As salas de bate-papo de videogame adicionam uma camada extra de interatividade para os jogadores, permitindo que eles conheçam novas pessoas e demonstrem seu amor pelo jogo. No entanto, elas têm um lado obscuro? As salas de bate-papo são seguras? Vamos descobrir isso analisando os prós e os contras desse tópico.
As salas de bate-papo de videogame adicionam uma camada extra de interatividade para os jogadores, permitindo que eles conheçam novas pessoas e demonstrem seu amor pelo jogo. No entanto, elas têm um lado obscuro? As salas de bate-papo são seguras? Vamos descobrir isso analisando os prós e os contras desse tópico.
O que são salas de bate-papo de videogame?
Muitos videogames on-line têm uma sala de bate-papo onde é possível se comunicar com outros jogadores por texto ou voz. Os jogos on-line com bate-papo permitem que você conheça novas pessoas em todo o mundo e colabore com o jogo. No entanto, as salas de bate-papo de jogos on-line estão repletas de perigos para as crianças.
O lado sombrio das salas de bate-papo de videogames
Enquanto jogos on-line pode ser divertido e conversar com novos jogadores para se socializar, os jogos de bate-papo on-line têm sido chamados de área de caça para predadores on-line. Com 20% de crianças que sofrem assédio sexual on-line, as salas de bate-papo de videogames podem ser uma preocupação significativa.
Os perigos podem depender significativamente do jogo que seu filho está jogando, pois alguns jogos têm controles rigorosos dos pais que limitam o bate-papo para usuários menores de idade. Embora seu filho possa se divertir jogando on-line com estranhos, você, como pai ou mãe, deve ficar atento para saber com quem ele está interagindo e onde.
Tipos de salas de bate-papo de videogame
Assim como há muitos tipos de videogames, há muitos tipos de salas de bate-papo de videogames. Para manter seus filhos seguros, saber quais salas de bate-papo por vídeo eles frequentam pode ajudá-lo a ficar por dentro de tudo. Vamos dar uma olhada em cada tipo de sala de bate-papo.
- Sala de bate-papo aberta. São salas públicas de bate-papo de videogame, como o lobby de espera de um jogo como Call of Duty. Nesses locais, os jogadores podem se apresentar, conversar e muito mais. No entanto, eles podem ser locais onde predadores pode estar aguardando.
- Salas de bate-papo privadas. Essas são salas de bate-papo em que os jogadores conversam em uma sala exclusiva. Sua equipe pode estar limitada a essa sala, para que interajam e criem estratégias. Como alternativa, pode ser um bate-papo particular entre jogadores que desejam se conhecer melhor.
- Salas de bate-papo por vídeo. São salas de bate-papo que utilizam webcams e outros dispositivos de gravação de vídeo. Elas não são tão comuns em jogos de bate-papo, pois muitos jogadores gostam de permanecer anônimos. Entretanto, alguns jogadores adoram mostrar seus rostos.
- Salas de bate-papo por voz. Por fim, temos o bate-papo por voz. É onde as pessoas se comunicam umas com as outras usando exclusivamente seus microfones. Esse pode ser um ótimo lugar para brincar e pensar em estratégias, mas pode ser um paraíso para predadores e cyberbullying.
Tipos de aplicativos com bate-papo no jogo
Muitos aplicativos populares, como Fortnite e Facebook Gaming, têm um bate-papo no jogo. Cada aplicativo tem suas regras de bate-papo, mas, apesar de tentarem manter a ordem, sempre há maçãs podres que estragam tudo para todos os envolvidos.
Aplicativos de bate-papo com jogos integrados
Agora, vamos dar uma olhada em alguns aplicativos de bate-papo centrados em jogos. Esses jogos podem ser divertidos se você e seu filho praticarem as regras padrão de segurança em salas de bate-papo.
