A mídia social mudou completamente nossas vidas. Lembra-se dos velhos tempos em que você usava o Facebook para compartilhar publicações e deixar vídeos criativos e engraçados em suas páginas? Não havia histórias no feed de notícias e nenhuma propaganda tentando lhe vender nada.
Agora, tudo mudou, e as plataformas de mídia social, especialmente o Facebook e o Instagram, tornaram-se gigantes na promoção de produtos e serviços on-line. Às vezes, isso nos irrita e, por esse motivo, nem queremos fazer login porque sabemos como é difícil resistir a um anúncio tentador, especialmente quando ele mostra ótimas ofertas de produtos que pesquisamos há uma hora.
Nossos amigos, parentes, colegas e até mesmo nossos amigos da universidade publicam suas histórias e fotos usando máscaras ou filtros especiais para que não pareçam como na vida real. Para aqueles que fazem novas amizades on-line, isso é um choque duplo, já que conhecer uma pessoa off-line pode, gentilmente dizendo, decepcionar. Esse é o resultado da busca por uma "foto perfeita".
Estamos tão obcecados em receber curtidas e comentários em nossas publicações que nos esquecemos de viver nossa vida real e aproveitar cada momento. A pior coisa pela qual muitas pessoas passam é o estresse, a ansiedade e a depressão ao verem as fotos, histórias e vídeos atraentes de outras pessoas, achando que elas têm uma vida muito melhor do que a delas. No entanto, o fato é que, se alguém parece ter uma vida perfeita, isso não significa que realmente tenha.
BeReal é um novo aplicativo de mídia social criado para mudar a forma como usamos a mídia social, tornando-a mais transparente e autêntica. O que ele oferece e se há algum risco que você, como pai responsável, deva conhecer? Vamos nos aprofundar no assunto nesta análise do BeReal.
O que é BeReal?
Bem, então o que é BeReal? De acordo com a WikipédiaO BeReal é um "aplicativo de mensagens francês lançado em 2020, desenvolvido por Alexis Barreyat e Kévin Perreau". O aplicativo é o oposto do Instagram ou do Facebook - trata-se de um aplicativo de mídia social sem filtros uso. Ele é contra a perfeição e o conteúdo photoshopado. Seu principal objetivo é incentivar "os usuários a compartilhar com os amigos fotos de si mesmos e de sua vida cotidiana em um período de dois minutos selecionados aleatoriamente todos os dias".
Embora o aplicativo se adapta a qualquer gênero e faixa etária, é o BeReal pode ajudar as crianças a ver o mundo e a si mesmas de forma mais realista. Ele foi criado para evitar problemas de saúde mental decorrentes da comparação da vida de uma pessoa com a perfeição irrealista frequentemente retratada nas mídias sociais.
O aplicativo adota uma abordagem única: você não pode ver as fotos dos outros até que tenha postado a sua. Não há curtidas; as reações são expressas apenas com emojis de rosto. Ao usar o aplicativo, você deve ser real nas mídias sociais.
Os outros recursos que tornam esse aplicativo exclusivo são os seguintes:
- Os usuários devem tirar uma foto com a câmera traseira e tirar uma selfie ao mesmo tempo
- Os amigos podem comentar as fotos carregadas e visualizar a localização usando o recurso de mapa
- Em vez de curtidas, os usuários reagem às fotos com RealMojis, que representam suas reações genuínas
- Os usuários podem optar por compartilhar seus snaps diários publicamente, enquanto outras pessoas podem reagir com RealMojis, mas não podem comentar
- Os usuários podem escrever uma breve reflexão ou legenda sobre o dia ou o momento capturado após o upload da foto, incentivando a interação atenciosa e o compartilhamento genuíno
- Para visualizar as fotos de outras pessoas, os usuários devem primeiro carregar suas próprias fotos. Nenhum upload significa nenhuma rolagem pelo feed
- Há também um feed Discovery em que os usuários podem explorar fotos de pessoas do mundo todo que optaram por compartilhar suas publicações publicamente.
- De acordo com Termos de uso do BeRealSomente pessoas com pelo menos 13 anos de idade podem usar o aplicativo
- O aplicativo foi desenvolvido para ser usado brevemente todos os dias, durante a janela em que os usuários recebem suas notificações e publicam suas fotos. Ele limita o tempo que os usuários passam no aplicativo, promovendo um uso mais equilibrado das mídias sociais
- O conteúdo que os usuários compartilham por meio da plataforma deve ser exclusivo e não pertencer a outros usuários. Ele diz: "Se você compartilhar Conteúdo que não tem o direito de usar ou que viole leis, regras, regulamentos ou o Contrato do Usuário, temos o direito de removê-lo e o removeremos. Sem reclamações".
