Em termos mais simples, uma violação de dados ocorre quando alguém não autorizado a visualizar dados confidenciais consegue fazê-lo. Normalmente, isso resulta no roubo ou na venda de dados por um hacker, o que gera graves consequências para as vítimas. Normalmente, isso faz com que o hacker roube ou venda os dados, levando a graves consequências para as vítimas da violação.
Por que ocorrem violações de dados?
Há muitos motivos para uma violação cibernética. Elas tendem a se dever a ataques de malware, mas também podem ocorrer por outros motivos. Aqui estão cinco motivos comuns para a ocorrência de violações de dados.
- Vulnerabilidades não corrigidas
Embora a atualização do sistema operacional e do software possa ser irritante, é fundamental eliminar as vulnerabilidades que os hackers podem usar para invadir o sistema. Se não forem corrigidas, elas podem levar a uma violação do banco de dados.
- Erros humanos
Quando há roubo de dados, pode ser devido a erro humano. Por exemplo, uma pessoa pode enviar acidentalmente dados confidenciais para a pessoa errada ou ter uma senha comprometida porque é fácil de adivinhar. Além disso, uma pessoa pode cair em um golpe de phishing, o que pode resultar no roubo de suas informações.
- Vazamento de informações privilegiadas
Esse motivo é uma versão mais maliciosa do erro humano. Alguém em uma empresa vaza informações valiosas para alguém disposto a comprá-las ou usá-las para seus próprios fins. Embora seja mais fácil para a empresa descobrir quem é o informante, pode ser tarde demais.
- Malware e vírus
Embora muitas pessoas tenham as atualizações de segurança mais recentes, os hackers criam constantemente novos malwares para contornar essas medidas de segurança cibernética. Esses vírus podem levar ao roubo de dados e, normalmente, se o malware entra em um computador, ele pode facilmente extrair os dados do dispositivo, inclusive senhas e e-mails.
- Dispositivos roubados
Por fim, quando as informações confidenciais são mantidas em um dispositivo físico, como um telefone ou computador, pode ocorrer uma violação da segurança dos dados simplesmente porque o dispositivo caiu em mãos erradas. Isso pode acontecer em público, mas também pode ocorrer devido a uma invasão em casa ou na empresa.
Métodos maliciosos usados para violar dados
Conhecer os métodos que as pessoas usam para roubar seus dados pode ajudá-lo a ficar atento se quiser evitar um vazamento de dados. Aqui estão alguns métodos padrão que os hackers usam para violar dados.
Phishing
O phishing ocorre quando um hacker cria um e-mail ou um site que se assemelha a um site legítimo, como Amazon, PayPal ou sites semelhantes, e geralmente solicita que o usuário insira suas informações de login. Portanto, ao detectar um e-mail, texto ou site que pareça um pouco estranho, você deve ser cético e só acessar o site por meio de links legítimos.
Outro tipo de phishing, o smishing, envolve o uso de mensagens de texto. No entanto, o princípio é o mesmo.
Keyloggers
Um keylogger registra cada tecla digitada por uma pessoa, facilitando o registro de dados confidenciais, como senhas, números de cartão de crédito e muito mais. Geralmente, um keylogger pode ser instalado por um hacker em um computador ou telefone sem que a pessoa saiba.
Adivinhação de senhas
Os autores de violações de dados geralmente têm como alvo indivíduos com senhas fracas. Às vezes, é fácil para um hacker saber a senha de uma pessoa se ele souber algo sobre sua vida pessoal. Se sua empresa tiver uma senha simples, talvez seja hora de alterá-la para algo mais complexo.
Malware ou vírus
Um hacker pode usar software malicioso (malware) ou um vírus de computador para roubar ou corromper dados. Uma pessoa com um software sólido de proteção contra vírus geralmente pode evitar isso, mas os melhores hackers podem ser capazes de burlar a proteção contra vírus.
Hackeando outra organização
Para roubar os dados de uma pessoa, um hacker pode nem mesmo invadir você. Em vez disso, ele pode invadir uma empresa à qual suas informações estão conectadas. Por exemplo, um hacker pode se infiltrar em uma loja on-line e vazar as informações das pessoas que têm contas.
O que os criminosos podem fazer com os dados que roubam?
Uma violação de dados é realizadas por criminosos cibernéticos que podem ter intenções específicas. Embora essas intenções possam mudar de criminoso para criminoso, a maioria deles tem as seguintes intenções quando roubam os dados de alguém.
- Um criminoso pode roubar dados para vendê-los na Dark Web. Por exemplo, ele pode roubar sua conta do PayPal e vendê-la a outra pessoa.
- Os criminosos podem usar dados roubados para comprometer a identidade de uma pessoa. Por exemplo, eles podem roubar a identificação de alguém para solicitar um apartamento em seu nome.
- Um criminoso pode usar os dados como uma forma de resgate. Por exemplo, ele pode dizer a uma empresa que devolverá todos os dados roubados mediante um preço.
