tente agora
Início Blog Controle dos pais O que é Catfishing? Os principais perigos das identidades falsas na Internet
O que é Catfishing
Controle dos pais
27 de março de 2023
7673 visualização
0

O que é Catfishing? Os principais perigos das identidades falsas na Internet

Imagem do avatar do autor
administrador
administrador

Catfishing é quando uma pessoa finge ser outra, geralmente em uma conta falsa de mídia social. Alguém que pratica catfishing geralmente tem como alvo uma pessoa específica, e a pessoa que faz isso pode ter muitas motivações. Ela pode fazer isso para obter ganhos pessoais, vingança ou simplesmente pela emoção de enganar. Também pode ser usado para manipular emoções ou situações financeiras. 

O pior aqui é que isso causa feridas psicológicas em suas vítimas e, de acordo com o Relatório de 2024, 35% de pessoas que enfrentaram catfishing on-line tiveram depressão e ansiedade, 20% não conseguiram confiar em outras pessoas novamente e 12-15% tiveram sintomas de TEPT por semanas. 

No uMobix, analisamos regularmente todos os tipos de perigos on-line, como golpes de catfishing, cyberbullying e chantagem, pesca tristee golpes de mídia social, para citar alguns. Nosso objetivo é ajudar todos a se protegerem e a protegerem seus entes queridos das ameaças on-line. 

Esta análise informará tudo o que você precisa saber sobre catfishing e como reconhecer e se proteger contra essa prática enganosa.

O que é Catfishing?

Antes de começarmos, gostaríamos de lhe contar mais sobre catfishing. Então, o que é catfishing na Internet? Catfishing significa ações mal-intencionadas realizadas por uma pessoa que rouba propositalmente as fotos, o nome, o sobrenome e outros detalhes de outra pessoa para criar uma identidade falsa on-line com o objetivo de enganar, assediar ou fraudar outra pessoa. Isso geralmente acontece nas mídias sociais ou em aplicativos de namoro. As pessoas usam isso para iniciar relacionamentos on-line falsos e, às vezes, para enganar outras pessoas em golpes financeiros.

Por que é chamado de Catfishing?

Embora a criação de uma identidade falsa on-line exista desde a Internet, o termo catfishing foi popularizado em 2010 devido ao documentário Catfish, no qual um jovem produtor executivoNev Schulman, inicia um relacionamento on-line com a adolescente de 18 anos "Megan", que acaba se revelando uma mulher de 40 anos. Você deve estar se perguntando: "Por que isso é chamado de catfishing?" Aqui está a resposta: no documentário, o marido da mulher compara o comportamento dela ao de um bagre que está sendo transportado com bacalhau vivo.

A pesca de gato é ilegal?

Pesca de gato em si é não é inerentemente ilegal. No entanto, muitos não percebem que o catfishing de alguém pode estar bem na fronteira da ilegalidade. Por exemplo:

  • Usar a foto de outra pessoa é considerado ilegal (violação de propriedade intelectual).
  • Fazer-se passar por alguém pode prejudicar sua reputação.
  • Os atos sexuais com um menor são considerados ilegais e constituem um crime grave. 
  • Pedir dinheiro ou bens sob pretextos é ilegal.

O simples fato de bater papo como outra pessoa não é ilegal, mas usar a foto de alguém para criar uma persona falsa é. Crimes mais graves envolvem enganar as pessoas para que deem dinheiro ou presentes. Nesses casos, podem ser tomadas medidas legais contra o catfisher.

5 razões pelas quais as pessoas praticam Catfish

5 razões para explicar o catfishing on-line

Então, por que as pessoas praticam catfish? Há muitos motivos pelos quais as pessoas optam por fazer catfish on-line. Eles incluem, mas não se limitam aos seguintes:

