As crianças são felizes quando crescem em um ambiente familiar amigável e recebem bom apoio e amor de seus pais. Indivíduos felizes e mentalmente independentes são formados com bons exemplos de comportamento que só podem ser obtidos de seus pais. Infelizmente, nem todas as crianças conseguem isso. Os motivos podem ser diferentes: problemas em casa, no trabalho ou no relacionamento conjugal, bem como falta de recursos financeiros, são alguns dos mais comuns. Seja qual for o motivo, a pessoa que sempre sofre é a criança.
Como regra geral, as crianças sentem até os menores problemas em uma família com o poder mais vital. Quando sentem uma pressão constante por parte dos pais, elas podem se sentir sem valor, infelizes e sem confiança, o que, por sua vez, pode levar a problemas mais graves no futuro, como falta de motivação, autoestima e poder que nos impulsiona a melhorar e obter sucesso nas coisas que fazemos.
Então, o que você deve fazer como pai ou mãe se perceber que está sempre gritando e criticando seu filho? E se você tiver se tornado um desses pais tóxicos? e quais são os sinais de pais tóxicos que você deveria conhecer? Bem, estamos aqui para ajudá-lo.
O que são pais tóxicos?
"Pai tóxico" não é um termo médico que descreve um transtorno mental. Também não é um conceito claramente definido. Então, o que são pais tóxicos? Em resumo, o termo "pais tóxicos" abrange os comportamentos negativos dos pais que afetam negativamente o senso de autoestima, amor próprio e confiança dos filhos.
Qual é um dos principais sinais de pais tóxicos? De acordo com a classificação da Clevland Clinic, um pai tóxico O pai tóxico se preocupa com ele mesmo em primeiro lugar, e a criança fica em segundo plano. Em vez de ser um ombro para chorar ou uma pessoa com quem compartilhar todos os segredos, o comportamento dos pais tóxicos pode ser descrito como um comportamento física, emocional ou sexualmente abusivo.
Uma mãe ou um pai tóxico pode ser muito exigente, cruel, duro, controlador e crítico, colocando seus filhos em alto risco de problemas de saúde física e mental de longo prazo que persistem até a idade adulta. Suas ações podem ser descritas como uma forma negativa de moldar a vida do filho.
Tipos de pais tóxicos
Bem, depois de saber a resposta para "O que é um pai tóxico?", talvez você se interesse pelos tipos de pais tóxicos. Que bom para você: A seção abaixo lhe dará a resposta e, quem sabe, você pode se encontrar em um deles.
- Desdenhoso: Ser desdenhoso é um dos sinais de pais tóxicos. Um pai subestima ou ignora completamente os sentimentos e as emoções de seu filho. Eles não se preocupam com suas necessidades e não estão interessados em seus desejos ou possíveis preocupações. Eles criam um ambiente no qual o filho se sente subestimado e sem valor.
- Narcisista: Em geral, os filhos de pais narcisistas se tornam adultos que não têm empatia, têm dificuldades com a intimidade e acham difícil sair de suas conchas socialmente.
- Prepotente: Um pai tóxico do tipo helicóptero está excessivamente envolvido na vida do filho e sempre tenta controlar e interferir em todos os aspectos do desenvolvimento da criança. Eles tomam decisões pela criança, impedindo-a de sofrer consequências naturais e de aprender com os erros. Esse comportamento pode fazer com que a criança se sinta ansiosa e incapaz de lidar com os desafios da vida de forma independente.
- Passivo ou permissivo: Os pais passivos, também chamados de permissivos, evitam conflitos e não estabelecem regras ou expectativas para seus filhos. Eles raramente estabelecem limites ou disciplinam seus filhos. Como resultado, os filhos criados por pais permissivos podem ter uma vida caótica e ter dificuldades com a autoridade.
15 sinais de um pai tóxico
Apesar dos muitos sinais de pais tóxicos, descreveremos os mais frequentes na seção abaixo. Fique atento a esses sinais de pais tóxicos para saber se você tem pais tóxicos:
- Abuso verbal
Esse é um dos principais sinais de um pai tóxico. Se você se lembra de seus pais tóxicos gritando com você, culpando-o pelo que você fez de errado etc., você é vítima de abuso verbal. Pode parecer que isso não é tão importante, pois não há danos físicos, mas os danos emocionais continuam sendo danos.
- Abuso físico
Uma das coisas mais terríveis é quando um pai tóxico levanta a mão em uma criança. Os pais podem ver isso como um "método de educação", mas a violência nunca é uma boa solução. Infelizmente, ela tem sido usada em nosso sistema educacional há décadas, e é difícil se livrar dela agora.
