sejam redirecionadas para outros números sem seu conhecimento.
Instale um software de segurança confiável
Use aplicativos antivírus ou antimalware confiáveis para aumentar a segurança do seu telefone, para que todas as perguntas do tipo "como faço para descobrir se alguém está acessando meu telefone remotamente" se tornem rapidamente obsoletas. Esses aplicativos podem detectar e evitar ameaças, e a execução de verificações regulares ajudará a manter seu dispositivo protegido contra softwares mal-intencionados.
Evite o Wi-Fi público para tarefas confidenciais
Seja cauteloso ao usar o Wi-Fi público para atividades confidenciais. Se precisar usá-lo, considere uma VPN (Virtual Private Network, rede privada virtual) para criptografar sua conexão e proteger seus dados de possíveis espiões.
Revisar regularmente a segurança do dispositivo e da conta
De vez em quando, verifique as configurações de segurança do seu dispositivo e examine a lista de dispositivos conectados às suas contas. Remova qualquer dispositivo que não reconheça para manter o controle de suas contas.
Evite fazer jailbreak ou root em seu telefone
Evite fazer jailbreak ou root em seu telefone. Isso pode desativar importantes recursos de segurança e tornar seu dispositivo mais vulnerável.
Bloqueie seu telefone quando não estiver em uso
Sempre bloqueie o telefone com uma senha ou autenticação biométrica, mesmo que seja apenas para deixá-lo de lado por um minuto.
Seja cauteloso com links e anexos
Tenha cuidado ao clicar em links ou fazer download de anexos de fontes desconhecidas ou não confiáveis. Eles podem ser tentativas de phishing ou conter malware que pode comprometer seu telefone.
Execute uma redefinição de fábrica, se necessário
Se você acha que seu telefone pode estar comprometido, faça primeiro o backup dos dados importantes e, em seguida, faça uma redefinição de fábrica. Isso restaurará seu telefone ao estado original e ajudará a remover possíveis ameaças.
Faça backup de seus dados regularmente
Adquira o hábito de fazer backup de seus dados regularmente em um serviço de nuvem seguro ou em um armazenamento externo. Os backups criptografados oferecem proteção extra, garantindo que suas informações importantes estejam seguras, mesmo que algo aconteça com seu dispositivo.
Conclusão
E aí está: as formas mais comuns de os golpistas obterem acesso remoto ao seu telefone e todas as maneiras possíveis de impedi-los. E como você sabe se alguém tem acesso ao seu telefone agora? Entre todas as maneiras que você aprendeu em nosso artigo, você sempre pode usar o uMobix como uma das opções mais confiáveis para se manter à frente de qualquer golpe. Desejamos-lhe boa sorte na proteção de si mesmo e de seu dispositivo e esperamos que você esteja sempre seguro!
Pare de adivinhar, apenas rastreie com o uMobix
Aplicativo para pais que garante sua tranquilidade
Experimente agoraÚltimos posts
- Como ver mensagens excluídas no Instagram? Principais dicas do uMobix
- Ferramenta de monitoramento WebWatcher: Seus recursos e as melhores alternativas
- Como ver mensagens excluídas no Messenger? Principais dicas do uMobix
- Como recuperar mensagens excluídas do WhatsApp sem backup? Principais dicas do uMobix
- O que é o FlexiSpy: principais destaques e melhor alternativa em 2024/2025