É muito difícil encontrar uma pessoa ou uma criança que nunca tenha ouvido falar do YouTube. Muitas crianças crescem grudadas na tela, assistindo a vários conteúdos na plataforma do YouTube. Mas, infelizmente, esse hobby inocente pode levar a algumas consequências indesejadas, como desenvolver um vício ou ver conteúdo prejudicial que não foi criado para ser visto pela criança.
Como configurar o controle dos pais no YouTube
Se perceber que seu filho passa muito tempo assistindo a vídeos do YouTube, pense em organizar um ambiente adequado para crianças e ativar os controles dos pais do YouTube. O YouTube moderno é mais uma enciclopédia de conteúdo sobre tudo o que existe no mundo. Entretanto, além do conteúdo exclusivo e empolgante, seu filho pode se deparar com alguns vídeos que estão longe de ser educativos. Quando seu filho entra no aplicativo do YouTube, ele pode ver vídeos que não foram feitos para serem vistos por crianças. Mesmo abrindo a guia de tendências, você pode encontrar vídeos que podem causar danos ao seu filho.
Se você está preocupado com a possibilidade de seu filho confrontar conteúdo nocivo ou simplesmente perder tempo com vídeos inúteis, siga nosso guia sobre como definir restrições no YouTube. Felizmente, há alguns métodos que podem ser usados para definir o controle dos pais no YouTube. Neste guia, analisaremos detalhadamente cada um deles e decidiremos a maneira mais eficaz de implementar o controle dos pais no YouTube.
Perigos do YouTube
Antes de passarmos às maneiras de definir o controle dos pais no YouTube, vamos primeiro descobrir qual é o motivo pelo qual você precisa tanto dele. Embora muitos pais sempre tenham se preocupado com a segurança do YouTube, esses distúrbios dispararam depois que o vídeo de Logan Paul foi publicado. Nesse vídeo, ele entrou em uma famosa floresta de "suicídios" no Japão e mostrou um corpo pendurado em uma árvore. Esse vídeo provocou uma grande onda de ressentimento e fez com que muitos pais refletissem sobre o que seus filhos realmente assistem no YouTube.
Outra série assustadora de vídeos que apareceu no YouTube é chamada de "Elsagate". Esse é um tipo de conteúdo venenoso que é apresentado como conteúdo infantil.
Esses são apenas dois exemplos de conteúdo venenoso que seus filhos podem encontrar acidentalmente. Embora os algoritmos do YouTube tenham melhorado, eles ainda podem ser enganados pelos criadores. É possível encontrar conteúdo malicioso entrando sorrateiramente no aplicativo YouTube Kids, portanto, confiar apenas no controle dos pais do YouTube torna o conteúdo mais seguro para seu filho, mas o risco ainda existe.
O que você deve fazer
Se você decidir que ainda quer que seu filho use o YouTube, já que, além de conteúdo malicioso, ele também tem conteúdo extremamente útil e agradável, aqui estão algumas recomendações sobre como fazer isso corretamente.
- Verifique você mesmo o conteúdo que seu filho assiste. O YouTube permite que seus usuários criem listas de reprodução e se inscrevam em determinados canais com conteúdo aceitável. Você pode encontrar milhões de vídeos gentis, agradáveis e educativos para crianças. Aqui está o motivo pelo qual sugerimos controlar o conteúdo que seu filho pode assistir no YouTube. Combine com seu filho que ele poderá acessar o YouTube após sua permissão e deixe-o assistir aos vídeos que você sabe que são seguros.
- Desative a função de reprodução automática. Você não sabe qual vídeo será oferecido ao seu filho em seguida, portanto, para protegê-lo de vídeos indesejados, desative a reprodução automática. Você também pode editar a lista de vídeos recomendados e excluir da lista os vídeos que considerar suspeitos.
- Denuncie assim que você vir algum conteúdo malicioso. Ao marcar um vídeo assistido como inadequado ou denunciá-lo, você ajuda os algoritmos do YouTube a melhorar e a proteger outras crianças de verem isso.
- Ative o controle dos pais no YouTube e o modo restrito nos navegadores. Essas etapas o ajudarão a restringir os vídeos que não se enquadram na categoria de idade de seu filho. Além disso, você pode usar um software de monitoramento que o ajudará a verificar o conteúdo que seu filho assiste no YouTube.
