O Snapchat obteve um aumento significativo de usuários entre 18 e 24 anos em todo o mundo. As mulheres nessa faixa etária representam mais de 17% de todos os usuários, o que as torna um mercado-alvo importante para o aplicativo. Enquanto o número de usuários do Snapchat aumentou e atingiu mais de 548 milhões em 2022, o que representa 123% a mais do que em 2018, Relatórios do Statista que, até 2027, estima-se que 673 milhões de pessoas usarão esse aplicativo de mensagens instantâneas.
O Snapchat é uma plataforma em que as mensagens, ou snaps, desaparecem depois de serem abertas. Devido à sua natureza, o envio de nudes é bastante popular e, infelizmente, os adolescentes fazem isso diariamente aqui. Como resultado, esse aplicativo de mensagens instantâneas pode ser um paraíso para predadores sexuais, e você deve estar atento para manter seu filho protegido contra sexting no Snapchat.
É aí que o uMobix, um aplicativo de controle parental que está no mercado há anos, entra em cena. Com sua experiência, o uMobix sabe como garantir a segurança ao usar aplicativos como o Snapchat. Ele oferece aos pais as ferramentas para monitorar a atividade e ajudar a proteger seus filhos de possíveis perigos, incluindo o envio de mensagens de texto pelo Snap quando estiver on-line.
Neste artigo, você descobrirá o que é sexting no Snapchat e por que as crianças são as vítimas mais frequentes do envio de nudes no Snapchat, e obtenha a resposta para a pergunta: Por que o Snapchat é usado para sexting? Vamos nos aprofundar.
O que é sexting no Snapchat?
Sexting no Snapchat refere-se ao ato de enviar mensagens, fotos ou vídeos sexualmente explícitos por meio do aplicativo Snapchat. Como todas as mensagens são enviadas pelo Snapchat e se autodestroem, muitos usuários têm uma falsa sensação de segurança de que seu conteúdo não será salvo ou compartilhado, o que explica por que muitos usuários enviam nudes pelo Snapchat.
Infelizmente, essa não é a verdade. Muitos usuários, especialmente aqueles com intenções mal-intencionadas (predadores on-line e médiuns), ainda podem fazer capturas de tela ou usar software de terceiros para salvar o conteúdo que obtêm por meio da plataforma.
Por que o Snapchat é usado para sexting?
O Snapchat é um dos aplicativos favoritos dos adolescentes devido ao seu recurso de mensagens que desaparecem (as mensagens de texto são automaticamente apagadas quando o destinatário as abre e lê). Assim, as crianças têm uma falsa sensação de liberdade, o que lhes permite enviar qualquer mensagem e compartilhar vários vídeos e fotos sem se preocupar com a possibilidade de serem compartilhados com outros usuários. Aqui estão os principais motivos que explicam a imensa popularidade do sexting no Snapchat entre adolescentes:
- Todo o conteúdo que eles compartilham por meio da plataforma é excluído instantaneamente assim que o destinatário o lê, dando a ele a ideia errada de que não será compartilhado com outros usuários.
- O Snapchat alerta os usuários se alguém fizer uma captura de tela do seu Snap sexting, o que faz com que eles se sintam no controle. Mas as pessoas ainda podem usar outras maneiras de salvar os snaps.
- Devido à natureza temporária dos snaps, as crianças acham que o aplicativo oferece um alto nível de segurança e anonimato, incentivando-as a compartilhar nudez no Snapchat.
- O aplicativo é fácil de usar, exigindo um esforço mínimo para compartilhar conteúdo com outros usuários.
Apesar da percepção de segurança, o sexting no Snapchat ainda carrega riscos significativosOs destinatários podem salvar o conteúdo ou compartilhá-lo sem consentimento.
Estatísticas de sexting no Snapchat
O Snapchat, amplamente considerado por pais e especialistas em segurança como um dos aplicativos mais perigosos para crianças, foi incluído na Dirty Dozen List de 2023 - empresas que não tomam as medidas adequadas para proteger os usuários, especialmente menores, contra danos. O Snapchat foi incluído na Dirty Dozen List por causa de sua grande quantidade de conteúdo sexualmente explícito e nocivo combinado com uma moderação de conteúdo fraca.
A novo relatório da Thorn e do National Center for Missing & Exploited Children (Centro Nacional para Crianças Desaparecidas e Exploradas), lançado em 2024, analisou mais de 15 milhões de denúncias de sextorsão ao NCMEC entre 2020 e 2023.
O relatório constatou que:
- De todas as mensagens em que os agressores ameaçaram compartilhar imagens de assédio sexual, 8,3% mencionaram o Snapchat.
- 16,7% dos casos mencionaram o Snapchat como a plataforma #2 em que os criminosos realmente distribuíram imagens de sextortion.
- 31,6% dos casos identificaram o Snapchat como a plataforma #2 em que os agressores contataram inicialmente as vítimas para sextorsão.
- 35,8% dos casos listaram o Snapchat como a #1 plataforma secundária para onde as vítimas foram transferidas após o contato inicial.
