Os golpes estão em toda parte. Uma pesquisa recente da empresa de proteção digital F-Secure mostrou que 34% de pessoas relataram ter sofrido golpes cibernéticos nos últimos 12 meses, 85% receberam pelo menos uma tentativa de golpe digital e 35% desses golpes foram realizados por e-mail.
A IA também influenciou o crescimento de ataques fraudulentos, pois os predadores on-line frequentemente usam a ferramenta para tornar seus ataques de phishing mais sofisticados e complexos de serem detectados. Além disso, a Comissão Federal de Comércio relataram mais de 8,8 bilhões em perdas de consumidores com golpes em 2022, marcando um aumento significativo em relação aos anos anteriores. Essa tendência continua a crescer em 2024, pois os criminosos cibernéticos desenvolvem constantemente novas estratégias para explorar vulnerabilidades.
Então, como você pode proteger seu filho contra esse tipo de perigo on-line? Como você pode garantir que seu filho esteja são e salvo quando estiver conversando on-line? Para os pais que se preocupam com a segurança e a privacidade de seus filhos, a leitura deste artigo é imprescindível.
O que são predadores on-line?
Primeiro, vamos responder brevemente à pergunta: "O que é um predador on-line?" Explicaremos como eles operam e compartilham fatos importantes para ajudá-lo a reconhecer e proteger seu filho de uma doença. predadores on-line que possam encontrar on-line.
Definição de predadores on-line
Portanto, o que são predadores on-line? São indivíduos que usam a Internet para explorar crianças e adolescentes para fins sexuais e violentos. Os predadores geralmente começam construindo relacionamentos fortes e aparentemente confiáveis com uma criança para ganhar sua confiança. Com o tempo, isso pode levar ao aliciamento, no qual eles envolvem a criança em atividades sexuais, expõem-na a materiais e fotos inadequados etc. e a submetem a assédio e ameaças on-line para causar medo ou constrangimento.
Estatísticas de predadores on-line
Algumas pessoas podem acreditar que o problema dos predadores on-line é exagerado. Infelizmente, esse não é o caso. Embora seja sempre possível ser paranoico, você deve estar atento aos riscos on-line de seus filhos quando eles estiverem on-line.
- De acordo com o Federal Bureau of Investigation, mais de 50% de crianças entre 12 e 15 anos são as vítimas mais frequentes de grooming ou de manipulação por adultos com intenções prejudiciais à saúde.
- O Child Crime Prevention & Safety Center informou o seguinte:
- 89% do abuso sexual infantil ocorre em salas de bate-papo on-line ou aplicativos de mensagens instantâneas.
- 4% de crianças recebem assédio agressivo de adultos on-line, incluindo tentativas de encontrá-los pessoalmente ou contatá-los por telefone.
- 20% de crianças de 8 a 11 anos são informadas sobre estranhos que podem acessar facilmente suas informações on-line.
- 40% de crianças nas mídias sociais removem as configurações de privacidade para atrair mais amigos ou seguidores.
- Quase 60% dos pais estão preocupados com ameaças de estranhos on-line.
Como você pode ver, as informações fornecidas acima não parecem otimistas. Os predadores de crianças nas mídias sociais estão em toda parte, e você, como pai ou mãe, deve estar atento em todos os lugares.
Fatos sobre predadores on-line
Bem, quais são os fatos sobre predadores on-line que você precisa conhecer? Aqui estão alguns dos mais comuns:
- 5% de predadores on-line fingir que são crianças.
- Alguns predadores on-line solicitar fotos de conteúdo sexual imediatamente e desistir se elas forem recusadas imediatamente.
- Jornal de Políticas Públicas da Nova Inglaterra afirma que os predadores on-line escolhem salas de bate-papo, jogos on-line (Roblox, Minecraft, Clash of Clans) e plataformas de mídia social como a maneira mais fácil de encontrar suas vítimas.
- De acordo com as estatísticas de predadores on-line, 60% das vítimas sexuais on-line são mulheres.