Controles parentais baseados em navegador
A primeira etapa do controle dos pais no YouTube é ativar o "Modo restrito" no YouTube. Ele usa o título, os metadados, a descrição e a restrição de idade do vídeo para identificar se crianças menores de idade podem assisti-lo. Obviamente, isso não garante a proteção 100% contra conteúdo adulto, pois os criadores de conteúdo ainda podem encontrar maneiras de contornar essas restrições e disponibilizar seu conteúdo nocivo para um público maior.
No entanto, se esse for apenas o primeiro passo para ativar o controle dos pais no YouTube, ele funcionará muito bem. A chance de ver qualquer vídeo prejudicial é muito menor e o modo de restrição é gratuito e funciona em todas as contas do YouTube. É fácil ativar o modo restrito no YouTube, independentemente do navegador que você estiver usando. Se seu filho usa o YouTube em vários dispositivos, com a ajuda de um navegador, certifique-se de ativar o modo restrito em cada um deles.
Para ativá-lo, você precisa abrir o youtube.com no navegador e fazer login usando uma conta do Google. Abra as configurações e, no menu suspenso, você encontrará o "modo restrito", que está desativado por padrão. Você precisa ativá-lo e atualizar a página para que ele se torne ativo.
Um processo diferente para dispositivos móveis
É muito provável que seu filho esteja assistindo ao YouTube, e não apenas usando um navegador. É por isso que você também precisa ativar o modo restrito em um aplicativo correspondente do YouTube. Lembre-se de que, ao ativar o controle dos pais na sua conta por meio de um navegador, isso não significa que a atualização será exibida em todos os outros dispositivos conectados à mesma conta. Veja por que você precisa ativar o modo restrito em cada dispositivo que planeja que seu filho use.
Quando quiser ativar o modo restrito em um aplicativo, você precisará fazer login na sua conta, clicar na foto do seu perfil e entrar na sua conta. Em seguida, toque em configurações e você verá a opção Modo restrito, que pode ser ativada com apenas um toque. Repita as mesmas etapas em todos os dispositivos em que deseja que o controle dos pais esteja ativo. O procedimento é idêntico para dispositivos Android e IOS.
Regras de proteção de especialistas
Para os pais que estão preocupados com o conteúdo que seus filhos podem ver enquanto usam o YouTube, aqui estão algumas recomendações:
- Se seu filho tiver menos de 13 anos e já tiver um smartphone, você poderá criar sua própria conta do Google por meio do aplicativo Family Link. Assim, seu filho poderá usar apenas determinados aplicativos, como o YouTube Kids. O Family Link restringirá o uso de outros aplicativos pelo seu filho até que ele complete 13 anos.
- Controle o tempo de exibição no YouTube. 2 a 3 horas por dia são mais do que suficientes para assistir a vídeos. Quanto mais tempo seu filho passa no YouTube ou em outras plataformas, maior é a chance de ele desenvolver vícios em crianças ou adolescentes. O aplicativo Family Link também o ajudará a monitorar quanto tempo é gasto no YouTube.
- Inscreva-se nos canais que são interessantes para seu filho. Encontre canais genuinamente empolgantes e educativos para garantir que seu filho passe algum tempo de qualidade no YouTube.
- Se você não quiser que seu filho veja nenhum anúncio, ative a opção YouTube premium conta. Além do modo sem anúncios, você poderá salvar vídeos e listas de reprodução no seu dispositivo. Isso permitirá que você assista a vídeos do YouTube sem conexão e os reproduza em modo de segundo plano.
Use o aplicativo YouTube Kids
Se quiser se aprofundar ainda mais no controle dos pais do YouTube, há uma solução ideal para você: instale o YouTube Kids em todos os dispositivos de seu filho. Nesse aplicativo, criado para uso infantil, você pode encontrar diferentes conteúdos: filmes e programas de entretenimento, materiais educacionais e conteúdo de criadores de todo o mundo. Com a ajuda desse aplicativo, você implementará um controle mais rigoroso sobre as atividades de seu filho no YouTube. Com a interface amigável para crianças, você pode gerenciar o conteúdo que seu filho pode acessar definindo a idade nas configurações do aplicativo.
Além disso, o número de configurações que você pode gerenciar com o controle dos pais é enorme. Você pode restringir vídeos indesejados e canais inteiros, ativar ou desativar a função de pesquisa e escolher quais canais, vídeos e listas de reprodução seu filho pode assistir no aplicativo.