- Manipulações
"Você me deixa triste com suas ações", "John sabe como se comportar, ao contrário de você". Isso lhe parece familiar? Se sim, você deve saber que o comportamento manipulador é um dos principais sinais de um pai tóxico. As pessoas usam manipulações quando não têm outra maneira de influenciar uma pessoa.
- Rigor
Os pais tóxicos geralmente se escondem atrás da rigidez. Essa é a maneira de compensar a falta de conhecimento sobre o que fazer com os filhos. A cultura moderna geralmente demonstra o rigor como um ponto forte e uma qualidade obrigatória, mas essa atitude é questionável.
- Sem afirmação
É normal que os pais admirem seus filhos e os tratem por suas realizações. Se uma criança não recebe afirmação, esse é o primeiro sinal de relacionamentos tóxicos entre pais e filhos. Pior ainda, essas atitudes serão transferidas para seus filhos no futuro, e gerações de pessoas tristes e sem confiança crescerão.
- Aprovação Amor
O amor deve ser incondicional. Se você ouvir de seu pai ou mãe tóxico que eles o amariam se... SE! Não deve haver "se" para o amor - lembre-se disso. As pessoas devem amar seus filhos só porque são crianças e porque são delas!
- Criticando
Os pais tóxicos nunca admitem seus erros e sempre culpam e criticam os outros. Um pai responsável e gentil está sempre pronto para admitir se fez algo errado. Uma das características tóxicas, por outro lado, é culpar e não apoiar o filho. É sempre fácil criticar, e alguns pais seguem esse caminho simples.
- Humilhação
A iluminação a gás e a humilhação são outros sinais de pais tóxicos. Essas são as armas dos fracos. Infelizmente, muitos pais escondem seus próprios problemas e medos por trás deles. As crianças não têm muitas maneiras de reagir a essas atitudes e se tornam simples vítimas das tentativas do adulto de aumentar sua autoestima.
- Narcisismo
Os pais tóxicos geralmente são vistos como narcisistas. Em alguns casos realmente graves, isso pode até se transformar em um transtorno de personalidade, o que leva à falta de empatia com os outros. Como nossos filhos são as pessoas mais próximas de nós, eles se tornam as primeiras vítimas de comportamentos narcisistas e, como não têm ideia do que se trata, não conseguem lidar com isso.
- Sempre certo
Os adolescentes que crescem em um ambiente tóxico afirmam que é impossível provar aos pais que eles estão errados, embora não tenham motivos para pensar assim. Sua principal isca é: "Eu sou seu pai, como posso estar errado?" Você sente o cheiro de toxicidade aqui?
- Intrusivo
Os pais tóxicos não respeitam o direito à privacidade dos filhos. Para eles, não há problema em entrar correndo no quarto dos filhos para verificar o que eles fazem ou explicar o que devem fazer. Isso afeta especialmente os adolescentes que estão apenas começando a ter sua vida pessoal e precisam de um espaço privado.
- Leitura de mentes
Infelizmente, as pessoas tóxicas geralmente esquecem que os outros não leem suas mentes. Elas ficam irritadas quando os outros não fazem o que elas precisam sem instruções e podem discutir com os outros sem motivo à primeira vista. Na verdade, toda a agressividade dessas pessoas vem da ignorância e do foco em si mesmas.
- Sem amigos
O mau relacionamento com os pais geralmente começa a se desenvolver porque eles não querem que seus filhos tenham amigos e contato geral com o mundo exterior. Eles veem a sociedade como um lugar perigoso, onde seus filhos só podem aprender maus hábitos.
- Sem interesse
Os pais tóxicos têm certeza de que seus filhos se interessam por coisas estúpidas e que seus hobbies não merecem nenhuma atenção, sejam eles música, dança ou jogos de computador. Eles acham que ajudam seus filhos a se voltarem para as coisas boas, como estudos, ciências e trabalho, mas essa atitude é tóxica.
- Facilmente ofendido
Fingindo que estão ofendidos, os pais tóxicos protegem sua posição e seus pontos de vista. Dessa forma, eles também tentam tornar o filho culpado de "ofendê-los" e inverter a situação. De fato, esse comportamento é outro tipo de manipulação.
E se seu parceiro apresentar sinais de coparentalidade tóxica?
É um erro pensar que a paternidade se torna tóxica somente quando ambos os pais têm a mesma atitude negativa. Mesmo que seja apenas uma mãe ou um pai tóxico, isso já influencia não apenas a criança, mas a atmosfera de toda a família. E se os filhos não puderem fazer nada a respeito disso, outro pai ou mãe, que não seja tóxico, pode tentar mudar as coisas.