Como o aplicativo BeReal funciona?
O BeReal, ao contrário de outras plataformas de mídia social, concentra-se em "momentos espontâneos" e naqueles tirados da "vida real". O aplicativo não permite conteúdo editado ou filtrado de forma alguma, o que significa que os usuários não podem compartilhar fotos que foram feitas com uma câmera profissional e depois fotografadas para ficarem perfeitas.
A característica distintiva do uso desse aplicativo é que os usuários do BeReal têm uma janela de dois minutos para tirar fotos reais. Os usuários têm dois minutos para tirar suas fotos, sendo que o tempo de resposta muda diariamente para manter a espontaneidade e evitar fotos encenadas. É possível refazer a foto uma vez e publicá-la em até duas horas. Outra peculiaridade é que somente os amigos que também publicaram uma foto podem ver o que foi compartilhado nos perfis BeReal de outras pessoas.
Privacidade e segurança
Então, o BeReal é seguro para crianças? Conforme mencionado anteriormente, o aplicativo BeReal foi desenvolvido para usuários a partir de 13 anos de idade. Entretanto, como qualquer outra plataforma de mídia social, o BeReal pode expor as crianças a conteúdos ou pessoas que você, como pai, não permite. Dito isso, o aplicativo não tem recursos incorporados, como modo restrito ou controle dos pais. O que isso significa? Os pais não podem controlar ou monitorar as interações de seus filhos usando essa plataforma. Isso representa um risco significativo, pois as crianças podem acessar facilmente conteúdo impróprio para a idade, o que pode prejudicar seu bem-estar mental.
Perigos do BeReal
A ideia de autenticidade sem filtros é atraente, mas também gera preocupações com a segurança, principalmente para os jovens. Nesta seção, examinaremos alguns riscos potenciais críticos associados a esse programa e responderemos à principal pergunta que muitos usuários fazem: "O BeReal é seguro?"
Pressão para compartilhar na hora
Conforme mencionado anteriormente, o BeReal incentiva os usuários a compartilharem suas fotos reais e a compartilharem o que fazem ou onde estão no momento, o que gera pressão para que publiquem imediatamente, mesmo que isso seja inconveniente, inadequado ou inseguro. Isso pode forçar as crianças a compartilharem seu conteúdo sem considerar a privacidade ou a segurança do compartilhamento dos dados (já que, às vezes, as crianças são levadas pelas emoções e podem nem mesmo entender as consequências de compartilhar os dados publicamente).
Compartilhamento de local
Da mesma forma que no Instagram, os usuários do BeReal frequentemente adicionam suas tags de localização ao compartilhar seu conteúdo on-line. Isso pode revelar inadequadamente suas informações privadas, como endereço residencial, localização frequente ou paradeiro atual, facilitando que estranhos os encontrem na vida real.
Conteúdo inapropriado
Não há espaço para conteúdo filtrado ao usar o aplicativo BeReal. Isso significa que seu filho pode ver não apenas as publicações dos amigos, mas também as publicações dos amigos dos amigos. Portanto, se eles compartilharem conteúdo para maiores de 18 anos e pensamentos inadequados nas postagens, seu filho também poderá ver isso. O BeReal não tem nenhuma ferramenta para filtrar o conteúdo que as crianças podem ver. É claro que os adolescentes podem navegar melhor na plataforma, mas as crianças mais novas não estão preparadas para esse tipo de conteúdo inesperado.
Comunicação indesejada
Como seu filho pode ver as publicações dos amigos de seus amigos, há um grande risco de ele receber uma mensagem de texto de pessoas que talvez não conheça. Isso pode levar a uma comunicação indesejada, incluindo interações com estranhos com más intenções.
Compartilhamento excessivo
O excesso de compartilhamento é o outro risco ao usar a plataforma. Como o BeReal incentiva seus usuários a compartilharem suas experiências em tempo real por meio de publicações regulares, isso pode levar ao excesso de compartilhamento. Seu filho pode publicar todos os momentos de sua vida diária, o que pode revelar muito sobre sua personalidade. Essa falta de privacidade pode expô-los a vários riscos, inclusive cyberbullying, bullying e exploração. Os predadores e pedófilos on-line também podem usar essas informações para entender melhor as preferências de seu filho e direcioná-las com mais eficiência.
O que as crianças gostam no BeReal?
As crianças adoram a facilidade de uso do aplicativo. Mas o que elas adoram mais é como o aplicativo as conecta muito com seus amigos on-line, criando a sensação de que as conhecem desde sempre. As notificações regulares da plataforma sobre a publicação de conteúdo em tempo real incentivam as crianças a tirar fotos de onde estão no momento, com quem se comunicam ou o que fazem. Além disso, as crianças podem pesquisar celebridades, blogueiros ou influenciadores na plataforma.