  • Desejo de admiração: O catfishing acontece quando as pessoas estão insatisfeitas com quem são na vida real. Por esse motivo, elas criam uma personalidade on-line que se aproxima mais da personalidade que gostariam de ter. Elas podem roubar fotos da outra pessoa, suas conquistas, sucesso na carreira etc., para parecerem mais atraentes para os outros usuários, de modo que eles admirem seu "sucesso". Seu objetivo é obter a admiração de outras pessoas on-line, mesmo que isso não tenha nada a ver com sua vida real. Eles anseiam por atenção e validação, que não conseguem obter na realidade, portanto, buscam isso no mundo digital.
  • Ocultar sua verdadeira identidade: As pessoas podem decidir criar identidades falsas para poder compartilhar suas ideias mais abertamente, sem se preocupar com as possíveis consequências que isso pode acarretar. Muitos usuários iniciam o catfishing para fazer novas amizades on-line e extorquir dinheiro da pessoa com quem conversam. Essa é uma maneira muito conveniente de enganar os outros sem expor sua verdadeira identidade, permitindo que eles manipulem situações enquanto permanecem anônimos (nenhuma autoridade poderá provar isso, pois suas identidades são irreais). 
  • Vingança: Alguns usuários optam por catfishing on-line por causa do forte desejo de vingança. Eles alimentam uma forte aversão a alguém e decidem usar o nome, o sobrenome, os detalhes pessoais e até mesmo uma foto do agressor para fazer catfishing. Em seguida, começam a fazer várias coisas cruéis que deixam a pessoa mal vista, desde estragar relacionamentos com seus amigos até se envolver em atividades ilegais com o nome do alvo. 
  • Solidão e transtornos psicológicos: O outro motivo que explica a frequência dos golpes de catfishing são problemas psicológicos. As pessoas querem ser admiradas e precisam da atenção dos outros, mas quando isso lhes falta (embora isso não se refira a todos), elas podem começar a pensar em catfishing. Elas acreditam que criar uma identidade falsa lhes dará mais validação do que recebem na vida real. Acham que isso as ajudará a se sentirem mais confiantes e permitirá que levem o que consideram uma vida "normal" on-line.
  • Faça experimentos com identidades sexuais: Alguns catfishers usam o catfishing para explorar sua identidade sexual. Eles criam um perfil falso com a preferência sexual sobre a qual estão curiosos. Ao interagir com outras pessoas sob essa identidade falsa, eles podem ver como é viver dessa forma na vida real.

A falta de autoconfiança é o principal motivo pelo qual muitas pessoas começam a praticar catfishing. Quando se sentem insatisfeitas consigo mesmas ou acham que sua identidade real não é boa o suficiente, elas criam uma identidade falsa para se sentirem melhor ou alcançarem algo que desejam. Com uma identidade falsa, os catfishers se sentem livres e podem ser quem quiserem.

O que acontece durante o Catfishing?

Embora cada história de peixe-gato seja diferente, ela segue uma fórmula semelhante. Aqui estão as etapas comuns:

  • O golpista do catfish cria uma personalidade falsa, geralmente por meio de uma conta catfish. Essa conta pode usar as fotos de outra pessoa e alegar que elas pertencem ao catfisher.
  • Como outras fotos são facilmente rastreáveis, muitos catfishers recorrem a imagens geradas por IA ou a fotos deles usando um filtro. 
  • O catfisher inicia um relacionamento com outra pessoa. 
  • Esse relacionamento falso tende a ter um objetivo final. Por exemplo, o catfisher pode convencer a pessoa a lhe dar dinheiro ou detalhes pessoais, como fotos de nudez.

Como identificar golpes de catfishing?

Uma vez que já lhe falamos sobre golpes de catfishing, seria útil saber como detectá-los - e é isso que vamos dizer na próxima seção desta análise. 

Sinais de um Catfish: Como pegar um Catfish on-line?

Aqui estão os sinais mais comuns de um peixe-gato que você deve procurar:

  • Fotos de perfil falsas parecem muito profissionais

Um catfisher tende a usar fotos de perfil falsas. Se elas forem geradas por IA, talvez você perceba algo estranho na estrutura do rosto ou nas mãos. Além disso, as fotos não tendem a ser selfies ou fotos amadoras, mas sim fotos profissionais.

É claro que há exceções a essa regra, e alguns catfishers usam uma variedade de fotos. Você pode fazer uma busca reversa da imagem se não tiver certeza. Entretanto, a pesquisa de imagens às vezes não funciona, portanto, tome cuidado.