- As táticas típicas dos predadores on-line incluem fingir ser um colega, oferecer presentes ou dinheiro e criar perfis falsos para ganhar confiança.
- Jovens LGBT relataram mais vitimização de colegas e experiências sexuais indesejadas do que os jovens não LGBT.
- Outros fatos sobre predadores on-line sugerem que a tecnologia avançada e a IA tornaram mais fácil para os predadores manipularem suas vítimas.
Quantos predadores on-line existem?
Muitas pessoas estão interessadas em saber quantos predadores on-line existem no mundo e, quando ouvem a resposta, ficam chocadas. De acordo com as estatísticas de predadores on-line de 2024, há mais de 500K predadores on-line ativos procurando por suas vítimas on-line diariamente nos EUA. As vítimas mais frequentes de suas manipulações on-line prejudiciais à saúde são adolescentes e crianças que usam plataformas de mídia social, jogam jogos on-line ou visitam salas de bate-papo on-line para se comunicar.
Quão perigosos são os predadores on-line?
Todo pai responsável que se preocupa com o bem-estar físico e mental de seus filhos é uma prioridade de primeira linha. Como quase toda criança aos 7 anos de idade tem seu telefone, os pais devem estar cientes de todos os perigos que seus filhos podem enfrentar ao navegar on-line. Um deles, e um dos mais sérios, são os predadores on-line. Por esse motivo, os pais devem instruir seus filhos sobre os predadores on-line, como eles podem prejudicá-los e o que deve ser feito para evitá-los.
Portanto, aqui estão as consequências de se comunicar com predadores on-line que seu filho deve conhecer:
- Exploração sexual: Predadores on-line podem aliciar crianças para fins sexuais, incentivando-as a compartilhar conteúdo explícito, fotos ou vídeos de nudez ou, o que é ainda mais chocante, a se envolver em atividades sexuais.
- Cyberbullying: Predadores on-line podem intimidar suas vítimas espalhando rumores ou informações embaraçosas.
- Perda de privacidade: Eles podem criar relacionamentos amigáveis com seu filho e confiar tanto nele que compartilham suas informações pessoais ou detalhes de cartão de crédito, o que pode levar ao roubo de identidade ou a perdas financeiras.
- Manipulação emocional: Os predadores on-line podem ser tão educados e gentis com seus filhos que eles confiam neles em tudo. Como resultado, eles obterão controle sobre o bem-estar emocional deles.
- Riscos de segurança física: Os predadores podem tentar marcar encontros pessoais com seu filho, colocando suas vítimas em risco de danos físicos ou sequestro.
- Impacto na vida educacional: As crianças podem ter problemas na escola devido aos efeitos emocionais das interações predatórias.
Táticas comuns dos predadores on-line
Um risco que seus filhos correm quando estão on-line é o de serem vítimas de predadores on-line que pretendem sequestrá-los e usá-los para trabalho, escravidão sexual ou outras intenções horríveis. Muitos predadores on-line têm táticas especiais para atrair seus filhos. Aqui estão algumas delas.
- Eles abordam crianças que têm poucos amigos, se sentem sozinhas, não têm dinheiro ou se sentem rebeldes. Se seu filho tiver sofrido abuso ou estiver em um lar desestruturado, isso pode aumentar o risco de ele se tornar vulnerável.
- Os predadores perseguem crianças e adolescentes devido à sua ingenuidade, mas podem ser mais vulneráveis emocionalmente a crianças que passam por dificuldades pessoais.
- Eles farão muitas promessas às crianças, como fama, liberdade ou amor.
- Os predadores de crianças vão para a mídia social e tentam atrair crianças para lá. Às vezes, eles podem se passar por crianças mais próximas da idade da vítima, pois é fácil fingir ser alguém que não é nas mídias sociais.
- Um predador on-line estabelecerá um relacionamento próximo com elas e criará sua confiança nas mídias sociais. Em seguida, ele pode pedir para se encontrarem em algum lugar, e a criança é vítima do predador.