Habbo
Este é um jogo para celular de longa duração. Lançado em 2000 como Habbo Hotel, ele ainda é um aplicativo popular em que os jogadores podem encontrar pessoas, conversar com elas, criar avatares e participar de eventos. É um metaverso da velha guarda que continua ganhando vida nova. Embora possa ser divertido para as crianças, é um aplicativo que deve ser observado pelos pais, pois você pode encontrar alguns jogadores ruins e trolls tentando arruinar sua diversão.
Roblox
O Roblox é um dos jogos mais comuns nesse sentido e do qual você provavelmente já ouviu falar. Esse metaverso permite que você crie seu personagem, visite comunidades mundiais e inicie sua cultura. E, é claro, você também pode jogar muitos jogos. Roblox existe desde 2006, o que significa que ele envolve um grande número de crianças e adultos jogando. No entanto, ele pode ser perigoso para seus filhos, a menos que você seja cuidadoso, pois há casos conhecidos em que crianças menores de idade foram expostas a ameaças.
Ludo King
Aqui está um centrado no jogo Ludo. É um aplicativo com recursos de bate-papo detalhados que permitem que você converse. E, é claro, você pode jogar Ludo. Esse jogo indiano é popular desde 2016, atraindo o público jovem. Embora possa não ser um paraíso para predadores, há aplicativos de jogos como esse com os quais você deve tomar cuidado. Esses aplicativos tendem a ter jogos coloridos, mas podem atrair algumas pessoas estranhas.
Aplicativos de jogos com bate-papo no jogo
Vamos dar uma olhada em alguns videogames populares em várias plataformas que podem ser motivo de preocupação. Esses jogos são reconhecíveis e você provavelmente já ouviu falar deles.
Call of Duty (CoD)
Essa é uma das séries de jogos multijogador mais populares, em que os jogadores controlam um soldado e lutam em uma campanha de história ou entre si on-line. Embora esses jogos tenham classificação M, o que significa que são destinados a usuários com mais de 17 anos, muitas pessoas abaixo dessa idade ainda os jogam. O jogo não é famoso pelos predadores, mas pelo bate-papo tóxico, em que uma criança pode sofrer bullying. Embora o Call of Duty tenha tomado medidas contra os jogadores tóxicos, isso ainda é um problema.
Fortnite
Fortnite é um famoso título de battle royale que recebeu muitas atualizações e continua a ser reconhecido até hoje. Ele atrai um público mais jovem, pois é uma série de jogos mais recente do que CoD e tem uma classificação T mais suave. Embora o bate-papo possa ser usado para brincar e fazer amigos, os pais devem estar atentos ao comportamento tóxico e aos possíveis predadores. Isso pode transformar um ótimo jogo em uma experiência horrível para todos os envolvidos.
Minecraft
O Minecraft continua a ser um título popular desde seu lançamento em 2009, no qual os jogadores podem criar mundos, sobreviver a muitos inimigos perigosos e colaborar visitando os mundos uns dos outros. Ele tem um bate-papo que os jogadores podem usar para se comunicar uns com os outros e pode incentivar a criatividade das crianças, pois elas fazem criações digitais que rivalizam com grandes obras de arte. Entretanto, como se trata de um jogo jogado por crianças e adultos, os pais devem estar atentos e garantir um ambiente seguro nas salas de bate-papo.
Aplicativos da comunidade de jogos
Agora, vamos dar uma olhada em alguns aplicativos em que os jogadores se reúnem. Às vezes, eles são integrados a outros jogos. Primeiro, vamos começar com um dos mais infames:
Discórdia
O Discord é um aplicativo voltado para jogos em que as pessoas podem criar seus servidores, cada um com salas de bate-papo menores, e se comunicar por texto, voz e vídeo. Algumas pessoas o utilizam em vez da sala de bate-papo integrada de um jogo, e ele também é popular entre os não jogadores. No entanto, é um aplicativo infame em que moderadores e jogadores ruins podem tentar tirar proveito de seu filho. Isso não quer dizer que o Discord seja automaticamente ruim, mas você precisa estar ciente de onde seu filho está frequentando e com quem ele está falando.
