tente agora
Início Blog Dicas Acesso remoto ao computador: O que é e quais são os riscos?
acesso remoto ao computador
Dicas
13 de setembro de 2022
6159 visualização
0

Acesso remoto ao computador: O que é e quais são os riscos?

Imagem do avatar do autor
administrador
administrador

O acesso remoto ao computador envolve o acesso de uma pessoa a outro computador por meio de software remoto. Por exemplo, se você estiver de férias, talvez queira ter acesso remoto a arquivos importantes do computador. Além disso, alguns técnicos de suporte podem usar uma conexão de área de trabalho remota para ajudá-lo a resolver qualquer problema que você tenha.

O que é acesso remoto ao computador?

O acesso remoto ao computador também pode ser uma ferramenta valiosa para monitorar seus filhos ou funcionários para garantir que não estejam usando seus computadores para fins inadequados. Além disso, algumas pessoas podem usar o acesso remoto ao computador para trabalhar remotamente em projetos de grupo. É um software versátil com muitos usos.

Como funciona o acesso remoto ao computador?

Esse tipo de acesso utiliza uma conexão com a Internet e um software de acesso remoto para funcionar. Por meio do software, um computador estabelece um link para outro por meio de uma senha ou de permissões. Normalmente, o software facilita o aprendizado de como obter acesso remoto aos arquivos do computador e controlar o computador de alguém com o seu dispositivo.

O acesso remoto ao computador precisa ter ambos os computadores on-line e com o software remoto instalado. Alguns softwares remotos, como aplicativos espiões, registram todas as atividades para visualização posterior. No entanto, para controlar o próprio computador, é necessário ter uma conexão on-line com um computador conectado.

Opções de software de acesso remoto

Você tem várias opções para escolher se quiser que o software acesse arquivos remotos do computador. Vamos dar uma olhada em algumas delas e explicar brevemente seus recursos.

Software de primeira parte

Os sistemas operacionais modernos tendem a ter um software de acesso remoto incorporado a eles. Por exemplo, o Windows tem o Remote Desktop Connection, um aplicativo que permite que você se conecte a um computador remotamente. Embora esses softwares funcionem bem para uso casual, eles podem não ser ideais para equipes grandes, e pode haver mais softwares no mercado com opções que os softwares originais não têm.

TeamViewer

Esse software gratuito de área de trabalho remota é uma das formas originais de controlar remotamente um computador. Surgido pela primeira vez em 2005, ele tem sido um método de acesso remoto confiável por quase duas décadas devido à sua simplicidade e ao fato de ser gratuito para uso não comercial.

AnyDesk

O AnyDesk é um aplicativo para trabalhadores remotos. Ele permite que as pessoas trabalhem juntas em projetos em uma conexão rápida e segura que é fácil de configurar e difícil de ser invadida por hackers. Embora não seja o melhor para uso pessoal, ele é ótimo se você for proprietário de uma empresa ou tiver um projeto comercial que queira levar adiante.

Área de trabalho remota do Chrome

Esse software é a solução do Google para acesso remoto. Com ele, você pode controlar seu computador ou acessar os arquivos essenciais de que precisa.

uMobix

Este é um aplicativo de controle parental e rastreador de telefone; você pode acessar remotamente o computador ou o telefone de alguém. Com ele, você pode monitorar suas interações, atividades e localização por GPS. Por ser avançado, há uma taxa de assinatura para uMobixmas seu preço vale a pena para muitos usuários.

O acesso remoto é arriscado?

O acesso à área de trabalho remota é útil, mas tem sua parcela de riscos que um hacker, golpista ou criminoso cibernético pode usar a seu favor. Vamos descrever alguns motivos comuns pelos quais o acesso remoto às vezes pode ser perigoso.

Golpistas

Alguns golpistas podem usar o software de acesso remoto para roubar suas informações ou convencê-lo a comprar um software falso. Por exemplo, um método padrão de golpe que usa acesso remoto é o golpe do suporte técnico.

Nesse golpe, um golpista o convence, geralmente por meio de pop-ups falsos e alertas de vírus, de que você tem um vírus e que deve ligar para ele. Quando você ligar, ele o conectará por meio de acesso remoto, permitindo que ele roube suas informações pessoais ou instale malware em seu PC.

