Você já deve ter ouvido falar de comportamento passivo-agressivo e provavelmente sabe que ele não é apreciado. Entretanto, talvez você não saiba tudo sobre ele e por que deve cortá-lo pela raiz se tiver um filho passivo-agressivo. As crianças, especialmente os adolescentes, podem ser mal-humoradas, portanto, como saber a diferença entre um adolescente irritado e algo mais em jogo? Nós lhe diremos. Então, vamos nos aprofundar no motivo pelo qual é tão importante lidar com um filho passivo-agressivo.
Definição de agressividade passiva: O que é isso?
Vamos dar uma olhada no significado de passivo-agressivo. O comportamento passivo-agressivo consiste em palavras ou ações que parecem inocentes à primeira vista, mas que são inconscientemente agressivas.
Esse comportamento tende a vir de pessoas com menos poder do que a pessoa contra a qual estão sendo passivo-agressivas, de modo que, em vez de expressar abertamente suas opiniões, elas demonstram um desafio passivo à sua própria maneira.
Devido à natureza do comportamento passivo-agressivo, muitas crianças e adolescentes o demonstram contra seus pais. Alguns podem ver esse comportamento como uma forma de resistência passiva contra a autoridade, enquanto outros podem ter medo de expressar suas opiniões sem rodeios por medo de reações.
Causas do comportamento passivo-agressivo das crianças
- Educação familiar. Se uma criança foi criada em um lar onde a expressão das emoções é desaprovada, ela pode ser desafiadora passiva como uma forma segura de demonstrar seus sentimentos. Se a criança tiver pais passivo-agressivos, esse comportamento também pode ser aprendido.
- Problemas de saúde mental. Por exemplo, um adolescente deprimido pode ter maior probabilidade de apresentar comportamento passivo-agressivo do que um adolescente que não está deprimido. Outros problemas de saúde mental, como a ansiedade, também podem ter um papel importante.
- A criança tem dificuldades para ser assertiva. Às vezes, isso se deve ao desamparo aprendido, quando a criança não consegue encontrar soluções para situações específicas, ou à sua própria natureza.
- Uso situacional. Uma criança pode estar em um ambiente em que o confronto é mal visto, como uma sala de aula. Se você vir uma criança sendo passivo-agressiva em algumas áreas e não em outras, pode ser esse o motivo.
E quanto aos sinais de comportamento passivo-agressivo?
Conforme mencionado, o comportamento passivo-agressivo pode estar oculto, portanto, é fundamental identificar os sinais de agressividade passiva. Aqui estão alguns sinais gerais e dicas para os pais.
- Comentários sarcásticos. Por exemplo, se você pedir ao seu filho que leve o lixo para fora, ele poderá dizer: "Eu adoraria fazer isso", em um tom sarcástico.
- Seu filho se recusa a falar com você. O tratamento do silêncio é um exemplo de abuso passivo-agressivo.
- A criança diz: "Estou bem", quando algo está claramente errado.
- Eles batem nas portas, suspiram, fazem beicinho ou apresentam outros comportamentos não verbais que mostram que estão chateados com você.
- Reclamam de situações com outras pessoas quando, indiretamente, estão falando de problemas com você.
- Eles estão intencionalmente cometendo erros que o incomodarão ou o deixarão confuso.
- Sentimento de não ser apreciado. Isso pode se manifestar na forma de uma criança que fica contando como faz tudo, mas não recebe nada em troca.
Se você observar qualquer um desses sinais, seu filho poderá apresentar alguma forma de agressividade passiva em relação a você.
Quais são alguns exemplos de comportamento passivo-agressivo?
- Elogios indiretos. Se você engordou e vestiu um vestido, seu filho pode dizer que você é corajosa por usar essas roupas. Se o elogio parecer estranho, pode ser passivo-agressivo.
- Você vê seu filho fofocando sobre os amigos nas mídias sociais quando nunca os confrontou sobre isso na vida real.
- Eles fantasiam as mensagens das pessoas. Por exemplo, se sua filha adolescente parar de falar com o namorado, isso pode ser um sinal de comportamento passivo agressivo.
- Estão sempre dando desculpas. Se você pedir que ela leve o lixo para fora, ela pode responder dando uma desculpa atrás da outra, quando você sabe que nenhuma delas se aplica.
- Uma criança está dando conselhos não solicitados, como dizer a seus amigos que eles precisam perder peso.
- Cruzar os braçosA linguagem corporal parece negativa.
Os comportamentos passivo-agressivos também podem se manifestar em muitos outros exemplos. Conforme mencionado, esses comportamentos podem parecer inocentes a princípio, portanto, dê a eles o benefício da dúvida se achar que há um ou dois comportamentos que parecem passivo-agressivos. Entretanto, se houver muitos, isso pode ser um sinal de que seu filho está sendo passivo-agressivo.
6 maneiras de ensinar seu filho a não ser passivo-agressivo
Toda criança, especialmente na adolescência, terá um comportamento que pode ser considerado passivo-agressivo. Entretanto, o comportamento passivo-agressivo excessivo pode levar seu filho a não ser assertivo ou a perder amigos por causa de seu comportamento. Aqui estão 6 maneiras de lidar com isso.
