O WhatsApp é um dos aplicativos de mensagens mais populares do mundo: o número de seus usuários únicos quase atingiu 3 bilhões. Essa popularidade obviamente atrai muitos golpistas para o WhatsApp. Considerando isso e também o fato de que muitas crianças e adolescentes usam o WhatsApp para a comunicação diária com seus colegas, colegas de classe e pais (apesar da política de idade do usuário do aplicativo), é importante saber como proteger você e seu círculo próximo dos golpes do WhatsApp. Como estamos no mercado de controle parental há mais de 5 anos e sabemos como proteger seus entes queridos de golpes por telefone, sabemos como ajudá-lo.
Antes de nos aprofundarmos nas precauções de segurança e discutirmos como as pessoas podem proteger seus dados do messenger e suas informações pessoais contra golpistas, vamos descobrir o que são os golpes do WhatsApp, que tipos diferentes de golpes existem e qual é o objetivo deles.
O que são golpes do WhatsApp?
O WhatsApp é apenas um aplicativo de mensagens simples, sem nenhum recurso sofisticado, portanto, o que os golpistas podem fazer lá e por que eles realmente fazem isso? Bem, o golpe do WhatsApp é algo que todo mundo conhece e sobre o qual avisa os outros, mas muitas pessoas se tornam vítimas dele. A questão principal é: como funcionam os golpes do WhatsApp?
Como funcionam os golpes do WhatsApp?
Os golpes do WhatsApp já existiam antes mesmo do próprio WhatsApp; eles eram conhecidos apenas por outros nomes: golpes por telefone, golpes por SMS, golpes por e-mail. A ideia desses golpes é muito antiga: estranhos enviam mensagens de texto para as pessoas no serviço escolhido oferecendo algo e depois dizem que, para obter o que é oferecido, a vítima deve pagar uma determinada quantia, geralmente não muito alta.
As pessoas são constantemente pressionadas e lembradas de que a oferta é limitada e expira em uma hora, amanhã, na próxima semana ou o que for, e que, se não transferirem a quantia necessária, não a receberão. O golpista do WhatsApp conhece os fundamentos da psicologia e sabe em que pontos tocar e como forçar as pessoas a tomar decisões erradas. É nisso que se baseiam todos os golpes no WhatsApp.
Você pode ser enganado no WhatsApp?
Você pode ser enganado no WhatsApp é uma pergunta retórica; se a resposta fosse "Não", não haveria tantos esquemas de fraude. No entanto, seguir algumas regras simples de higiene cibernética que discutiremos mais adiante ajuda a evitar ser vítima de golpes no WhatsApp, para que você tenha a chance de se esquivar de todos eles.
Os 10 principais golpes do WhatsApp que você deve evitar
Há muitos golpes diferentes no WhatsApp, mas destacamos as dezenas mais populares que você deve conhecer e evitar.
Golpes de namoro no WhatsApp
Os golpes de namoro pelo WhatsApp têm como objetivo revelar suas informações pessoais ou obter algum dinheiro de você. Como o WhatsApp é diferente do Instagram ou do Facebook, e não há como encontrar sua conta aleatoriamente (é necessário um número de telefone para adicionar alguém no WhatsApp), os golpistas costumam procurar suas informações de contato em outras plataformas de mídia social. Veja como esses golpes geralmente se parecem.
- Um golpista do WhatsApp adiciona você, faz alguns elogios, estabelece confiança e confessa um interesse romântico em você.
- Eles pedem algum dinheiro para "comprar uma passagem para vir me encontrar pessoalmente", "para remédios", "para o aniversário da mãe" ou "para qualquer motivo delicado que eu possa inventar".
- Os golpistas no WhatsApp desaparecem assim que recebem o dinheiro.
Quando alguém que você não conhece pessoalmente começa a lhe pedir dinheiro, a primeira coisa que você deve fazer é bloquear a conta dessa pessoa para sempre.
Golpes de criptografia no WhatsApp
Os golpes de criptografia do WhatsApp se baseiam em fingir ser um representante de uma grande bolsa de valores de criptomoeda. Os golpistas entram em contato com os usuários do WhatsApp com links falsos que pedem suas credenciais de login ou capturas de tela falsas de esquemas de investimento bem-sucedidos, oferecendo a eles a oportunidade de depositar seu dinheiro em um esquema complicado que parece legítimo à primeira vista. Esses golpes geralmente consistem em várias etapas.