- Na vida real, um predador tentará sequestrar crianças ou adolescentes em áreas onde eles se encontram. Não há lugar seguro para crianças, desde escolas, cinemas, shopping centers, shows, festas ou aeroportos. Em qualquer local que tenha jovens, os predadores podem estar à espreita. Como essas áreas estão cheias de pessoas, um traficante pode ter como alvo alguém sozinho.
Lembre-se de que muitos adolescentes são livros abertos. Eles tendem a compartilhar demais, o que os leva a se tornarem alvos de predadores. Estima-se que mais da metade dos adolescentes de 16 a 17 anos compartilham algumas informações pessoais. Isso pode fazer com que um adolescente caia nas mãos de um predador, portanto, tome cuidado.
Como os predadores on-line encontram suas vítimas?
Na maioria dos casos, predadores on-line Em busca de novas vítimas, eles visitam plataformas de mídia social, salas de bate-papo públicas e jogos on-line com recursos de bate-papo para encontrar e atingir vítimas em potencial. Se, por exemplo, a conta de mídia social de seu filho estiver aberta (não configurada no modo privado), ele poderá deixar comentários em suas postagens ou escrever mensagens diretas para ele.
Bem, como os predadores on-line encontram suas vítimas? Aqui estão as etapas envolvidas.
- Quando encontram a vítima, eles dizem palavras gentis e elogios agradáveis para obter confiança, mentem sobre a idade e fingem ser um pouco mais velhos do que a vítima em potencial. Respostas frequentes a histórias e curtidas também fortalecerão os relacionamentos e facilitarão o aliciamento de seu filho.
- Quando um predador on-line Ao perceber que as crianças respondem às suas mensagens ou comentários e conversam regularmente com elas quando jogam jogos on-line, eles podem começar a fazer perguntas particulares, por exemplo, se elas se comunicam bem com os pais, quantos amigos têm, como é o relacionamento com os colegas na escola etc. Eles fazem isso para encontrar um ponto fraco.
- Quando descobertos, eles constroem barreiras entre a criança e seus pais ou colegas para isolá-la ainda mais. Quando a criança percebe que somente os amigos com quem conversa on-line podem apoiá-la, ela começa a acreditar que ninguém pode ouvi-la melhor do que ela - e é aí que ocorre o segundo estágio do plano dos predadores on-line.
- Uma criança começa a conversar com um predador on-line com mais frequência. Eles acordam e dormem com o telefone nas mãos, digitando uma nova mensagem de texto para seu "amigo íntimo". Agora, eles acreditam que têm relacionamentos sólidos com alguém que querem proteger, e as conversas se tornam mais íntimas.
- O predador on-line podem fazer perguntas íntimas a uma criança para interessá-la. Elas podem compartilhar fotos de si mesmas ou de outras crianças, nuas ou parcialmente nuas. Depois, podem incentivar seu filho a compartilhar fotos/vídeos parcial ou totalmente nus com eles.
- Quando uma criança compartilha imagens ou vídeos, o predador on-line ganha controle e pode ameaçar compartilhar essas imagens com os pais ou amigos da criança para forçá-la a enviar mais. Isso é chamado de sextorção. O principal objetivo aqui é transformar relacionamentos emocionalmente dependentes em relacionamentos emocionalmente controladores e abusivos.
Sinais de que seu filho está sendo manipulado por um predador on-line
Um predador de crianças pode tentar adotar uma abordagem lenta com seu filho, conhecida como aliciamento de crianças. Os predadores on-line podem conquistar a confiança de uma criança com o tempo e podem até tentar conquistar a confiança dos adultos que os cercam. Muitas vezes, o aliciamento pode ser sutil, e a criança pode não perceber até que seja tarde demais.
Aqui estão alguns sinais de que seu filho pode estar sendo vítima de aliciamento.
- Os groomers podem ser reservados. Se o seu filho estiver sendo vítima de grooming, ele poderá ficar na defensiva se você tentar investigar a conduta on-line dele. Ele poderá mudar de tela, fechar abas ou ficar emocionado se você perguntar.
- Se o seu filho estiver sendo vítima de aliciamento, ele poderá estar on-line mais do que o normal.