Twitch
Em seguida, temos o aplicativo Twitch. Ele é famoso entre os gamers que querem fazer streaming de si mesmos, jogando videogames, discutindo e conversando. É o maior aplicativo de transmissão ao vivo e inclui um bate-papo integrado. A Twitch pode ser um excelente lugar para seu filho transmitir ou conversar com seu streamer favorito, mas há uma chance de predadores se aproveitarem desse relacionamento em ambos os lados do espectro. Fique atento a quem seu filho está assistindo e com quem ele está conversando.
GameTree
Há também o GameTree em nossa lista, um aplicativo comunitário que permite que os jogadores discutam jogos, recebam recomendações e participem de uma comunidade. O GameTree afirma que a comunidade tenta ser o menos tóxica possível, mas, como em qualquer aplicativo com salas de bate-papo de videogame, as pessoas tentarão arruiná-lo para todos. Embora as crianças não o utilizem com tanta frequência, recomendamos que você observe seus filhos caso eles o utilizem, pois pessoas imperfeitas podem se esconder nele.
Salas de bate-papo de videogame: Perigos de interagir com estranhos
Embora os jogos on-line também tenham aspectos positivos, muitos perigos das salas de bate-papo podem estar escondidos nelas. Vamos dar uma olhada em alguns problemas de segurança em jogos on-line que podem surgir, seja em bate-papos com vídeo, voz ou mensagens de texto.
Conversando com estranhos
Os estranhos on-line podem ser pessoas de sua idade, o que os torna amigos on-line para toda a vida. Entretanto, muitos estranhos podem ser pessoas com más intenções. Como pai ou mãe, você deve verificar com quem seu filho está conversando e garantir que ele não esteja falando com alguém que possa prejudicá-lo.
Conteúdo inapropriado
Não se deixe enganar pela classificação do jogo, pois os bate-papos on-line não fazem parte da classificação. Um jogador pode fazer comentários de cunho sexual ou usar linguagem chula que pode ser inadequada para seu filho. O jogo pode ser classificado como E ou T, mas o bate-papo pode ser classificado como M.
Solicitações de bate-papo privado
Muitos jogos têm chats privados, que permitem que os jogadores tenham conversas individuais. Embora muitos bate-papos privados possam ser brincadeiras entre amigos, os predadores sexuais podem usar isso como um potencial para preparar seu filho ou enviar-lhe mensagens inadequadas. Monitore constantemente qualquer bate-papo privado que encontrar.
Oferecendo presentes
Alguns jogos têm presentes no jogo ou formas de enviar dinheiro. Um predador pode usar isso para enviar presentes ao seu filho para prepará-lo ou fazê-lo baixar a guarda. Se um jogador continuar dando presentes a seu filho, é nesse momento que você deve intervir.
Cyberbullying
Não é apenas com os predadores que você deve se preocupar; crianças ou adultos podem fazer comentários rudes sobre a voz ou a aparência de uma criança ou insultá-la de muitas outras maneiras. Algumas pessoas podem considerar isso como conversa fiada on-line, mas pode ser altamente prejudicial, dependendo do contexto.
Incentivo ao suicídio
Se um jogador de salas de bate-papo de videogame estiver chateado ou se vangloriando, ele poderá dizer ao seu filho para se matar. Assim como o cyberbullying, isso pode ser visto por alguns como conversa fiada. Entretanto, se o seu filho já estiver deprimido e com pensamentos suicidas, bastam algumas palavras para que ele se automutile ou tente o suicídio.
Exposição de informações pessoais
Os bate-papos em videogames têm um certo anonimato, mas uma criança pode fornecer informações demais, como sua localização ou a escola que frequenta. Isso pode levar um predador a descobrir onde ela mora ou um golpista a roubar sua identidade se ela não for cuidadosa.