Independentemente de estarem na escola, em casa jogando, ou passeando com os amigos, os outros usuários do BeReal também saberão disso. E essas informações acrescentam um senso de conexão com os amigos que outros aplicativos de mídia social não oferecem. Esse é um dos recursos que faz com que as crianças gostem tanto da plataforma.
O outro motivo pelo qual as crianças adoram o BeReal é que ele tem um ambiente de mídia social positivo. Elas podem não se sentir estressadas ou tristes ao usar a plataforma, pois não se preocupam com a qualidade ou com as curtidas em suas publicações. Além disso, como a plataforma não permite o compartilhamento de máscaras ou imagens com Photoshop, há menos oportunidades para as crianças se compararem a outras e se sentirem mal com suas vidas. Seja quem você é e simplesmente compartilhe seus momentos diários - isso é o que significa ser um usuário do BeReal.
O que os pais precisam saber sobre o BeReal?
Como a plataforma BeReal surgiu em 2022, ela é menos conhecida do que a gigantes do mundo, Facebook ou Instagramcom mais de 3 milhões e 2 milhões de usuários ativos mensais, respectivamente. No entanto, por oferecer muito mais possibilidades e um ambiente mais divertido, a plataforma está atraindo cada vez mais crianças. É por isso que os pais devem prestar atenção quando seus filhos compartilham conteúdo on-line.
Dicas e orientações
Há algumas dicas e orientações que os pais devem dar aos filhos ao criar um perfil no BeReal:
- Compartilhamento de fotos: Como pai ou mãe, você deve verificar se as publicações que seus filhos compartilham on-line não são compartilhadas publicamente. Verifique se elas não são compartilhadas na linha do tempo "Descoberta" (significa aberta a todos) quando seus filhos as publicam. Além disso, converse com seu filho e explique a importância de compartilhar fotos particulares. Diga a eles por que publicar dados confidenciais é perigoso e explique as possíveis consequências para que eles entendam o que devem compartilhar e o que é melhor não compartilhar com os amigos.
- Lista de amigos: Peça a seu filho que permita que apenas os membros confiáveis da família sigam seu filho. Além disso, seu filho pode controlar quem vê suas publicações. Explique a ele por que somente pessoas confiáveis podem acessá-lo. Dessa forma, você terá certeza de que estranhos não terão acesso ao conteúdo on-line que seu filho compartilha no BeReal.
- Compartilhamento de local: Como qualquer outro aplicativo social, o BeReal permite o compartilhamento de localização. Peça ao seu filho para não compartilhá-la ao publicar conteúdo ou enviar mensagens a amigos.
- Informações pessoais: Além do compartilhamento de local, as crianças não devem compartilhar seus endereços residenciais, números de telefone, detalhes de cartão de crédito ou fotos confidenciais com outros usuários. Explique a elas que as pessoas com quem compartilham essas informações podem facilmente usá-las em benefício próprio. Portanto, antes de fazer uma postagem, se elas não souberem ao certo se o conteúdo é seguro para ser compartilhado, é melhor pensar duas vezes.
- Conjunto tempo de tela limites: Para garantir que seu filho equilibre as atividades on-line e off-line, defina limites de tempo de tela.
Prós e contras do aplicativo BeReal
Aqui está uma breve explicação sobre o aplicativo BeReal para crianças. Como pai ou mãe, você deve conhecer esses detalhes para decidir se permite que seu filho crie uma conta ou continue usando o aplicativo se ele já tiver uma.
Prós
- Boa plataforma de comunicação on-line e de uso gratuito
- Tem restrições de idade para que apenas pessoas com 13 anos ou mais possam se registrar e usar o aplicativo
- Ajuda as crianças a se manterem conectadas com seus amigos 24 horas por dia
- Não permite filtros ou Photoshop, incentivando os usuários a mostrarem seu verdadeiro eu sem a pressão de parecerem perfeitos
- O compartilhamento de publicações é permitido uma ou duas vezes por dia, reduzindo o uso excessivo do aplicativo
- Disponível em 13 idiomas
Contras
- O compartilhamento de dados de localização com estranhos pode levar a sérios riscos
- As crianças podem se sentir pressionadas a compartilhar seu conteúdo em tempo real, mesmo quando não querem
- Outros usuários podem saber demais sobre a vida de seu filho por meio de frequentes postagens reais
- Risco de compartilhar informações confidenciais ou pessoais com predadores on-line
- O aplicativo usa a câmera frontal e traseira para tirar fotos em momentos aleatórios, o que pode gerar preocupações com a privacidade devido à pressão constante para criar e publicar conteúdo em um intervalo de 2 minutos
- Os usuários que não postarem dentro desse prazo poderão ser lembrados publicamente de que estão atrasados
- Os aplicativos de compartilhamento de fotos podem aumentar a vulnerabilidade ao cyberbullying devido ao compartilhamento rápido e generalizado de imagens e comentários, que podem ser difíceis de remover depois de publicados
- As crianças podem ter dependência de tela causada pelo aplicativo BeReal e experimentar o chamado sentimento de FOMO (Fear of Missing Out)
Como manter seus filhos seguros se eles usarem o BeReal?
