Atualmente, todos os pais tentam manter o controle sobre as atividades dos filhos. Os riscos dos jogos on-line tornam-se cada vez mais óbvios. Então, vamos nos aprofundar nesse tópico.
Perigos dos jogos on-line
Com moderação, os jogos podem ser divertidos para você ou seu filho para relaxar. Entretanto, com os videogames on-line, há riscos aos quais você deve estar atento se for pai ou mãe. Esse sentimento se aplica ainda mais se o seu filho estiver jogando um jogo criado para causar dependência ou ser predatório para o jogador.
Esta publicação entrará em detalhes sobre os riscos que os jogos on-line podem representar.
Vício em jogos
A primeira é óbvia: os jogos podem ser viciantes. Embora qualquer passatempo possa ser viciante, os jogos on-line apresentam um risco ainda maior para seu filho. Há sempre uma nova tarefa no jogo a ser realizada e, devido à sua natureza on-line, a maioria dos jogos não pode ser pausada pelos jogadores, o que significa que seu filho não pode sair imediatamente sem perder o progresso. Dependendo de onde seu filho estiver no jogo, talvez seja necessário afastá-lo do telefone ou do computador.
Muitos jogos usam os mais recentes truques psicológicos para ser viciante, desde dar aos jogadores uma descarga de dopamina quando eles terminam de realizar uma tarefa até dificultar que eles desistam no momento.
Em casos extremos, o vício pode fazer com que seu filho se torne agressivo se tiver que sair, levando-o a deixar de lado suas tarefas para jogar mais.
Lembre-se de que você está no controle. Só deixe seu filho jogar depois que ele tiver feito suas tarefas e tenha um limite de tempo. Em seguida, dê um aviso quando o tempo estiver quase acabando e, quando terminar, tire-o do jogo. Dessa forma, você pode minimizar os riscos do vício em jogos on-line.
Predadores on-line
Com os jogos on-line, as crianças podem conhecer pessoas de todo o mundo e fazer amizades que podem durar a vida toda. Infelizmente, um dos riscos mais significativos dos jogos on-line são os predadores que se fazem passar por crianças. Os O FBI alertou que mais de 500.000 predadores estão caçando crianças on-line diariamente, sendo os jogos um alvo.
Os jogos infantis seguros tendem a ter um bate-papo limitado, mas esse não é o caso de todos os jogos. Portanto, você deve monitorar continuamente seus filhos e garantir que a pessoa com quem eles estão conversando seja da idade deles.
Impactos na saúde
Embora os jogos tragam benefícios à saúde com moderação, como o alívio do estresse e a solução de problemas, o excesso de jogos pode levar a problemas de saúde. Por exemplo, uma criança que joga a noite toda pode ter consequências mentais e físicas devido à falta de sono. Ela pode sofrer de depressão e ansiedade, aumentar o risco de obesidade e lidar com outras consequências.
Embora esses sejam casos extremos, houve pessoas que acabaram hospitalizadas ou até mesmo morreram devido à desnutrição causada pelo excesso de jogos.
Para evitar isso, certifique-se sempre de que seu filho jogue com moderação. Sua família pode evitar muitos riscos dos jogos on-line com um limite de tempo. Como dissemos, qualquer coisa pode ser viciante, mas alguns jogos são projetados para serem ainda mais viciantes do que a média.
Compras no jogo
Muitos sites de jogos têm DLCAs compras de jogos são feitas por meio de microtransações, ou loot boxes. Essas compras podem melhorar a experiência do jogador, mas têm um preço. No caso das microtransações, o preço é pequeno, mas aumenta. Não é inédito que uma criança gaste milhares de dólares por ter acesso ao cartão de um dos pais.
Mantenha sempre suas informações de pagamento bloqueadas e certifique-se de aprovar todas as compras. Além disso, observe o tipo de jogo que está sendo jogado. Muitos jogos gratuitos são predatórios em relação às compras no jogo, não permitindo que o jogador progrida muito a menos que pague. Às vezes, vale a pena pagar em dinheiro por um jogo antecipadamente para evitar microtransações.
Exposição a conteúdo inapropriado
Os jogos on-line para crianças tendem a não ter isso. Entretanto, muitos jogos on-line podem ter conteúdo questionável, como violência excessiva ou conteúdo sexual. Portanto, é fundamental verificar a classificação do jogo antes de comprá-lo para seu filho. No entanto, as interações on-line não são classificadas, mesmo que o jogo seja classificado como E. Além disso, muitos jogos têm controles dos pais para evitar que seu filho seja exposto a um jogador furioso do outro lado, portanto, verifique os recursos de segurança do jogo antes de comprá-lo.
Infelizmente, é difícil evitar todo conteúdo inadequado quando seu filho está na Internet. No entanto, ao estar atento e implementar vários controles dos pais, você pode reduzir o risco de seu filho encontrar esse conteúdo.
Cyberbullying
Um dos muitos riscos dos jogos on-line é a brincadeira. bullying. Alguns jogadores podem ser totalmente abusivos com outros e podem até seguir o usuário fora do jogo. Monitore continuamente a sessão de uma criança para garantir que ninguém a esteja intimidando e incentive o bloqueio de qualquer usuário que o faça.
O cyberbullying pode ser perigoso se não for monitorado. Embora muitos pais acreditem que ele não tenha tanto impacto quanto o bullying no mundo real, ele ainda pode ter um efeito mental sobre seu filho, levando-o à depressão ou à automutilação. Portanto, se você perceber que seu filho está sofrendo bullying, certifique-se de cortar o mal pela raiz o mais rápido possível.
