Como se sabe, a Internet está repleta de vírus, o que pode fazer com que seus filhos (ou até mesmo você) baixem um vírus para o computador se não tomarem cuidado. Esta publicação falará sobre os perigos mais recentes da Internet, incluindo vírus e o melhor software antivírus.
Os perigos do uso da Internet para crianças
A Internet está repleta de perigos para seus filhos. Vamos dar uma olhada em alguns deles agora mesmo.
Vírus e malware
Um vírus de computador tem esse nome porque pode, basicamente, deixar seu computador doente, fazendo com que ele fique lento, perca dados ou não funcione. Outra ameaça que seu computador pode enfrentar é o malware ou software malicioso. Normalmente, esse software se disfarça como inócuo e depois causa estragos em seu computador. Ele pode roubar seus dados, exibir pop-ups indesejados e até mesmo assumir o controle do seu computador.
A proteção antivírus mais recente pode bloquear os vírus ou avisá-lo se um programa parecer mal-intencionado. Além disso, manter seu computador atualizado é outra maneira de evitar vírus e malware.
Download e compartilhamento de arquivos
Outro risco que seus filhos enfrentam é o download e o compartilhamento de arquivos que violam a lei de direitos autorais. Embora os serviços de streaming facilitem o aproveitamento legal do conteúdo, alguns ainda podem recorrer a sites de download e compartilhamento de arquivos ilegais.
Com isso, você está infringindo a lei. Embora os agentes provavelmente não arrombem sua porta, você poderá receber uma advertência de seu ISP. Além disso, muitos sites de download e compartilhamento de arquivos contêm vírus. Portanto, se você vir seu filho baixando algo suspeito, examine-o e faça uma varredura com a proteção antivírus mais recente. E ofereça maneiras legais de consumir conteúdo.
Phishing
Muitos e-mails de phishing são submetidos a um exame minucioso, com erros de digitação e links ilegítimos, mas alguns são quase indistinguíveis dos reais. É por isso que é necessário usar o antimalware. No entanto, suponha que você ainda não tenha certeza sobre a autenticidade do e-mail que recebeu. Nesse caso, entre em contato com o atendimento ao cliente de qualquer serviço que o e-mail represente para confirmar se é uma tentativa de phishing.
O phishing afeta adultos e crianças, com e-mails de phishing que tentam roubar suas informações pessoais. Um exemplo é quando você recebe um e-mail de alguém que diz ser do seu banco e que precisa "verificar suas informações". Na verdade, trata-se de um hacker tentando roubar suas informações bancárias.
Predadores on-line e sexting
Há milhares de predadores on-line que procuram levar seus filhos a situações sexuais. Muitos se disfarçam de pessoas da idade de seu filho; além disso, eles gostam de visar crianças emocionalmente vulneráveis. Infelizmente, com muitos adolescentes lidando com o estresse e a mudança de hormônios, eles se tornam vítimas em potencial de predadores.
Eles podem habitar qualquer espaço que seu filho frequente, e isso não se limita a um canto específico da Internet. Enquanto alguns gostam de estar em salas de bate-papo, outros - em fóruns de jogos on-line ou em servidores Discord. As conversas que eles têm com seus filhos podem ir de inofensivas a sexuais.
Como pai, você deve verificar com quem seus filhos estão conversando e intervir se houver algo errado. Um aplicativo de controle dos pais pode ajudá-lo com isso.
Cyberbullying
É claro que muitas ameaças podem vir de pessoas da mesma idade que seu filho. Um risco que seu filho pode enfrentar é o cyberbullying, que envolve outras crianças assediando seu filho. Alguns pais podem não levar o cyberbullying a sério pelo fato de ser on-line, mas ele pode ter sérios efeitos mentais em seu filho. Já houve muitos casos em que uma criança vítima de cyberbullying entrou em depressão ou se automutilou. Em casos raros, ela pode até tentar o suicídio. Se você suspeitar que seu filho está sofrendo cyberbullying, use um aplicativo de rastreamento de telefone para descobrir quem está praticando o bullying e controlar com quem ele pode conversar.