  • Pouca conta de mídia social

Nem todo mundo atualiza o Facebook, mas a conta de um catfisher não terá muitos detalhes além das fotos falsas ou da promoção de um link suspeito. Isso pode ser um sinal de um catfisher, a menos que ele esteja apenas começando a conta e ainda esteja adicionando coisas novas a ela.

  • Evitar o bate-papo por vídeo

Um catfisher inventa muitas desculpas para justificar o fato de só poder DM, como câmera quebrada, ansiedade, etc. É claro que o verdadeiro motivo é que eles não se parecem com nada do que dizem. Alguns que conseguem fazer uma boa voz podem ligar para você para dar mais autenticidade do que apenas mensagens de texto, portanto, tome cuidado.

  • O relacionamento está indo rápido demais

Algumas pessoas vivem na linha rápida, mas dê um passo atrás se você perceber a rapidez com que seu relacionamento vai da conversa ao flerte e ao pedido de nudes. Isso não significa necessariamente que a pessoa seja um "catfisher", mas você deve perguntar se ela pode ir mais devagar. Se ela não ouvir, isso é um grande sinal de alerta.

  • Eles são perfeitos demais

Se for bom demais para ser verdade, provavelmente é. Isso se aplica ao catfishing também. Seja cético, especialmente se eles estiverem pedindo favores a você. Além disso, alguns catfishers podem ser pessoas que conhecem seus interesses e criaram o perfil perfeito que preenche todos os seus requisitos.

  • Pequenos amigos ou seguidores

Um catfisher tende a ter apenas alguns amigos ou seguidores nas mídias sociais, e geralmente são as pessoas que ele está tentando vitimar. Além disso, você provavelmente não tem amigos em comum com eles, portanto, tenha isso em mente.

  • Histórias tristes com pedidos de dinheiro

Os catfishers tendem a se aproveitar da boa vontade das pessoas. Por exemplo, o catfisher pode alegar que a pessoa está prestes a ser despejada e não tem dinheiro para pagar o aluguel ou alegar que tem contas médicas. Muitos conseguem tecer uma boa história, até mesmo fornecendo fotos de contas falsas como prova. Entendemos o desejo de ajudar as pessoas, mas se a conta parecer falsa, não se sinta mal por não dar dinheiro a elas.

Sites e aplicativos usados por golpistas de Catfish

  • Abra aplicativos de bate-papo: Alguns aplicativos trazem de volta a antiga sala de bate-papo, onde muitas pessoas afirmam ser alguém que não são. Se estiver conversando com alguém, ser cético é sempre inteligente, especialmente ao usar um aplicativo de bate-papo ou qualquer outro alvo de catfish de mídia social.
  • Instagram: O Instagram é um paraíso para os pescadores de gatos da mídia social, com seus muitos filtros e cultura de modelos. As pessoas fingem ser modelos e até fazem upload de fotos. Se estiver falando com uma modelo atraente do Instagram, certifique-se de que ela não seja um peixe-gato.
  • Tinder: O Tinder é um aplicativo que muitas pessoas usam para entrar em um relacionamento. Alguns usuários do Tinder estão desesperados, portanto, se alguém flertar com eles, podem baixar a guarda. Se o encontro pedir dinheiro para viajar de repente, cuidado.
  • Facebook: O Facebook é um site que se orgulha do fato de as pessoas usarem seus nomes reais. Entretanto, é fácil para alguém criar uma conta falsa. Além disso, o Facebook é o lar de muitas mulheres com mais de 40 anos, que são as mais propensas a serem vítimas de catfishing. Uma maneira de evitar isso é ajustar suas configurações de privacidade para que somente pessoas com amigos em comum possam adicionar você.

Estou sendo vítima de catfishing? O que fazer se você ou seus filhos estiverem sendo vítimas de catfishing?

O que fazer se você ou seus filhos estiverem sendo vítimas de catfishing?

Se suspeitar que está sendo vítima de catfishing ou se seu filho tiver sido vítima de golpes de catfish, você precisará saber quais medidas devem ser tomadas para agir com sabedoria. 