- Os golpistas criam uma conta do WhatsApp ou um bate-papo em grupo que parece confiável, com logotipos oficiais de bolsas de valores de criptomoedas populares, nomes de personalidades populares que lidam com criptomoedas etc.
- Eles enviam mensagens de texto sobre oportunidades exclusivas de investir para obter grandes lucros e oferecem vídeos educativos e cursos sobre como ganhar dinheiro com criptomoedas, etc. Outra opção é enviar um link de phishing solicitando que você insira seus dados de login em uma determinada bolsa de valores de criptomoeda.
- Os golpistas estabelecem limites de tempo, e a disponibilidade das mensagens de texto que oferecem é limitada. Você tem uma chance única de lucrar com o programa deles, e é extremamente sortudo por ter sido escolhido para isso.
- Eles desaparecem assim que conseguem o que querem, sejam suas credenciais de login ou dinheiro. O golpe do WhatsApp está concluído.
O principal conselho aqui é usar bolsas de valores de criptomoedas oficiais e conhecidas e nunca confiar em estranhos que lhe ofereçam algo relacionado no WhatsApp.
Golpes de chamadas de vídeo do WhatsApp
Os golpes de chamadas de vídeo do WhatsApp são a quintessência de todos os outros tipos de golpes. Os fraudadores geralmente usam as chamadas de vídeo para ganhar a confiança de uma pessoa, pedir dinheiro ou roubar informações pessoais no futuro. Um dos esquemas mais repugnantes é quando os fraudadores ligam para uma pessoa e provocam uma conversa sincera e aberta. Eles gravam a conversa secretamente e, mais tarde, podem usar essas gravações para chantagear as pessoas e pedir mais e mais dinheiro. Se você for vítima desse tipo de golpe do WhatsApp e pagar o dinheiro pela primeira vez, estará preso e será chantageado várias vezes. Golpistas e predadores on-line chamam essas pessoas de "vacas leiteiras". É assim que geralmente acontece.
- Os golpistas ligam para uma pessoa e iniciam uma conversa muito educada, levando a conversa lentamente para a direção necessária.
- Eles começam a discutir alguns tópicos particulares e tentam provocar as pessoas a discutir ou compartilhar experiências.
- No final da conversa, os golpistas anunciam que a conversa foi gravada e começam a pedir dinheiro, ou tudo se torna público.
Lembre-se de si mesmo e ensine seus filhos a nunca compartilhar nada pessoal com estranhos em aplicativos de mensagens.
Esquemas de imitação de pai e mãe
Esses golpes do WhatsApp podem ser divididos em dois tipos:
- Fraudadores que fingem ser parentes próximos ou pais de uma pessoa e pedem dinheiro ou
- Fraudadores ligam para informar sobre um parente desconhecido que morreu e deixou uma grande herança. Para recebê-la, a pessoa precisa enviar a eles uma determinada quantia em dinheiro (geralmente não muito grande, mas ainda assim razoável).
No primeiro caso, os golpistas do WhatsApp brincam com o amor da pessoa e, no segundo, com o desejo de todos de ficarem ricos sem nenhum esforço. Os pais ou parentes são usados nesses golpes para torná-los mais pessoais e confiáveis. No entanto, é sempre melhor ligar para seus pais pessoalmente ou, pelo menos, pedir ao golpista que o deixe falar com eles se estiverem por perto.
Golpes do WhatsApp Gold
Muitos golpes no WhatsApp aproveitam o desejo das pessoas de serem únicas e de "não serem como as outras". O golpe do WhatsApp Gold tem como objetivo, como todos os outros golpes do WhatsApp, roubar informações pessoais e obter dinheiro das pessoas. A ideia é que as pessoas sejam contatadas por uma conta do WhatsApp, que se parece mais ou menos com uma conta oficial do Meta, e informadas de que há um mensageiro exclusivo do WhatsApp Gold e que elas foram escolhidas para participar dele (Gold, nesse caso, significa não é para todos). Então, é assim que funciona.