Mentindo sobre quem são
Por fim, como as salas de bate-papo de videogames tendem a ser de texto ou voz, onde os predadores podem facilmente alterar suas vozes, você deve ser cético em relação à pessoa com quem seu filho está conversando. Se ele alegar ter a idade da criança, faça uma investigação mais detalhada. Pode ser um predador fingindo ser uma criança ou um adolescente na tentativa de se aproveitar dela.
Como proteger seus filhos de salas de bate-papo abertas em plataformas de videogame
Seu filho pode jogar jogos on-line com segurança, mas, como pai ou mãe, você deve tomar algumas medidas preventivas, como segue:
- Muitas plataformas de videogame vêm com controles dos pais. Aproveite-os para proporcionar a seu filho uma experiência segura.
- Limite o tempo de tela. As crianças precisam de tempo fora dos jogos, e isso reduzirá as chances de se depararem com predadores.
- Verifique a classificação ESRB e compre jogos apropriados para a idade de seu filho, pois eles tendem a ter chats mais rígidos que dão menos chance aos predadores.
Como conversar com seus filhos sobre isso
Como pai, você quer o melhor para seu filho, mas não quer parecer alguém que está tentando estragar a diversão das salas de bate-papo de videogame. Aqui estão algumas coisas para dizer a seu filho:
- Diga a eles para não fornecerem informações pessoais, como nome verdadeiro, endereço, escola etc.
- Se eles fizerem um amigo on-line da mesma idade, peça para falar com eles em um bate-papo por vídeo para provar quem são.
- Incentive-os a procurá-lo se estiverem sendo assediados ou se receberem um comentário assustador de alguém.
Como monitorar seus filhos
Se você quiser ficar de olho em seus filhos, uMobix pode ajudar. Nosso aplicativo de controle parental permite que você veja as atividades do seu filho em aplicativos de jogos populares e centros de mídia social, como Roblox, Discord e muito mais. O aplicativo também salva as comunicações e o alerta se houver palavras-chave específicas, ajudando a manter seus filhos seguros.
Sendo um dos mais populares controle parental Com aplicativos em todo o mundo, o uMobix oferece planos de assinatura acessíveis que permitem economizar por períodos mais longos. Caso você tenha alguma dúvida, nosso suporte 24 horas por dia está pronto para ajudá-lo com qualquer problema.
Conclusão
Os videogames evoluíram desde a infância, com gráficos realistas e muitas formas de conexão. Entretanto, embora tenham suas vantagens, eles podem ser perigosos nas mãos erradas. Fique atento aos predadores e certifique-se de que seu filho fale com pessoas com boas intenções.
PERGUNTAS FREQUENTES
Em última análise, isso depende do jogo. Alguns jogos têm um bate-papo limitado ou inexistente para usuários menores de idade, enquanto outros têm uma sala de bate-papo sem moderação. Pesquise o jogo que seu filho está jogando e veja também se o jogo vem com controles dos pais.
As salas de bate-papo de videogame do tipo privado podem ser perigosas porque um predador tem a chance de conversar com seu filho individualmente. Muitos predadores podem usar essas salas para se aliciar ou enviar conteúdo inadequado. No entanto, alguns bate-papos privados são apenas brincadeiras amigáveis, portanto, use aplicativos de monitoramento para determinar.
Além de definir alguns limites, muitos dispositivos e aplicativos têm controles dos pais que permitem controlar o tempo de tela que seu filho está recebendo. Se você é pai ou mãe, vai querer usar tudo o que está incluído no dispositivo do seu filho, portanto, certifique-se de configurar os controles dos pais ou instalar um para monitoramento avançado.
Pare de adivinhar, apenas rastreie com o uMobix
Aplicativo para pais que garante sua tranquilidade
Experimente agoraÚltimos posts
- Como ver o que alguém curte no Instagram? 2 maneiras de trabalhar
- Mecanismo de busca Kids Safe vs. Controle dos pais: Prós e contras
- Aplicativos perigosos para crianças: Guia completo para os pais
- O que são jogos Gacha? Eles são seguros para crianças?
- Como limitar o tempo de YouTube para seus filhos? Guia completo