Quando todos os perigos são listados, como você pode proteger seu filho? Em primeiro lugar, os pais precisam saber que a comunicação aberta com seus filhos é a principal prioridade. Eles não devem ter medo de compartilhar seus sentimentos, emoções e medos com você. Você, por sua vez, como pai, nunca deve criticá-los. Em vez disso, dê a eles conselhos sábios sobre como seria melhor agir em uma situação específica. Essa base de confiança e orientação pode capacitá-los a fazer escolhas on-line mais seguras e bem informadas.
Como o uMobix pode ajudar?
Caso tenha notado que seu filho ainda compartilha sua geolocalização ou outro conteúdo que você pediu que ele não compartilhasse, você pode instalar um aplicativo especial, como uMobixque o ajudará a controlar remotamente o uso do aplicativo BeReal, mesmo quando você não tiver acesso físico ao celular. Portanto, esse aplicativo de controle dos pais o manterá atualizado sobre o uso do aplicativo e enviará relatórios de captura de tela sobre como ele é usado. Se você detectar que seu filho pode estar em perigo porque alguém o está incentivando a compartilhar sua localização atual, poderá bloquear imediatamente o aplicativo BeReal no dispositivo dele.
Além disso, o uMobix pode bloquear outros aplicativos perigosos, jogos e até mesmo aplicativos de namoro, impedindo-os de compartilhar dados confidenciais. Ele também pode bloquear pornografia, chamadase até mesmo o dispositivo, fornecendo proteção abrangente para seu filho em caso de emergências.
Concluindo
À medida que o BeReal ganha popularidade, os pais devem estar cientes de seus possíveis perigos. O uMobix é uma ótima ferramenta que pode entender claramente quais aplicativos seu filho está usando e por quanto tempo. Ele pode até mesmo mostrar as mensagens de texto e os arquivos que eles compartilham com outros usuários enquanto usam diferentes aplicativos de mídia social. Ter um em seu arsenal manterá seu filho seguro ao usar o BeReal e outros aplicativos de redes sociais e de mensagens instantâneas.
PERGUNTAS FREQUENTES
A segurança do aplicativo varia dependendo de como a pessoa o utiliza. O aplicativo BeReal é perigoso para crianças ingênuas que querem compartilhar tudo com seus amigos on-line. Ele pode levar a cyberbullying, intimidação, encontro com predadores on-line, acesso a conteúdo inadequado e muito mais. Portanto, os pais devem monitorar as atividades on-line de seus filhos e explicar a eles as práticas seguras de interação on-line.
A restrição de idade para o aplicativo BeReal é de 13 anos ou mais. No entanto, isso pode variar de acordo com as leis regionais e os termos de serviço do aplicativo. Portanto, é recomendável que os pais verifiquem o BeReal e considerem se ele é adequado para seus filhos com base na maturidade e prontidão deles para a mídia social.
O BeReal envia notificações em um horário aleatório diariamente. O usuário vê a notificação "Time to BeReal" enviada para seu celular ou tablet. Os usuários têm 2 minutos para abrir o aplicativo e tirar seu BeReal.
Tudo depende das configurações da conta. As publicações do seu filho podem ficar visíveis para a lista de amigos dele ou para o público do BeReal, incluindo usuários que ele não conhece.
Quando uma publicação do BeReal é publicada, ela permanece visível no aplicativo por 24 horas. Após esse período, a publicação é arquivada e movida para as memórias privadas do usuário, onde somente o usuário pode acessá-la.
Pare de adivinhar, apenas rastreie com o uMobix
Aplicativo para pais que garante sua tranquilidade
Experimente agoraÚltimos posts
- Sweet Bobby: Meu pesadelo com o peixe-gato - Análise da história e perigos da pesca com peixe-gato
- Como ver o que alguém curte no Instagram? 2 maneiras de trabalhar
- Mecanismo de busca Kids Safe vs. Controle dos pais: Prós e contras
- Aplicativos perigosos para crianças: Guia completo para os pais
- O que são jogos Gacha? Eles são seguros para crianças?