De acordo com Aconselhamento da árvore de descansoA disciplina excessivamente severa, o abuso de substâncias e o envolvimento excessivo na vida do outro, que leva à falta de limites saudáveis e de independência, resultam em vários problemas. Entre eles estão a diminuição do bem-estar social, o desempenho acadêmico inferior e o aumento de problemas de saúde mental nas crianças. Além disso, esses comportamentos tóxicos podem criar um ambiente doméstico estressante, causando desafios emocionais e psicológicos de longo prazo para todos os membros da família.
Aqui estão algumas dicas para seguir se um dos sinais de pais tóxicos mencionados acima é o que descreve você:
- Priorize a saúde mental de seu filho, pois ele não é emocionalmente estável nessa idade, já que lidar com uma mãe ou um pai tóxico pode influenciar seu desenvolvimento futuro e sua vida adulta
- Busque apoio e não hesite em pedir ajuda - seja de seus próprios pais, amigos ou de um grupo de apoio on-line
- Seja consistente em tudo o que você faz e no apoio que oferece. É melhor não mudar repentinamente sua atitude ou comportamento, pois isso pode assustar a criança e quebrar sua confiança.
Como os traços tóxicos dos pais influenciam o futuro de seu filho?
Pais tóxicos Nunca pense em como essa atmosfera e os relacionamentos na família influenciam a vida futura de seus filhos. E isso influencia drasticamente! Aqui estão alguns traços e problemas de pais tóxicos que as crianças que cresceram em famílias venenosas encontram com frequência.
Problemas com a autoautenticação | Pessoas que passaram a infância com pais tóxicos muitas vezes lutam para se diferenciar de suas famílias. Eles ainda vivem na matriz de relacionamentos tóxicos e nem sequer entendem que podem viver separados dela e se desenvolver como personalidades individuais. Ainda são aqueles garotinhos e garotinhas cujas ações e emoções são ditadas pelo pai e pela mãe manipuladores. |
Não posso dizer não | Lidando com pais tóxicos geralmente envolve uma violação das fronteiras pessoais. Quando essas pessoas crescem, elas não estão familiarizadas com essa noção e não sabem como proteger seu ponto de vista ou se recusar a fazer algo que não querem. O excesso de controle não é saudável. Portanto, se você perceber essa característica entre os traços de seus pais tóxicos, livre-se dela imediatamente. |
Medo da intimidade | Aqueles que passaram por relacionamentos abusivos geralmente têm medo de se aproximar de outras pessoas. Isso leva à depressão e a problemas em suas próprias famílias e, como resultado, eles também se tornam pais tóxicos para seus filhos. Portanto, se você não deseja isso para seu filho, elimine esse comportamento de suas características de pais tóxicos. |
Transtornos de ansiedade | Pessoas que cresceram com É comprovado que pais tóxicos têm transtornos de ansiedade com mais frequência do que aqueles que cresceram em famílias normais. |
Portanto, criar um ambiente de amor e carinho para seus filhos é essencial se você quiser que eles se tornem membros felizes e responsáveis da sociedade quando crescerem.
Dicas para monitorar seu filho sem ser um pai tóxico
Você notou algum dos sinais listados acima de paternidade tóxica em seu comportamento e atitude em relação ao seu filho? Se a resposta for "sim", não pense que você é um pai ruim. Você pode estar pressionando muito seu filho porque se preocupa profundamente com o futuro e a segurança dele e quer que ele se torne forte e independente.
Ser pai é um desafio; mesmo os melhores pais podem, às vezes, perder a paciência ou se tornar excessivamente rigorosos. Lembre-se, apesar desses momentos, seu principal objetivo como pai é proteger e apoiar seu filho. Mas Como você os observa constantemente? e não romper seus relacionamentos? Aqui estão algumas dicas para fazer as coisas funcionarem bem e ainda monitorar seu filho.
Converse com seu filho regularmente
Você deve explicar ao seu filho por que monitorá-lo é tão importante para você como pai ou mãe e por que você está sendo tão protetor. Informe-os sobre as regras de segurança on-line - que conteúdo eles podem compartilhar on-line e o que deve ser mantido em sigilo. Ajude-o a entender as possíveis consequências de ser permissivo demais ou de não ter controle e por que essas medidas existem para protegê-lo de possíveis perigos. Esse entendimento ajudará seu filho a ver que suas intenções vêm de um lugar de cuidado e preocupação com o bem-estar dele.
Aplicativo de controle parental do uMobix para supervisão remota
Aplicativos de controle parental são um verdadeiro salvador de vidas nessa situação. Pais tóxicos optam por gaslighting e abuso; pais inteligentes e amorosos optam por rastreadores de telefone, como o uMobix. Você pode instalar esse aplicativo de monitoramento parental no dispositivo do seu filho e ficar informado sobre todas as atividades on-line e telefônicas dele em tempo real. É possível visualizar as mensagens de texto, chamadas, localização, histórico do navegador, mídia social, fotos, vídeos e muito mais. No Android, o relatório de captura de tela de todas as atividades é definido em intervalos de 10 segundos, enquanto no iOS as atualizações dependem da frequência do backup.