Perseguição cibernética
O cyberstalking se enquadra em um campo semelhante ao do cyberbullying, e os dois podem se entrelaçar. O cyberstalking envolve alguém que segue outra pessoa na Internet, embora a intenção possa ser diferente. Alguns cyberstalkers podem se apresentar na forma de fãs obcecados ou ser bullies. Os cyberstalkers criam várias contas para que a pessoa não possa bloquear todas elas. Em muitos casos, um cyberstalker pode contornar bloqueios de IP e outras tentativas de silenciar uma pessoa.
Um cyberstalker pode ter efeitos sobre a saúde mental semelhantes aos de um cyberbully. Portanto, mais uma vez, você deve usar um aplicativo espião se achar que seu filho está sendo vítima de cyberstalking.
Compartilhamento excessivo
Com as mídias sociais, crianças e adultos tendem a compartilhar demais. Nas mídias sociais, o compartilhamento excessivo pode envolver dizer às pessoas onde você está, seu nome verdadeiro, quanto dinheiro você tem e muitos outros detalhes pessoais. Embora a mídia social naturalmente dê a outras pessoas um vislumbre de sua vida, há alguns detalhes que provavelmente não devem ser compartilhados, especialmente se a pessoa que os publica for menor de idade. Por exemplo, você não quer que um predador para saber onde seu filho está.
Para manter você e seus filhos em segurança, use ferramentas de segurança na Internet para monitorar o que seus filhos publicam e, se houver algo que seja impróprio para o uso, exclua-o.
Wi-Fi público
Quando você ou seus filhos estão fora de casa, você pode usar o Wi-Fi público encontrado em empresas ou outros estabelecimentos. O Wi-Fi público pode ser útil para que você não use seus dados móveis e pode permitir que seus laptops se conectem à Internet.
No entanto, o Wi-Fi público é suscetível a hackers e malware por ser uma rede aberta. É claro que há momentos em que essa é sua única opção. Por isso, é fundamental usar proteção contra vírus e antimalware ao usar o Wi-Fi público. Além disso, evite abrir documentos confidenciais ao usar o Wi-Fi público. Faça isso somente em um servidor seguro.
6 maneiras de conversar com seus filhos sobre segurança na Internet
- Não seja agressivo com relação a isso. Caso contrário, seu filho poderá desconfiar de você.
- Em vez disso, pareça calmo e controlado. Dessa forma, seu filho saberá que você demonstra interesse e preocupação genuínos.
- Demonstrar alguns maneiras de estar seguro na Internet para eles. Por exemplo, mostre a eles como fazer download de aplicativos gratuitos de proteção contra vírus.
- A maneira como você conversa com seu filho pode ser diferente. Se seu filho for pequeno, você será mais um professor. Se ele for adolescente, você deve falar com ele de uma forma que não pareça autoritária e permita a independência.
- Não fale mal deles, especialmente se forem mais velhos.
- Diga a eles que, se precisarem de algo, você está aqui.
Monitore o acesso de seus filhos à Internet
Enquanto seu filho, especialmente um adolescente, deve ter alguma privacidade na Internet, há situações em que você pode querer monitorar o que eles estão fazendo. Esse sentimento se aplica ainda mais se você suspeitar que eles estão conversando com alguém que não deveriam ou estão fazendo algo inadequado.
O monitoramento do acesso à Internet de seu filho pode ser feito por meio de um aplicativo de rastreamento de número de telefone ou de um aplicativo de monitoramento. Esses aplicativos, como uMobixO monitoramento de sites, como o Google, pode ajudá-lo a saber com quem seu filho está falando ou quais sites ele visita. A instalação e o monitoramento geralmente são simples, permitindo que você saiba as respostas mais rapidamente.