Peça ajuda: Se você suspeitar que foi vítima de catfishing, é normal sentir-se assustado ou constrangido. Lembre-se de que isso pode acontecer com qualquer pessoa e não é culpa sua. Portanto, peça ajuda a alguém em quem você possa confiar (um amigo, familiar, colega etc.). Você também pode recorrer a um conselheiro se a situação causar sofrimento emocional.

Verificar a identidade: Salve o celular da pessoa e faça o download usando o Google Images. Analise se ela aparece em outro lugar e se não há outra conta com a mesma foto, mas com o outro nome, na Internet. 

Solicite uma chamada por vídeo: Se você ou seu filho estiverem conversando com alguém há muito tempo na Internet, mas ainda não se conhecem off-line, peça uma chamada de vídeo. Se a pessoa se recusar, esse pode ser o primeiro sinal de que ela está escondendo algo e não quer mostrar sua verdadeira identidade.

Denuncie usuários suspeitos: Percebeu uma personalidade suspeita se comunicando com você ou seu filho nas mídias sociais? Denuncie-a à plataforma que ela está usando. Se você ou seus filhos estiverem sendo ameaçados ou explorados financeiramente, entre em contato com as autoridades locais.

Como as crianças são especialmente vulneráveis ao Catfishing?

Se quiser manter as crianças seguras on-line, é preciso ter cuidado com o catfishing nas mídias sociais.

Durante a infância e a adolescência, uma pessoa é mais suscetível à manipulação, especialmente de alguém que aparenta ter a sua própria idade. Um golpista de catfish tira proveito desse fato criando adolescentes catfish.

Outro motivo pelo qual os adolescentes podem ser vulneráveis é o fato de esse período da vida ser muito emocional. Se um adolescente acabou de terminar com alguém, se desentendeu com os amigos ou está em outra situação desafiadora, ele pode buscar refúgio em espaços on-line. Lá, eles podem se deparar com um catfisher.

Qualquer pessoa pode ser um catfisher. Mas, de acordo com as estatísticas do Marketing Scoop, mais de 64% dos catfishers identificados são mulheres. Cerca de 43% dos golpes de catfishing têm como alvo CEOs, fundadores ou indivíduos autônomos, presumindo que eles tenham dinheiro extra e grande empatia. É necessário observar que mais de 80% desses golpes começam no Facebook, aproveitando-se de sua grande base de usuários e das fracas verificações de identidade antes de passar para as mensagens diretas.

Como proteger seus filhos de serem vítimas de catfishing

Se você tem filhos, pode se preocupar com a possibilidade de eles se tornarem vítimas de catfishing. Aqui estão algumas maneiras de combatê-las.

Converse com eles sobre estranhos on-line

Às vezes, tudo o que você precisa é conversar. Aqui estão os principais tópicos que você deve discutir com seu filho:

  • Diga a seus filhos que muitas pessoas on-line não são o que parecem. Diga a eles como funciona o catfishing e como podem evitá-lo. 
  • Explique que, embora fazer amigos on-line seja normal e possa ser bom, seu filho deve ser cético em relação a quem está falando e nunca fornecer informações pessoais ou fazer algo que o deixe desconfortável. 
  • Diga a eles que nunca devem se envolver em conversas ou atividades que os deixem desconfortáveis. Se perceberem algo suspeito, devem informá-lo imediatamente. 
  • Informe seu filho sobre os sinais de alerta aos quais ele deve prestar atenção ao se comunicar on-line: solicitações de dinheiro, perguntas excessivamente pessoais ou pressão para se encontrar pessoalmente. 
  • Deixe-os saber que não há problema em parar de falar com alguém se eles se sentirem desconfortáveis. Eles não são obrigados a se comunicar com aqueles que causam estresse e ansiedade. 

Instale um aplicativo de controle dos pais uMobix para monitorar suas atividades on-line

Outra maneira de os pais combaterem o catfishing nas mídias sociais é por meio de aplicativos de controle dos pais. A maioria dos dispositivos tem aplicativos de controles parentais para restringir aplicativos específicos e bloquear sites. Além disso, os pais também podem usar aplicativos espiões para ver o que seus filhos estão fazendo. Uma das melhores e mais confiáveis soluções é o uMobix.