O mais importante é que você permanecerá anônimo durante todo o período de monitoramento (o que torna o uMobix o melhor aplicativo de controle parental), e seu filho não terá motivos para chamá-lo de pais tóxicos que não respeitam seu espaço pessoal. Você verá todas as mensagens e conversas deles, mas não espione só por espionar. Rastreie seus filhos apenas para a segurança deles e respeite o espaço pessoal deles.
Bem, como começar a usar o uMobix?
- Visite o site do uMobix, clique em "Try Now" (Experimente agora) e inscreva-se usando seu endereço de e-mail válido.
- Escolha o sistema operacional do telefone do seu filho e adquira um plano de assinatura preferencial.
- Consulte o e-mail para obter um guia de instalação passo a passo.
- Pegue o celular do seu filho e instale o aplicativo nele.
- Faça login na sua conta do uMobix no seu dispositivo.
- Comece a rastrear suas atividades on-line por meio de um painel on-line remoto acessível de qualquer dispositivo ou navegador.
Com o uMobix, você pode ter certeza de que seu filho está são e salvo. E, o que é mais importante, você não será um pai tóxico, pois eles não saberão que você está monitorando todas as atividades on-line deles.
Faça amizade com eles nas redes sociais
Comece enviando aos seus filhos uma solicitação de amizade no Facebook, Instagram e outras redes sociais. No entanto, não os pressione a aceitar; eles devem optar por adicionar você por conta própria. Essa abordagem ajuda a criar confiança e respeito pela autonomia deles. Seja gentil e paciente.
Muitos adultos lutam contra os efeitos da paternidade tóxica porque não se sentem à vontade para compartilhar seus sentimentos e emoções com os pais. Portanto, incentivar a comunicação aberta e respeitar as decisões de seu filho pode ajudar a evitar esses problemas e construir um relacionamento mais saudável e solidário.
Converse com seu filho regularmente
Todos nós precisamos de apoio, mesmo quando adultos. Precisamos de uma pessoa em quem possamos confiar e a quem possamos contar tudo sem medo de sermos criticados ou julgados por nossos delitos. Então, imagine como isso é importante e necessário para seu filho. Um relacionamento de confiança - essa deve ser sua prioridade no #1.
Use os mecanismos de busca
Tente pesquisar o nome do seu filho no Google. Às vezes, isso pode revelar informações interessantes ou mostrar algumas de suas publicações em fóruns e redes sociais.
Use o rastreamento de localização
Muitos serviços gratuitos de rastreamento de localização podem ajudá-lo a rastrear a localização de seu filho em tempo real sem que ele telefone. Por exemplo, o Find My Device para Android, o Find My para iOS ou uma maneira antiga e clássica oferecida pelo Google Maps que funciona em ambos os sistemas operacionais. Essas ferramentas estão integradas em qualquer telefone celular, portanto, você pode começar a usá-las imediatamente. Lembre-se apenas de seguir as instruções de configuração de cada aplicativo para garantir que funcionem corretamente.
Considerações finais sobre pais tóxicos
É essencial conhecer todas as características de um pai tóxico para saber o que evitar em sua própria família. Infelizmente, as gerações anteriores de pais não tinham conhecimento dessas coisas; eles estavam mais focados na sobrevivência (rs), mas os tempos são diferentes agora, e você pode foco na saúde psicológica em sua própria família.
Portanto, considere as falhas de seus pais e não siga as mesmas falhas quando for pai ou mãe. Ao fazer isso, você não se tornará um pai tóxico. Seja uma parte melhor de você mesmo. Aprecie os sentimentos de seus filhos e sempre priorize a comunicação aberta para construir relacionamentos amigáveis e confiáveis com eles. criação gentil aqui.
Para garantir a segurança on-line deles, você precisa saber onde eles estão e no que estão interessados usando uma ferramenta como o uMobix. Esse aplicativo de controle dos pais funciona de forma discreta, para que seu filho não saiba que você o está monitorando. Ele fornece informações detalhadas sobre suas atividades on-line, ajudando você a se manter informado e a proteger seus filhos sem incomodá-los.
Pare de adivinhar, apenas rastreie com o uMobix
Aplicativo para pais que garante sua tranquilidade
Experimente agoraÚltimos posts
- Como ver o que alguém curte no Instagram? 2 maneiras de trabalhar
- Mecanismo de busca Kids Safe vs. Controle dos pais: Prós e contras
- Aplicativos perigosos para crianças: Guia completo para os pais
- O que são jogos Gacha? Eles são seguros para crianças?
- Como limitar o tempo de YouTube para seus filhos? Guia completo