- Observe as mudanças na forma como seu filho se comunica on-line. Ele pode começar a usar aplicativos ou plataformas de mensagens desconhecidos, ou suas conversas podem se tornar mais reservadas e menos abertas.
- Seu filho pode apresentar mudanças de humor inexplicáveis, ficar excepcionalmente retraído ou parecer ansioso ou deprimido.
- Se seu filho começar a receber presentes, dinheiro ou outras vantagens de contatos on-line que ele não quer discutir, isso pode ser um sinal de que um predador on-line o está manipulando.
- O tosador também pode fazer amizade com você. Ele pode pedir para falar com você, e você pode até gostar dele. Ele pode se passar por um modelo de criança ou por outra criança ou adolescente.
- Seu filho quer ir a um lugar pelo qual nunca se interessou. Infelizmente, esse lugar pode ser a área onde um predador quer encontrar a criança.
Como você pode ver, os predadores on-line são secretos, e muitos sinais podem ser confundidos com o comportamento típico de um adolescente. Por exemplo, muitas crianças querem privacidade on-line e podem ser reticentes em relação às suas opiniões, mas não estão sendo manipuladas. Entretanto, qualquer atividade suspeita deve ser investigada por você o mais rápido possível.
Consequências legais para predadores on-line
As consequências legais que um predador pode enfrentar dependem de seu estado. Muitas leis, como a idade de consentimento ou detalhes específicos, podem ser diferentes. Portanto, verifique as leis locais para saber como um predador é punido em sua região.
Entretanto, em todos os estados, devemos observar que o estupro é um crime punível com prisão e exige que a pessoa se registre como agressor sexual pelo resto da vida. Além disso, pode haver leis específicas, como a impossibilidade de adultos corromperem um menor por meio de conversas sexualmente explícitas.
O que você deve fazer se seu filho for vítima de predadores on-line?
- Em primeiro lugar, ligue para o departamento de polícia local ou para o 911 e informe qualquer perigo imediato. Muitos departamentos de polícia têm unidades especializadas em crimes cibernéticos que lidam com casos envolvendo predadores on-line.
- Denuncie serviços/plataformas on-line onde tenha ocorrido grooming.
- Entre em contato com os serviços locais de proteção à criança ou com organizações especializadas em segurança infantil para obter orientação e apoio.
- Para se recuperar após o trauma mental/físico, você deve procurar um profissional de saúde mental para ajudar seu filho a se recuperar.
- Lembre-se de conversar com seu filho o máximo possível. Construa relacionamentos fortes e amigáveis com eles para que sempre saibam que você não é apenas uma pessoa com quem eles podem compartilhar livremente suas conquistas e sucessos, mas também um ombro onde podem chorar.
Como conversar com seu filho sobre predadores on-line
Você deve conversar com seu filho sobre predadores on-line assim que perceber que eles começam a usar a mídia social, jogar jogos on-line ou visitar salas de bate-papo para se comunicar. Explique a eles por que não devem compartilhar informações pessoais com estranhos e quais podem ser as consequências. Seja calmo, mas sério. Diga a eles que sempre podem contar com você e que devem lhe contar tudo assim que sentirem que algo estranho ou desconfortável está acontecendo com eles.
Dicas para os pais protegerem seus filhos de predadores on-line
Bem, como você, como pai, pode proteger seu filho de um predador on-line? Vamos explicar isso sem mais delongas.
Fique protegido contra predadores on-line com o aplicativo de controle parental do uMobix
A instalação de um aplicativo de monitoramento confiável no celular é uma das soluções mais eficazes para saber sempre sobre as atividades on-line de seu filho. Com uMobixVocê será capaz de:
- Leia todas as mensagens de texto que eles enviam e recebem por meio das plataformas de mídia social e dos aplicativos de mensagens instantâneas mais populares (no iPhone, você terá um recurso incrível que permite responder às mensagens de texto que você recebe no Instagram e no Facebook).
- Descubra se eles usam aplicativos de namoro e quais mensagens de texto compartilham neles.