Estatísticas de sexting no Snapchat para adolescentes
Embora pessoas de todas as idades usem o Snapchat, ele é popular entre os jovens, com quase 20% de seu usuário base sendo pessoas de 13 a 17 anos. Aqui estão algumas estatísticas de sextos do Snapchat.
- O Snapchat é o 5º mais popular aplicativo global de mensagens móveis em abril de 2024, com 800 milhões de usuários ativos mensais. De acordo com Evan Spiegel, cofundador e CEO da Snap, o Snapchat é usado por mais de 100 milhões de americanos, incluindo mais de 20 milhões de adolescentes.
- O Snapchat alcança 90% da população de 13 a 24 anos e 75% da população de 13 a 34 anos de idade em mais de 25 países.
- O Snapchat é um dos maiores sites de sexting devido às mensagens que desaparecem, onde as capturas de tela podem colocar seu filho em perigo.
- Ele ocupa a primeira posição entre as outras plataformas em que o National Center on Missing and Exploited Children (Centro Nacional para Crianças Desaparecidas e Exploradas) viu crianças receber avanços sexuais indesejados de predadores em 2024.
- É o #1 plataforma relatada pelos pais por compartilhar material de abuso sexual infantil.
- A plataforma #1, na qual menores de idade relataram um experiência sexual on-line.
Riscos de sexting no Snap e outros motivos pelos quais o Snapchat é uma preocupação para os pais
O fato de os adolescentes explorarem sua sexualidade não é novidade, mas plataformas como o Snapchat não são um lugar apropriado para a idade. O Snapchat pode ser um lugar perigoso para os adolescentes por vários motivos, como, por exemplo
- Preparação: A predador sexual que pode fingir ser um adolescente ou ter como alvo um adolescente emocionalmente vulnerável e usar essa plataforma para manipulá-lo.
- Sextorsão: Uma pessoa pode usar nudes capturados na tela do Snapchat como chantagem ou usá-los de outras formas para prejudicar um adolescente.
- Gravação de tela: Esse é outro perigo que seu filho pode enfrentar ao usar o aplicativo. Embora os Snapchats desapareçam, isso não significa que o destinatário não faça uma captura de tela ou grave a tela para salvar seu texto, foto ou vídeo. O Snapchat notifica o outro usuário de que sua foto foi capturada, mas, mesmo assim, há maneiras de contornar isso.
- Problemas emocionais: Se a nudez do seu filho no Snapchat for vazada, isso pode causar constrangimento na escola, bullying, estresse, depressão e problemas com os amigos mais próximos.
- Consequências legais: O envio de nudes, mesmo entre adolescentes da mesma idade, pode ser ilegal e errado. Se for pego, o remetente poderá ser preso e listado como agressor sexual. Infelizmente, os predadores on-line costumam ser muito cuidadosos e, em muitos casos, suas ações ficam impunes.
5 sinais de que seu filho adolescente pode estar fazendo sexo no Snapchat
Devido à natureza do Snapchat, pode ser difícil saber quando um adolescente está enviando nudes nele. No entanto, se você conhecer os sinais, poderá ter uma boa ideia de que algo está acontecendo.
- Eles parecem mais reservados do que o normal. Embora nenhum adolescente queira que você veja o que ele está fazendo, você pode perceber que ele está agindo de forma mais estranha do que o normal. Ele pode ir para outro cômodo, cobrir a tela com a mão ou até mesmo dormir com o telefone.
- Eles se tornam agressivos se você tentar forçá-los. Os adolescentes podem ser mal-humorados, mas um adolescente que está fazendo sexting no Snapchat pode tentar gritar com você ou mostrar que está visivelmente chateado de mais maneiras se você tentar ver o que ele está fazendo.
- Você percebe que suas notas estão caindo. Se o seu aluno, que normalmente tira boas notas, de repente tiver um desempenho inferior na escola, isso pode ser um sinal de alerta. O fato de enviar fotos íntimas diretamente, é claro, não está relacionado à deterioração do aprendizado. Mas isso desvia a atenção do processo educacional. Seu filho ou filha começa a se dedicar a algo em que está mais interessado. Ele recebe feedback sobre suas fotos, e isso o distrai bastante! Portanto, preste atenção. Talvez seja um sinal. Geralmente, o sexting no Snapchat pode consumir o tempo deles e também causar efeitos na saúde mental que você pode perceber que estão afetando as notas.
- Amigos diferentes. Embora seja normal que os adolescentes mudem de grupo de amigos, se o círculo de amigos deles parecer mais paquerador do que o normal, isso pode ser um sinal de que eles estão fazendo sexting no Snapchat.
- Confie em seu instinto. Por causa do sigilo do sexting no Snapchat e como os sinais podem se misturar ao comportamento normal dos adolescentes, no final das contas, sugerimos que você confie no seu instinto. Se algo parecer errado, você deve investigar. Se suspeitar que seu filho está fazendo sexting no Snapchat, converse com ele e discuta a segurança cibernética com ele. Porque não só o sexting é perigoso, como também pode ser um crime cibernético. Vamos dar uma olhada em algumas das leis relacionadas ao sexting no Snapchat e explicar como isso pode colocar seu filho adolescente em maus lençóis.