Rastreador de celular uMobix para pais

Então, o que você pode obter ao usar o uMobix? Depois de instalar o aplicativo no celular ou tablet do seu filho com iOS ou Android, você poderá: 

  • Monitore seus perfis de mídia social.
  • Obtenha acesso total às contas do Instagram e do Facebook e gerencie-as como se fosse o proprietário (responda a comentários, mensagens diretas, histórias, visualize o feed de notícias etc.).
  • Obtenha uma assistência ao cliente profissional, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Esse aplicativo pode enviar capturas de tela e dados em tempo real das conversas de seu filho. Se você suspeitar que seu filho está conversando com alguém que não é quem parece ser, o uMobix pode ser uma ferramenta valiosa para manter seus filhos seguros.

Além dos recursos interessantes listados, esse aplicativo oferece uma série de controles parentais essenciais, incluindo rastreamento de localização por GPS, registro de teclas, verificação do histórico do navegador, streaming de áudio e vídeo, registros de chamadas, visualização de SMS/MMS e muito mais. A melhor parte? Você pode mergulhar de cabeça em uma versão de teste por apenas $1, o que lhe dá acesso total a todos os recursos por dois dias. É a maneira perfeita de explorar tudo o que o aplicativo tem a oferecer e ver como ele pode beneficiá-lo!

Palavras finais sobre Catfishing 

É de conhecimento geral que as pessoas mentem na Internet. No entanto, o catfishing é um problema maior do que nunca. Se uma pessoa estiver dando sinais de alerta, você deve evitá-la, pois ela pode estar tentando enganá-lo. Além disso, você deve manter a si mesmo, seus filhos, seus entes queridos e os mais próximos em segurança ao navegar on-line para protegê-los dos possíveis perigos do catfishing.

Esperamos que esta publicação tenha sido informativa e ajude você e sua família a se manterem seguros on-line. Embora não seja necessário monitorar constantemente as atividades on-line de seu filho, manter-se informado e ciente dos possíveis perigos pode ajudá-lo a evitar riscos. A tecnologia moderna, como uMobixO uMobix, com seus recursos de monitoramento abrangentes, permite que você proteja seus entes queridos contra ameaças on-line enquanto eles navegam nas mídias sociais. Com seus recursos abrangentes de monitoramento, o uMobix permitirá que você proteja seus entes queridos contra ameaças on-line enquanto eles navegam nas mídias sociais.

PERGUNTAS FREQUENTES

Fingir ser outra pessoa na Internet não é um crime. Entretanto, as atividades dos catfishers podem ser ilegais. Por exemplo, pedir nudes a um menor e recebê-los é definitivamente um crime. Em alguns casos, enganar uma pessoa ou fazer cyberbullying com ela pode ser ilegal. Isso também depende das leis de sua região.

A maioria dos perfis de catfish precisará de mais informações, usará fotos excessivamente profissionais ou parecerá falsa. Além disso, se a pessoa parecer boa demais para ser verdade, ela pode ser um catfisher. Às vezes, um catfisher pode evitar a maioria dos sinais de alerta; sua melhor aposta é confiar em seu instinto.

Primeiro, você deve conversar com seu filho sobre catfishing. Explique quantas pessoas estão sendo vítimas dele e como a criança não deve fornecer nenhuma informação pessoal. Se você suspeitar que seu filho está sendo vítima de catfishing nas mídias sociais, instale o uMobix e reaja imediatamente.

Imagem do avatar do autor
administrador
administrador
post anterior
O que fazer se seu filho for exposto à pornografia
Controle dos pais
16 de março de 2023
O que fazer se seu filho for exposto à pornografia Por admin
13138 visualização
23
Próxima publicação
Anime é para crianças?
Controle dos pais
10 de abril de 2023
Anime é para crianças? Tudo o que os pais devem saber Por admin
10880 visualização
23
Rastreie seu filho com o uMobix

Pare de adivinhar, apenas rastreie com o uMobix

Aplicativo para pais que garante sua tranquilidade

Experimente agora
Imagem do avatar do autor
administrador
administrador
ÍNDICE DE CONTEÚDO
    convidado
    0 Comentários
    Feedbacks do Inline
    Ver todos os comentários

    Últimos posts

    Tabela de conteúdo
      pt_BRPT