- Verifique se eles não entram em contato com estranhos por meio de chamadas telefônicas, SMS ou MMS. Em caso afirmativo, bloquear números suspeitos.
- Você também poderá ouvir o ambiente ao seu redor para verificar, por exemplo, se ele está na escola e não em outro lugar.
- Com o recurso de instantâneo da câmera, você pode usar a câmera frontal ou traseira para tirar uma foto das pessoas que estão próximas a eles.
A lista de recursos que esse aplicativo de controle parental oferece não se limita aos mencionados acima. Há mais de 40 recursos avançados de monitoramento que ele envolve, e todos eles são projetados para proteger seu filho.
Monitorar a atividade on-line
As crianças passam muito tempo on-line. Portanto, você deve monitorar suas atividades on-line e estabelecer limites para o tempo que elas passam on-line. A ativação de limites de tempo de tela usando recursos integrados do telefone e controles parentais de terceiros permitirá que você gerencie quanto tempo elas ficam on-line e o que consomem.
Por exemplo À noite, esse método será o mais útil, pois garantirá que eles realmente durmam e não conversem com usuários em potencial.
Converse com seu filho
Fale sobre os perigos de conversar com um estranho on-line sobre assuntos sexuais e discuta o que pode acontecer se ele fizer isso. Não se esqueça de dizer a eles que muitos predadores podem se passar por pessoas de sua idade e que eles precisam ser céticos com relação a qualquer pessoa que conheçam.
Por exemplo Aconselhe-os a informá-lo imediatamente se perceberem algo suspeito ao se comunicarem com alguém (muita atenção de um novo amigo, mensagens de texto estranhas, tópicos muito delicados ou a intenção de compartilhar dados particulares ou contar sobre o ambiente, os amigos ou os pais).
Mantenha as informações pessoais em sigilo
As informações pessoais devem ser sempre pessoais. Seu filho deve entender quais informações podem ser compartilhadas on-line e quais não podem (endereço residencial, nome da escola ou número de telefone). Fale a eles sobre a definição de predadores on-line e sobre a importância de informá-lo se perceberem algo estranho ou suspeito.
Por exemplo Você pode dizer ao seu filho o seguinte: "Se alguém que você não conhece pedir o endereço da nossa casa ou o seu número de telefone, ou se essa pessoa fizer você se sentir desconfortável de alguma forma, você deve vir me avisar imediatamente".
Mantenha-se envolvido
Você deve estar envolvido nas comunicações on-line de seu filho para mantê-lo seguro. Ao manter-se envolvido, você pode ensinar a eles um comportamento on-line responsável e apoiá-los, se necessário.
Por exemplo Seja um bom amigo para que eles sempre possam confiar seus segredos, problemas e emoções a você.
Conclusão
Os predadores on-line representam ameaças significativas à segurança das crianças, usando várias táticas para explorá-las por meio de mídias sociais, jogos on-line e salas de bate-papo. Como mais de 50% das crianças de 12 a 15 anos são aliciadas on-line, os pais devem fazer o possível para protegê-las.
Agora você sabe como conversar com seu filho sobre predadores on-line para ficar do lado seguro. Explique os perigos de compartilhar informações confidenciais on-line, informe-os sobre predadores on-line e como detectá-los, envolva-se ativamente nas atividades on-line deles, use o aplicativo de controle dos pais uMobix e seja sempre um amigo que apoia e não julga, para que eles possam confiar em você para qualquer coisa. É melhor para eles serem "filhos da mamãe" do que vítimas de alguém.
Pare de adivinhar, apenas rastreie com o uMobix
Aplicativo para pais que garante sua tranquilidade
Experimente agoraÚltimos posts
- Como ver o que alguém curte no Instagram? 2 maneiras de trabalhar
- Mecanismo de busca Kids Safe vs. Controle dos pais: Prós e contras
- Aplicativos perigosos para crianças: Guia completo para os pais
- O que são jogos Gacha? Eles são seguros para crianças?
- Como limitar o tempo de YouTube para seus filhos? Guia completo