- Os criminosos podem roubar dados da empresa para divulgá-los ao público ou usá-los para seus próprios fins. Por exemplo, uma empresa rival pode roubar segredos e usá-los a seu favor.
Não importa o motivo, o roubo de dados pode levar a perdas financeiras, e pode ser um desafio recuperar sua vida quando isso ocorre.
Como evitar ser vítima de uma violação de dados
Uma violação de dados pode atingir qualquer pessoa, mas há maneiras de reduzir as chances de isso acontecer com você. Portanto, vamos dar uma olhada em maneiras de evitar que você se torne uma vítima.
- Altere suas senhas a cada dois mesesUse letras, números e símbolos e evite usar palavras comuns. Muitas pessoas usam uma série aleatória de caracteres e depois a mantêm anotada em um local seguro.
- Mantenha seu computador e software atualizados. Você pode fazer com que seu computador seja atualizado automaticamente, mas também deve fazer uma verificação manual de tempos em tempos. A atualização pode corrigir eventuais falhas de segurança.
- Tenha o software antimalware mais recente instalado e execute varreduras regularmente. Então, se houver algo suspeito, coloque-o em quarentena o mais rápido possível.
- Se você receber um e-mail que alega representar seu banco ou outra empresa e que exige que você insira suas informações por meio de um link, provavelmente trata-se de uma tentativa de phishing. Entre em contato com as pessoas que ele diz representar para ter certeza.
- Ao examinar dados seguros, não use uma rede WiFi pública. Em uma rede pública, os hackers podem usá-la para se infiltrar em dispositivos conectados. Se for urgente e não houver outra saída, use uma VPN e evite compartilhar sua conexão com outras pessoas.
- Em seus dispositivos, certifique-se de ter uma senha segura e uma maneira de apagar os dados do dispositivo remotamente se ele for roubado. Nunca o coloque em um local onde possa ser roubado.
- Sempre use links seguros, que são URLs que começam com HTTPS//. Um link inseguro pode estar sujeito a hackers e outros ataques mal-intencionados.
- Não compartilhe demais nas mídias sociais. Mesmo que seu Facebook seja privado, ainda há uma chance de que o que você publicar lá possa levar à invasão de seus preciosos dados. Você realmente precisa que as pessoas saibam tudo o que você está fazendo em sua vida?
- Se seus dados forem roubados, entre em contato com seus bancos e com as autoridades o mais rápido possível. Quanto mais cedo você informá-los, menos um hacker poderá usar seus dados.
Como o uMobix pode ajudar?
Se você não quiser que seus dados sejam hackeados, uma maneira de evitar isso é instalar o rastreador de telefone uMobix. Principalmente, o uMobix funciona bem para telefones de empregadores ou telefones de crianças. Com o uMobix, você receberá alertas se uma pessoa tiver uma conversa com um malfeitor e poderá ver a quem o usuário está fornecendo informações.
Se você estiver interessado, confira a avaliação gratuita do uMobix e experimente o software. É provável que você o considere útil.
Conclusão
Portanto, para responder à pergunta sobre o que é uma violação de privacidade, é quando seus preciosos dados são roubados e usados para fins nefastos. Ao ficar atento, você reduz as chances de isso acontecer.
PERGUNTAS FREQUENTES
Uma violação de dados pode ocorrer se um empregador fornecer informações privadas devido a uma tentativa bem-sucedida de phishing. Outro exemplo é quando um telefone da empresa é roubado e suas informações são levadas. Normalmente, uma violação de dados leva ao roubo de dados e à perda de receita.
O phishing, ou smishing em sua forma de SMS, é a violação de dados mais comum. Phishing é quando uma pessoa finge ser uma organização e solicita informações pessoais. Por exemplo, um phisher pode fingir ser a Amazon e pedir a alguém que reinsira as informações do cartão de crédito para fins de verificação.
Se você vir alguma cobrança suspeita em seu cartão de crédito ou banco, isso pode ser um sinal de que você foi vítima de uma violação de dados. Outra maneira é procurar seu e-mail em sites dedicados a rastrear violações e ver se seu e-mail está vinculado a uma violação.
A primeira etapa é desconectar seus dispositivos da Internet imediatamente. Em seguida, entre em contato com seu banco e com as autoridades. Lembre-se de que, quanto mais cedo você agir, maior será a probabilidade de se recuperar.
Pare de adivinhar, apenas rastreie com o uMobix
Aplicativo para pais que garante sua tranquilidade
Experimente agoraÚltimos posts
- Como ver o que alguém curte no Instagram? 2 maneiras de trabalhar
- Mecanismo de busca Kids Safe vs. Controle dos pais: Prós e contras
- Aplicativos perigosos para crianças: Guia completo para os pais
- O que são jogos Gacha? Eles são seguros para crianças?
- Como limitar o tempo de YouTube para seus filhos? Guia completo