- Os golpistas entram em contato com as pessoas pelo WhatsApp e explicam como o recurso é excelente e que elas têm uma chance única e exclusiva de participar dele.
- As pessoas são solicitadas a abrir um link enviado pelos golpistas, que acaba sendo um phishing, ou a inserir suas informações pessoais.
- Pode ser solicitada uma taxa para se registrar no WhatsApp Gold ou, em alguns casos, um malware é instalado no dispositivo de uma pessoa, que começa a "minerar" todas as informações pessoais que ela salvou lá.
Obviamente, não existe o WhatsApp Gold, e as pessoas que se tornam vítimas desses golpes do WhatsApp ficam sem nada, portanto, é melhor não acreditar em nenhuma oferta "exclusiva" que você recebe por meio de mensageiros.
Golpes de código QR
Um dos golpes mais populares do WhatsApp é o golpe QR, que visa obter acesso à conta do WhatsApp de alguém usando o recurso de login QR. Esse golpe consiste em várias etapas.
- Os fraudadores entram em contato com alguém que finge ser um membro da equipe de suporte do WhatsApp e pedem para escanear o código QR por qualquer motivo possível.
- Com esse código QR, eles fazem phishing para obter as informações de login.
- Em seguida, eles podem fazer login na nova conta e continuar a cadeia de golpes do WhatsApp enviando mensagens de texto para as pessoas da lista de contatos, pedindo dinheiro e criando ainda mais golpes.
A única coisa que podemos recomendar aqui é nunca abrir códigos QR enviados por estranhos, mesmo que eles finjam ser funcionários.
Golpes de códigos de verificação não autorizados
O WhatsApp envia um código de verificação para o número de telefone vinculado a uma conta sempre que ocorre uma nova tentativa de login. Os golpistas do WhatsApp podem usar isso para tentar obter acesso à conta de alguém da seguinte maneira.
- Eles iniciam o processo de login, aguardam até que o código de verificação seja enviado e entram em contato com o proprietário da conta por e-mail, telefone ou mensagens, solicitando esse código. Eles podem fornecer vários motivos para precisar do código:
- o código foi enviado para o número errado por acidente;
- o código é necessário para o suporte;
- o código é necessário para outra coisa, etc.
- Assim que um golpista do WhatsApp obtém esse código, ele assume o controle da conta e pode fazer o que quiser; geralmente, ele começa a examinar a lista de contatos e a usar outros golpes do WhatsApp, tentando enganar outras pessoas enquanto se esconde sob outra personalidade.
Uma regra geral aqui é nunca acreditar em alguns "erros" aleatórios que estranhos podem cometer e nunca compartilhar códigos de verificação com ninguém.
Golpes de loteria
Os golpistas do WhatsApp têm uma imaginação sem fundo, de fato. Além de todos os esquemas que já mencionamos, há também o golpe da loteria. Obviamente, ele se baseia no desejo das pessoas de obter dinheiro fácil, como em qualquer loteria real, e o esquema é muito semelhante a outros golpes.
- Um golpista do WhatsApp entra em contato com uma pessoa e a informa que ela ganhou uma determinada quantia em dinheiro (razoável o suficiente para fazer o coração das pessoas bater mais rápido).
- Para obtê-lo, eles precisam preencher o formulário com suas informações pessoais e pagar um determinado depósito ou taxa de transferência.
- Assim que todas as ações necessárias são realizadas, os golpistas desaparecem.
A única coisa que podemos dizer aqui é que qualquer tipo de loteria é trapaça, portanto, é melhor evitar qualquer coisa relacionada a elas.
Golpes de encaminhamento de chamadas
Esse golpe do WhatsApp funciona de acordo com um esquema muito semelhante ao dos anteriores.
- A vítima é contatada pelo golpista do WhatsApp fingindo ser um funcionário do suporte ao cliente ou um representante da operadora (leia sobre pesca de gato).
- Eles são informados sobre "algum bug ou problema" e são solicitados a inserir um código especial por motivos de segurança ou serviço.
- Assim que isso acontece, todas as chamadas são redirecionadas para o telefone do golpista, o que significa que ele pode até mesmo acessar a conta bancária da vítima por meio da verificação telefônica.