Como regra geral, a Microsoft ou outras empresas de tecnologia não dirão para você ligar para elas do nada e não enviarão ligações não solicitadas. Portanto, se a mensagem parecer suspeita, ignore-a e entre em contato com alguém de confiança para examinar seu computador se não tiver certeza de que ele tem um vírus.

Hackers

Se um computador tiver uma segurança fraca, um hacker poderá se infiltrar e roubar as informações pessoais dos computadores conectados. Uma maneira de fazer isso é adivinhando senhas ou usando uma conexão WiFi pública para se conectar ao seu computador.

A adoção de medidas de segurança robustas pode impedir a maioria das tentativas de invasão, juntamente com a atualização. Os computadores sempre têm falhas de segurança, e as atualizações podem ajudá-lo a corrigi-las e impedir que os hackers as invadam.

Espionagem

Algumas pessoas podem instalar software remoto no PC de um alvo para espionar suas atividades. Por exemplo, um cônjuge suspeito pode instalar um software remoto no computador do parceiro porque acha que ele está traindo ou está tramando algo ruim. Geralmente, isso requer instalação do software remoto no dispositivo sem que você saiba.

Posso manter meu computador seguro ao usar o acesso remoto?

Sim. Ao se conectar a um computador, você pode se manter seguro se implementar os seguintes métodos.

Use uma senha forte

Quando estiver se conectando remotamente, a senha do computador, a senha da conexão de acesso remoto ou qualquer outra combinação de símbolos deve ser forte, com números e caracteres diferentes. Não deve ser fácil para ninguém adivinhar, e você pode considerar uma senha exclusiva para cada situação. Alguns gerenciadores de senhas podem manter suas senhas seguras e protegidas.

Autenticação de dois fatores (2FA)

A autenticação de dois fatores, ou autenticação multifatorial, significa que uma pessoa deve executar uma ação de seção ao fazer login, geralmente ativada quando alguém faz login com um dispositivo desconhecido. Por exemplo, a autenticação de dois fatores pode significar que o usuário deve confirmar seu login por e-mail, texto, uma pergunta de segurança adicional ou outras proteções. A maioria dos sites, incluindo seu sistema operacional, tem uma opção para ativar a 2FA, portanto, faça isso.

Diminua os hackers com uma política de bloqueio de contas

Alguns hackers tentam adivinhar suas senhas por tentativa e erro. Uma maneira de contornar isso é por meio de uma política de bloqueio de conta, que impede que alguém digite uma senha após um determinado número de tentativas fracassadas. Uma política de bloqueio de conta será redefinida com o tempo ou por meio de outro método, ajudando a desacelerar os hackers de força bruta.

Conectar-se por meio de uma VPN

Um virtual A rede privada (VPN) ajuda a mascarar seu endereço IP e faz com que as pessoas de fora pensem que a conexão vem de outros países. Uma VPN é útil para navegação discreta, acesso a conteúdo indisponível em seu país ou com uma conexão remota. Além disso, isso significa que os hackers têm menos probabilidade de invadir sua sessão remota.

Uma VPN funciona bem se a conexão que você tem for insegura, para começar. Por exemplo, se a conexão for por meio de uma rede WiFi pública. A maioria pode ser baixada, mas algumas são integradas aos navegadores. Por exemplo, o Tor tem uma VPN.  

Mantenha seus firewalls atualizados

Um firewall ajuda a bloquear qualquer tráfego suspeito de uma rede não confiável. Quando você está conectado a um computador confiável, ter um firewall ativado pode impedir que contas suspeitas o acessem, ajudando a evitar invasões.

Todos os sistemas operacionais têm um firewall, que é muito fácil de encontrar. Certifique-se sempre de que ele esteja ativado e mantenha-o em suas configurações padrão, a menos que precise ajustar as regras de entrada.

Sempre atualize seu software

As atualizações podem ser um incômodo, mas são essenciais para a segurança. Quando você atualiza o sistema operacional, está corrigindo possíveis explorações que um hacker pode usar para entrar no seu computador. Além disso, você está adicionando novas proteções contra as ameaças mais recentes.