Controle dos pais
Outra maneira de manter seus filhos seguros é por meio de controle parental. Esses controles restringem o acesso do seu filho a determinados aplicativos e sites que podem ser inadequados para a idade dele. Além disso, os controles dos pais podem limitar o tempo que seu filho passa na Internet. Essa limitação pode ser significativa se você quiser que seu filho termine a lição de casa. Os controles dos pais são ajustáveis, o que significa que você pode alterá-los de acordo com a idade do seu filho e com o conteúdo que você acha que ele pode suportar.
Programas de software antivírus
Outra maneira comum de manter seu filho seguro é usar proteção contra vírus. Embora não seja infalível, ter os programas antivírus e antimalware mais recentes pode manter seu filho seguro. Muitos programas de software antivírus são gratuitos, embora alguns exijam o pagamento de um prêmio se você precisar de proteção adicional.
Além da proteção antivírus, você também deve se certificar de atualizar todos os softwares periodicamente. As atualizações de software podem fechar algumas brechas que podem deixar seu computador vulnerável a ataques e podem ajudá-lo a se armar com as estratégias antivírus mais recentes.
Como escolher o melhor software de monitoramento telefônico
- Procure por software que é fácil de instalar com base em seu nível de habilidade. Por exemplo, alguns exigem que você tenha um telefone com root, enquanto outros não.
- Veja o que o software pode ajudá-lo a monitorar. Certifique-se de que ele monitora o aplicativo específico de que você precisa.
- Se houver alguma avaliação, leia-a e saiba o que as pessoas dizem sobre o aplicativo.
- Observe o preço. A maioria dos softwares de monitoramento não é gratuita, mas usa um sistema de preços escalonados com base em suas necessidades. Portanto, dependendo do que você deseja, pode ser suficiente usar o pacote padrão ou o pacote premium.
- Se tiver alguma dúvida sobre o software, entre em contato com o suporte ao cliente. Um atendimento ao cliente rápido e informativo diz muito sobre o aplicativo, portanto, tenha isso em mente.
Palavras finais
A Internet está repleta de muitos perigos, dos quais você deve estar atento se quiser manter seu filho seguro e até você mesmo. Ao acompanhar o que seu filho está fazendo, você pode mantê-lo seguro. Um aplicativo pode ajudar com isso, monitorando-os e ajudando a bloquear qualquer vírus.
PERGUNTAS FREQUENTES
A melhor maneira de manter seu filho seguro é estar presente na vida dele. Verifique como ele está e, se algo parecer errado, pergunte. Se ainda achar que algo está errado, talvez seja melhor usar um aplicativo de monitoramento para ver o que seu filho está fazendo. Muitas vezes, é melhor prevenir do que remediar.
Embora não sejam infalíveis (especialmente se você tiver um adolescente com experiência em tecnologia), os controles dos pais podem ser uma excelente ferramenta para evitar que seus filhos experimentem algo inadequado. Além disso, eles podem ser uma ferramenta para limitar o uso da Internet por seu filho.
Vamos resumir as seis dicas que demos anteriormente.
- Seja amigável e evite entrar em confronto.
- Tenha uma conversa tranquila com eles e demonstre interesse.
- Mostre a eles como praticar a segurança adequada na Internet.
- Tenha em mente a idade do seu filho e certifique-se de que está conversando com ele de uma forma apropriada para ele.
- Nunca fale mal deles, pois isso não funcionará.
- Acima de tudo, diga a eles que você estará aberto e não os julgará se precisarem de algo.
Pare de adivinhar, apenas rastreie com o uMobix
Aplicativo para pais que garante sua tranquilidade
Experimente agoraÚltimos posts
- Como ver mensagens excluídas no Messenger? Principais dicas do uMobix
- Como recuperar mensagens excluídas do WhatsApp sem backup? Principais dicas do uMobix
- O que é o FlexiSpy: principais destaques e melhor alternativa em 2024/2025
- Significado do PDV na gíria da Geração Z - Guia para os pais
- Como inscrever alguém para receber chamadas e mensagens de texto de spam? Seu guia de segurança