Assim como acontece com os golpes de código QR, é melhor não escanear nada enviado a você por estranhos.
Golpes de números errados
Esse é um dos golpes mais óbvios e menos bem-sucedidos do WhatsApp, mas ainda funciona às vezes porque o esquema é extremamente simples.
- A vítima é contatada aleatoriamente por alguém que diz que acabou de ligar para o número errado.
- Usando técnicas de engenharia social, os golpistas tentam obter dinheiro ou detalhes pessoais de uma pessoa.
Esse golpe do WhatsApp só funciona com pessoas que não estão muito familiarizadas com a tecnologia e não estão cientes de todos os perigos do nosso mundo digital. Portanto, é uma boa ideia se familiarizar com os dispositivos modernos.
Golpes de emprego no WhatsApp
Para as pessoas que nunca se depararam com golpes de emprego no WhatsApp, isso parece estranho. É difícil imaginar como alguém que oferece um emprego pode enganar outras pessoas; o que elas receberão? Esse esquema é extremamente simples e se baseia principalmente na obtenção de dinheiro.
- Um estranho entra em contato com as pessoas no WhatsApp com uma oferta de emprego boa demais para ser verdadeira.
- Quando essa pessoa já está superanimada com a ideia, o estranho diz que há uma determinada taxa de inscrição ou algo semelhante.
A regra de ouro aqui é lembrar que toda oferta de emprego que exige que você pague por ela é um golpe do WhatsApp.
Como identificar um golpista no WhatsApp
Há várias maneiras de identificar um golpista no WhatsApp, e a maioria delas se baseia em sua atenção e pensamento crítico.
- Texto aleatório sem contexto. Se alguém que você não conhece lhe enviar uma mensagem de texto sobre algo que você não tem ideia ou sobre algo que você não entende/não está familiarizado, tome cuidado, pois pode ser facilmente um golpista tentando oferecer algo que você não pode recusar ou criar confiança.
- Perfil suspeito. Os golpes no WhatsApp geralmente usam perfis com imagens aleatórias do Google ou fotos de celebridades como fotos de perfil. Eles também não preenchem suas informações de perfil e podem nem mesmo verificá-las. Portanto, um perfil genérico e vazio deve ser o primeiro sinal de alerta para você.
- Solicitação de informações pessoais ou dinheiro. Os agentes de suporte nunca pedem esse tipo de coisa, portanto, se alguém que finge ser um agente de suporte ou funcionário de qualquer organização entrar em contato com você e pedir algo assim, trata-se de um golpe do WhatsApp.
- Ótimas ofertas. Os golpes do WhatsApp geralmente envolvem oferecer às pessoas algo excelente para deixá-las extremamente atraídas e empolgadas. No entanto, não perca a calma, pois as ofertas que são boas demais para serem verdadeiras geralmente são golpes do WhatsApp.
- Anexos estranhos. Quando contas desconhecidas lhe enviarem links estranhos, lembre-se de que pode ser phishing, portanto, nunca abra esses links. Os golpes do WhatsApp geralmente envolvem a obtenção de informações pessoais e credenciais, portanto, o phishing é um tipo de golpe muito popular e extremamente eficaz.
Números de golpistas do WhatsApp
Estabeleça como regra que os números de possíveis golpistas do WhatsApp são todos os números desconhecidos que entram em contato com você repentinamente no WhatsApp. Há também muitos bancos de dados e fóruns da comunidade onde você pode verificar números suspeitos e ver se os mesmos golpistas já entraram em contato com outras pessoas ou se alguém foi vítima do mesmo golpe do WhatsApp. Se necessário, você pode verificar serviços como Cybertrace ou Truecaller.
Outra boa prática para evitar ser enganado é denunciar todos os números desconhecidos como possíveis golpes do WhatsApp e deixar que o serviço de suporte gerencie essa situação e decida/descobrir se é realmente um número fraudulento ou não.
Fotos de golpistas do WhatsApp
Há muitas técnicas de imagens de golpistas do WhatsApp usadas para tornar os perfis de golpistas mais confiáveis e atraentes. Eles podem adicionar muitas fotos com "amigos" e "colegas" para que pareçam mais comuns e semelhantes ao perfil de uma pessoa comum, e até mesmo adicionar uma foto com seu filho ou amigo como imagem principal do perfil. Um bom conselho aqui é tentar fazer a busca reversa de imagens, por exemplo, com Verificador de duplicatas.