Você não deve apenas atualizar o sistema operacional, mas também todos os outros softwares. Por exemplo, a atualização de seu software de acesso remoto pode fechar qualquer possível exploração que um hacker possa usar. Sempre que houver uma atualização, faça o download e ative a atualização automática, se possível. Além disso, o Windows pode oferecer atualizações opcionais, o que pode proporcionar mais proteção ao seu computador.

Mantenha o número de usuários de acesso remoto limitado

Muitos programas de acesso remoto têm configurações que podem ser ajustadas, sendo que uma delas abrange o número de usuários remotos que podem acessar a sua sessão. Por exemplo, uma empresa com 30 funcionários trabalhando em um projeto remoto pode limitar os usuários a 30. Enquanto isso, limitar o acesso a apenas dois de vocês pode evitar que qualquer outra pessoa invada a sessão se você estiver se conectando a apenas um computador.

Veredicto

O software de acesso remoto é útil quando você precisa monitorar seus filhos, recuperar um arquivo de um computador que não possui fisicamente e trabalhar em projetos. No entanto, ele tem sua parcela de riscos de segurança. Estar atento a esses riscos e instalar as medidas de segurança mais recentes pode evitar que você se torne vítima de um crime cibernético.

PERGUNTAS FREQUENTES

Antigamente, um programa de acesso remoto poderia deixar seu computador lento, levantando suspeitas. Entretanto, os programas de acesso remoto modernos são bastante discretos. Você pode abrir o Windows Event Viewer para ver a atividade recente se achar que está sendo espionado. Você também pode clicar em Win+R e digitar "recente" para ver a lista de arquivos abertos recentemente. Você também pode acessar o Gerenciador de tarefas, clicar na guia de processos e verificar se há um programa em execução que seja um visualizador remoto.

No Mac, clique no logotipo da Apple e acesse "itens recentes" para ver se alguém abriu seus arquivos recentemente.

Se suspeitar que alguém está acessando seu computador, desconecte-se da Internet, desinstale qualquer software relacionado ao acesso remoto e verifique se tudo está em ordem.

O risco mais significativo é que alguém possa acessar remotamente o computador de uma organização e roubar documentos e arquivos confidenciais e possivelmente infectar os computadores com malware e outros vírus.

Uma organização deve ter protocolos de segurança robustos se quiser navegar com segurança. Recomendamos ter um firewall instalado, limitar a quantidade de conexões e atualizar o software o tempo todo.

Além disso, não pense que você está seguro se for uma organização menor. Muitos hackers também têm como alvo as pequenas empresas, especialmente porque elas podem não ter o máximo de conhecimento para proteger seus computadores.

A escolha do software remoto correto pode depender de suas necessidades. Por exemplo, alguns softwares são excelentes para uso comercial, permitindo muitos usuários e tendo protocolos de segurança adicionais. Por outro lado, o software para uso pessoal pode ser acessível, gratuito e fácil de usar. Você deseja um software que lhe permita aprender a controlar um computador remotamente com facilidade.

Além disso, talvez você queira um software que possa fazer um pouco mais do que fornecer acesso remoto. Por exemplo, os aplicativos espiões podem ajudá-lo a ver todas as atividades em um ponto de vista ao vivo.  

Se tiver alguma dúvida, você quer um software remoto com instalação simples e excelente suporte ao cliente. A maioria dos softwares atuais deve ter isso, mas você pode fazer sua pesquisa para ver se ele tem tudo o que você precisa.

Imagem do avatar do autor
administrador
administrador
post anterior
crime cibernético
Segurança on-line
13 de setembro de 2022
O que é crime cibernético? Por admin
5607 visualização
23
Próxima publicação
scareware facebook
Dicas
4 de outubro de 2022
O que é scareware? E como identificar golpes de scareware on-line no Facebook? Por admin
5392 visualização
23

Pare de adivinhar, apenas rastreie com o uMobix

Aplicativo para pais que garante sua tranquilidade

Experimente agora
Imagem do avatar do autor
administrador
administrador
ÍNDICE DE CONTEÚDO
    convidado
    0 Comentários
    Feedbacks do Inline
    Ver todos os comentários

    Últimos posts

    Tabela de conteúdo
      pt_BRPT