Dificuldade em distinguir a realidade da fantasia
A maioria dos idosos crianças com mente sã podem separar ficção de realidade. No entanto, se a criança for pequena, ela pode não conseguir separar o jogo do mundo real, especialmente se for imersivo. Se a criança parecer estar tendo problemas, eduque-a continuamente. A maioria das pessoas que jogam sabe a diferença entre o mundo real e o fictício, dito isso.
Vírus
A maioria dos jogos vendidos em lojas não apresenta esse risco. Entretanto, alguns dos chamados jogos gratuitos em sites suspeitos podem conter vírus. Portanto, quando seu filho estiver jogando, verifique se ele está acessando os sites corretos. Além disso, certifique-se de que seu computador tenha a proteção antivírus mais recente instalada. Dessa forma, seu computador estará em melhores mãos.
Golpes de phishing
Alguns usuários estão tentando enganar seu filho. Por exemplo, alguns podem alegar que têm moeda excessiva no jogo e precisam apenas de algumas informações. No entanto, isso é um estratagema para roubar as informações de seu filho.
Monitore constantemente a atividade de seu filho. Por exemplo, se seu filho vier até você precisando do seu cartão, pergunte do que se trata. Se parecer um golpe, investigue e instrua seu filho.
Privacidade
Alguns jogos podem representar um risco à privacidade, exigindo ou exibindo informações que talvez você não queira que seu filho revele, como um número de telefone ou o nome dele. Certifique-se sempre de que seu filho mostre apenas as informações com as quais você se sente confortável. Verifique as configurações de privacidade de um jogo para garantir que seu filho não esteja mostrando nada que você não queira que ele mostre.
Dicas para manter as crianças seguras enquanto estiverem on-line
Os riscos dos jogos on-line podem ser minimizados com o seguinte dicas:
- Em primeiro lugar, sempre estabeleça um horário para que seu filho possa jogar. Nunca deixe que ele jogue demais, especialmente se ainda não tiver concluído suas tarefas.
- Se um jogo tiver um aplicativo de controle dos pais, defina os controles de acordo.
- Mantenha suas informações de pagamento com você e nunca as forneça a uma criança.
- Sempre examine qualquer pessoa com quem seu filho converse no jogo para garantir que ela seja uma pessoa real e não alguém que esteja fingindo ser outra pessoa.
- Compre jogos apropriados para a idade de seu filho.
- Considere usar um aplicativo de rastreamento de telefone ou computador para ver o que seu filho está fazendo.
Fique alerta com o uMobix
Uma maneira de manter seus filhos seguros enquanto estiverem on-line é usar um aplicativo de rastreamento, que pode monitorar suas atividades, limitar determinados aplicativos e rastrear qualquer conversa dentro ou fora do jogo. Além disso, você pode definir horários para que seu filho não jogue excessivamente.
Aplicativos como uMobix pode manter a segurança dos jogos do seu filho e, ao mesmo tempo, mantê-lo alerta para qualquer perigo que as pessoas possam representar para ele.
Palavras finais
Os jogos on-line podem ser divertidos para seu filho, mas apresentam riscos. Isso não quer dizer que seu filho não possa jogar, mas é fundamental que você, como pai ou mãe, conheça os perigos dos jogos on-line e tenha isso em mente sempre que ele estiver jogando. A maioria das crianças terá uma experiência de jogo agradável, e você também, mas agora você está preparado caso algo dê errado.
PERGUNTAS FREQUENTES
Usando um aplicativo de rastreamento de telefone, você pode controlar com quem seu filho conversa e limitar o tempo que ele passa no jogo. Além disso, você deve sempre se certificar de que está comprando um jogo apropriado para seu filho.
Se o seu filho estiver jogando um videogame apropriado para a idade com moderação, então não. No entanto, se ele se tornar viciado, isso poderá mudar o seu comportamento. Ele poderá ser teimoso para sair do jogo e, se ficar sem dormir, isso também poderá afetar seu comportamento. Se você notar alguma mudança, talvez seja necessário fazer uma intervenção.
A maioria dos jogos tem uma classificação que indica se o jogo é para todos, para crianças mais velhas, adolescentes ou para um público maduro. Além disso, essas classificações tendem a incluir uma descrição do conteúdo encontrado no jogo. Você também pode procurar mais informações sobre o jogo on-line. Informe-se e então você poderá decidir se o jogo é apropriado para seu filho. Portanto, os riscos dos jogos on-line podem ser evitados.
O vício em jogos on-line pode ter vários efeitos colaterais. Um exemplo é o fato de a criança não conseguir sair do jogo sem se tornar agressiva. E outro tipo de risco dos jogos on-line é quando a criança fica sem dormir, aumentando o risco de ansiedade, depressão e obesidade.
Sempre jogue com moderação. Se achar que seu filho está jogando demais, fique à vontade para impor um toque de recolher.
Pare de adivinhar, apenas rastreie com o uMobix
Aplicativo para pais que garante sua tranquilidade
Experimente agoraÚltimos posts
- Sweet Bobby: Meu pesadelo com o peixe-gato - Análise da história e perigos da pesca com peixe-gato
- Como ver o que alguém curte no Instagram? 2 maneiras de trabalhar
- Mecanismo de busca Kids Safe vs. Controle dos pais: Prós e contras
- Aplicativos perigosos para crianças: Guia completo para os pais
- O que são jogos Gacha? Eles são seguros para crianças?