Se o golpe do WhatsApp se baseia em fingir ser um funcionário de uma empresa, pode haver muitas fotos com o logotipo da empresa, de eventos corporativos etc. Para fazer com que pareça ainda mais real, os golpistas podem até enviar documentos "oficiais", fotos com o logotipo da empresa e até mesmo algumas assinaturas aleatórias, mas de aparência séria. A principal recomendação aqui é sempre lembrar que, por mais sérias e reais que as fotos pareçam ser, se alguém solicitar que você pague, trata-se de um golpe do WhatsApp.
Como proteger a si mesmo e a seu filho adolescente de golpes no WhatsApp?
Muitos golpes do WhatsApp funcionam usando a inocência e a simplicidade das pessoas. Portanto, a principal maneira de proteger você e suas pessoas próximas dos golpes do WhatsApp é melhorar o nível de conhecimento técnico e seguir três regras simples:
- não envie dinheiro para ninguém;
- não compartilhamos seus dados pessoais com ninguém;
- não abra nenhum link de pessoas que você não conhece.
É claro que você nunca saberá se uma nova mensagem recebida de um número desconhecido é um golpe do WhatsApp ou não, mas, por segurança, faz sentido sugerir que todas elas sejam, até que você tenha certeza absoluta de que não é.
Se você for contatado por um número suspeito, também é uma boa prática denunciar e bloquear o número. O WhatsApp tem um departamento inteiro que lida com possíveis golpistas, portanto, deixe que eles façam seu trabalho e identifiquem quem é um golpista do WhatsApp e quem não é.
Por fim, compartilhe todas essas regras com seu filho. É essencial explicar a ele como os golpes do WhatsApp podem ser perigosos e por que é importante saber como lidar com eles. É muito melhor se eles forem avisados e souberem como agir do que se descobrirem tudo por conta própria, cometendo erros e tendo experiências desagradáveis.
Use o uMobix para proteger seus filhos de golpistas do WhatsApp
O uMobix é a ferramenta definitiva de prevenção de golpes do WhatsApp, que pode ajudar seus filhos a evitar que se tornem vítimas de trapaceiros cruéis que usam mensageiros para enganar as pessoas. Depois de instalá-lo no dispositivo de seu filho, você pode facilmente verificar seus telefones para golpes do WhatsApp e evite qualquer um deles se for notado.
Para isso, você nem precisa estar perto do seu filho: uMobix Rastreador do WhatsApp envia todas as informações sobre novos bate-papos para o seu perfil on-line, e você pode verificá-los quando e de onde quiser. Esse aplicativo é compatível com Android e iOS e funciona em segundo plano, portanto, seu filho não será incomodado por nenhuma notificação. Ele nem perceberá que há algo instalado em seu dispositivo para protegê-lo de golpes do WhatsApp.
Conclusão
É difícil dizer por que os golpistas usam o WhatsApp. Muito provavelmente, eles usam todos os mensageiros, incluindo Telegram, Signal etc., portanto, o WhatsApp é apenas um entre muitos. Há muitas maneiras de identificar golpes no WhatsApp e, se você conhecer todas elas, além de não enviar dinheiro a ninguém e não compartilhar suas informações pessoais com ninguém, estará praticamente seguro. uMobixPor sua vez, ele o ajudará a cuidar de seus filhos. Portanto, não hesite e verifique esse aplicativo agora, solicitando a avaliação gratuita de 1 dia. Proteja seus filhos de golpes no WhatsApp!
Pare de adivinhar, apenas rastreie com o uMobix
Aplicativo para pais que garante sua tranquilidade
Experimente agoraÚltimos posts
- Como ver mensagens excluídas no Messenger? Principais dicas do uMobix
- Como recuperar mensagens excluídas do WhatsApp sem backup? Principais dicas do uMobix
- O que é o FlexiSpy: principais destaques e melhor alternativa em 2024/2025
- Significado do PDV na gíria da Geração Z - Guia para os pais
- Como inscrever alguém para receber chamadas e mensagens de texto de spam? Seu guia de segurança