O aplicativo YouTube Kids é um lugar onde você pode ficar mais tranquilo em relação ao tipo de conteúdo que seu filho pode assistir. Graças aos algoritmos do YouTube, o conteúdo encontrado no aplicativo YouTube Kids é mais seguro e mais adequado para ser visto pela família. Como já foi dito, ainda há uma pequena chance de que algum conteúdo malicioso possa contornar todos os controles, mas essa chance é bem menor.
Ativar o Google SafeSearch
Muito provavelmente, o YouTube não será a única fonte de informações on-line para seu filho. E, além de apenas assistir a vídeos, seu filho tentará acessar mais informações usando o Mecanismo de pesquisa do Google. E as crianças também podem ver conteúdo adulto lá. Caso você não queira que isso aconteça, ative a opção Google SafeSearch O recurso permitirá que você fique calmo enquanto seu filho estiver navegando na Internet.
Se quiser ativar o recurso Google SafeSearch, você precisará abrir qualquer navegador que seu filho use no dispositivo dele. Acesse a conta do Google e abra as configurações gerais da conta. Encontre as configurações de pesquisa e abra-as. Você precisará ativar o Google SafeSearch e bloquear esse recurso.
Mudar para outros aplicativos, como Nick Jr, Noggin ou Netflix
Não se esqueça de que o YouTube não é a única plataforma com conteúdo de vídeo que existe on-line. Se o uso do YouTube Kids ainda o deixa preocupado, você sempre pode mudar para outros aplicativos voltados para crianças, como Nick Jr, Noggin ou PBS Kids. Você também pode usar o Netflix para ativar Controles parentais da Netflix e crie uma conta para crianças menores de 12 anos. Essa conta será separada da sua, e o conteúdo será apropriado para a idade de seu filho.
Adicione uma proteção extra
Provavelmente, a melhor solução para o controle dos pais no YouTube, e não só, é instalar um software especial no telefone do seu filho. Um dos softwares mais eficazes desse tipo é o uMobix. O uso de um software de controle parental dedicado permitirá que você controle o uso do YouTube e acompanhe as atividades de seu filho no dispositivo diariamente:
- Detectar a localização em tempo real
- Monitore as atividades de mídia social
- Rastrear o histórico do navegador
- Ver todas as chamadas e mensagens recebidas e efetuadas
Um dos principais recursos do uMobix é um processo de instalação fácil que não pode ser rastreado no telefone do seu filho e permite controles parentais eficazes. Use o software uMobix para aumentar a segurança da vida digital de seu filho.
PERGUNTAS FREQUENTES
Há duas maneiras comuns de restringir o conteúdo do YouTube. A primeira é ativar o modo restrito em um navegador ou em um aplicativo do YouTube. A segunda opção é usar o aplicativo YouTube Kids criado especificamente para crianças e uso familiar com conteúdo filtrado. Se isso ainda não for suficiente, você pode instalar o software de controle parental do uMobix no dispositivo do seu filho.
O YouTube Kids é uma versão do YouTube que foi criada para uso infantil. Com a ajuda do aplicativo, você pode gerenciar o conteúdo que seu filho pode ver, já que os vídeos se enquadram na categoria de idade do seu filho. Além disso, ele oferece várias configurações extras de controle dos pais. Ao implementá-las, você torna o YouTube mais seguro para seu filho.
Como em qualquer outra plataforma de hospedagem de vídeo, há uma chance de seu filho ver conteúdo sensível. Mas você pode reduzir a chance de ver esse conteúdo. Certifique-se de supervisionar os vídeos que seu filho assiste e, se possível, junte-se a ele enquanto assiste ao conteúdo do vídeo. Se você vir algum conteúdo sensível, denuncie-o imediatamente.
Mesmo quando um vídeo parece ser totalmente adequado para crianças, pode acontecer que, por trás dele, esteja escondido algum conteúdo perturbador. Os criadores de conteúdo encontram maneiras de contornar os algoritmos do YouTube e publicar seus vídeos para um público mais amplo. O YouTube está constantemente trabalhando para aprimorar seus algoritmos e escolher vídeos que sejam 100% adequados para crianças.
Pare de adivinhar, apenas rastreie com o uMobix
Aplicativo para pais que garante sua tranquilidade
Experimente agoraÚltimos posts
- Sweet Bobby: Meu pesadelo com o peixe-gato - Análise da história e perigos da pesca com peixe-gato
- Como ver o que alguém curte no Instagram? 2 maneiras de trabalhar
- Mecanismo de busca Kids Safe vs. Controle dos pais: Prós e contras
- Aplicativos perigosos para crianças: Guia completo para os pais
- O que são jogos Gacha? Eles são seguros para crianças?