Identificar os sinais de alerta
Como a passividade-agressiva pode ser sutil, não verbal e ter uma negação plausível, você deve procurar todos os sinais. O fato de seu filho apresentar alguns sinais aqui e ali pode ser um comportamento normal, especialmente para um adolescente mal-humorado. Entretanto, se ele apresentar vários sinais e isso for frequente, você deve intervir.
Seja um bom modelo
Se você mesmo apresenta comportamentos passivo-agressivos, não deve se surpreender com o fato de seus filhos também o fazerem. Preste atenção em como você age e tente refrear qualquer comportamento passivo-agressivo que você possa ter. Converse com um terapeuta para aprender técnicas de terapia cognitiva comportamental e de atenção plena, se necessário.
Tenha limites e discipline de forma consistente
Dizer a seu filho para parar com o comportamento passivo-agressivo pode não ser suficiente. Tenha um limite para a frequência com que eles podem agir dessa forma e, se eles ultrapassarem o limite, discipline-os de forma consistente. Dito isso, não faça com que eles tenham medo de dizer a você como se sentem.
Melhore a autoestima de seu filho
O comportamento passivo-agressivo pode ser devido à baixa autoestima e autoconfiança. Portanto, descubra as causas dos sentimentos de seu filho e veja se há alguma maneira de melhorar a autoestima dele. Se for devido à depressão, veja se a terapia pode ajudar a melhorar os sintomas.
Estabelecer consequências lógicas
Além de estabelecer disciplina, diga que ninguém gosta desse comportamento. Dê exemplos de como eles podem perder amigos, relacionamentos e empregos devido ao comportamento passivo-agressivo. Expresse que expressar seus sentimentos é uma forma de fazer com que as ações sejam realizadas. Mencione que essas ações também não são tão secretas quanto eles pensam.
O uMobix pode ajudar a reduzir o comportamento passivo-agressivo de seu filho
Como já mencionamos, a depressão e os problemas pessoais podem causar comportamento passivo-agressivo. Se o seu filho adolescente estiver subitamente passivo-agressivo, pode haver problemas com os amigos, relacionamentos ou outro segredo que ele esteja escondendo de você.
Uma maneira de descobrir as causas do comportamento de uma criança é instalar uMobix, um rastreador de telefone e aplicativo de controle parental que fica oculto no telefone enquanto você acompanha as ações de seu proprietário. Ele faz muito e é acessível para a maioria dos pais. Vamos ver como o uMobix pode ajudá-lo a entender por que seu filho está agindo assim.
- Monitore a mídia social. Seu filho pode ser passivo-agressivo devido a cyberbullying ou outros problemas on-line. Com esse serviço, acompanhe o comportamento deles em aplicativos de mídia social e mensageiros.
- Rastrear sua localização GPS. Eles podem dizer que estão passando a noite com os amigos, mas podem estar indo para outro lugar que é ruim para eles. Com o uMobix, veja exatamente onde eles estão em tempo real e seja alertado se eles saírem dos limites estabelecidos.
- Veja a mídia. Seu filho está enviando ou recebendo vídeos ou fotos inadequados? Não tenha medo. Com o uMobix, rastreie a mídia que eles estão recebendo ou enviando e até mesmo acesse a mídia que já foi excluída.
- Habilite o streaming de áudio e vídeo. Com o uMobix, controle o microfone e a câmera do telefone alvo. Veja e ouça onde eles estão em tempo real, permitindo que você identifique agressores ou veja se seu filho está adotando um comportamento inadequado.
- Exibir histórico de navegação e informações excluídas. Veja o que seu filho faz on-line, mesmo em guias anônimas. Além disso, embora eles possam excluir seu histórico de navegação, o uMobix pode acessá-lo, permitindo que você veja quais sites eles visitam com frequência.
Como começar a usar o uMobix
Este aplicativo é compatível com telefones Android e Apple. No entanto, alguns modelos podem não ser compatíveis. Dito isso, o uMobix simplifica a verificação da compatibilidade de seu dispositivo. Visite o site deles, digite o modelo do celular do alvo e veja se ele é compatível.
Se tudo estiver correto, você poderá adquirir uma assinatura. Com iPhones, instale o aplicativo via iCloud, mas o Android requer instalação física. Felizmente, o aplicativo fornece um link de um clique para instalá-lo.
Depois de instalado, ele é executado silenciosamente em segundo plano. Em seguida, abra o painel de controle no site para ver as atividades de seu filho.
Conclusão
O comportamento passivo-agressivo é esperado em crianças e adolescentes, mas o comportamento excessivo pode indicar que algo está errado. Procure os sinais e intervenha, se necessário. Além disso, você pode instalar um aplicativo espião de controle dos pais para chegar à causa principal do comportamento da criança. Converse com seu filho sobre como não ser passivo-agressivo. Esperamos que este artigo tenha sido útil.
Pare de adivinhar, apenas rastreie com o uMobix
Aplicativo para pais que garante sua tranquilidade
Experimente agoraÚltimos posts
- Sweet Bobby: Meu pesadelo com o peixe-gato - Análise da história e perigos da pesca com peixe-gato
- Como ver o que alguém curte no Instagram? 2 maneiras de trabalhar
- Mecanismo de busca Kids Safe vs. Controle dos pais: Prós e contras
- Aplicativos perigosos para crianças: Guia completo para os pais
- O que são jogos Gacha? Eles são seguros para crianças?