É A prática de sexting no Snapchat é legal? Regulamentos da lei dos EUA
A prática de sexting no Snapchat entre adultos que consentem é perfeitamente legal. Entretanto, se um adulto fizer sexo com um menor, ele pode ser acusado de multas com pena de prisão e ser registrado como agressor sexual, mesmo que seja um jovem de 18 anos fazendo sexo com um jovem de 17 anos. Aqui estão outras informações importantes que você deve saber sobre o sexting no Snapchat:
Embora as leis possam variar entre os estados, o ponto em comum é que um menor de idade não deve enviar nudes a ninguém. Isso não só pode ser ruim para sua saúde mental, como também pode acarretar punições para o adolescente e, possivelmente, para os pais. Portanto, se suspeitar que seu filho está fazendo sexting no Snapchat, você deve tomar uma atitude.
Se forem dois menores fazendo sexo entre si, eles ainda poderão ser acusados pelo tribunal juvenil. Eles podem ser submetidos a aconselhamento, detenção, serviço comunitário e outras punições adequadas à idade.
Em alguns estados, a pornografia de vingança é ilegal. É quando você publica os nudes de alguém como vingança, por exemplo, após um término de relacionamento ruim. Mesmo entre adultos, isso pode levar a acusações graves.
Como falar sobre sexting no Snapchat: 10 dicas para os pais
A melhor maneira de evitar que seu filho adolescente faça sexting no Snapchat é conversar sobre o assunto. Embora falar sobre esse assunto possa ser desconfortável, você deve fazê-lo. Aqui estão 10 maneiras de conversar com seus filhos sobre sexting no Snapchat.
- Ensinar a importância dos limites. À medida que seu filho cresce na era da pressão dos colegas, é fundamental ensiná-lo a importância de dizer não e estabelecer limites.
- Pergunte a eles o que sabem sobre sexting. Essa pergunta pode ser incômoda, mas sua resposta pode mostrar que seu filho adolescente está fazendo sexting no Snapchat.
- Falar sobre como tudo na Internet é permanente. Portanto, eles devem enviar apenas algo de que não se arrependerão mais tarde.
- Fale sobre como o sexting não é inofensivo. Em vez disso, pode ter consequências mentais e legais duradouras.
- Discutir as consequências legais do envio de nudes. Alguns menores podem achar que enviar nudes para outra criança é aceitável. Esclareça as leis e dê exemplos.
- Estabelecer regras claras. Diga a seu filho adolescente que ele não deve enviar mensagens sexuais para ninguém, não deve responder a mensagens suspeitas e só deve fazer isso quando for maior de idade.
- Informe-os sobre Tratadores. A pessoa mais velha não está enviando mensagens de texto porque é madura para sua idade, mas porque é um predador.
- Ensinar sobre consentimento. Fale sobre as leis de consentimento, incluindo o fato de que o consentimento pode ser retirado a qualquer momento.
- Seja uma pessoa com quem seu filho adolescente se aproximaria. Se seu filho adolescente estiver com problemas, não seja a pessoa com quem ele tem medo de falar.
- Seja realista. Esse talvez seja o melhor conselho. Os adolescentes explorarão sua sexualidade, e você não pode protegê-los para sempre. Arme-os com conhecimento realista e estabeleça limites e consequências reais para suas ações.
Bônus: Iniciadores de conversa
Se você não tiver certeza de como abordar seus filhos adolescentes sobre o Snap sexting, aqui estão alguns iniciadores de conversa para fazê-los pensar.
Sempre disposto a ouvir e ajudar. "Querida, você sabe que estou sempre aqui. Sinta-se à vontade para perguntar qualquer coisa. E não tenha medo de que eu a critique. Você está apenas começando sua jornada adulta, e eu já passei por isso há muito tempo. Talvez eu possa ser útil para você!"ys here. Sinta-se à vontade para perguntar qualquer coisa. E não tenha medo de que eu possa criticar. Você está apenas começando sua jornada adulta, e eu já passei por isso há muito tempo. Talvez eu possa ser útil para você!"
Um começo confiante para a divulgação. "Olhe, não estou interferindo no seu desenvolvimento pessoal de forma alguma, mas quero conversar com você. Vamos falar sobre seu corpo e intimidade. Quero que você entenda que seu corpo é inviolável até que você o permita. E o mesmo vale para fotos dele. Se você compartilhar fotos de seu corpo, alguém poderá usá-las para seus propósitos, mais cedo ou mais tarde."
Alerta cibernético. "Você sabe que, hoje em dia, muitas pessoas podem ser um perigo para você on-line? Por exemplo, muitos criminosos ou estranhos podem enviar textos ou fotos para arrastá-lo para uma conversa. Você precisa ser firme para não responder a algo assim. Bloqueie-os ou me avise".
A Internet e a falta de retenção de dados. "Como estamos falando de fotos que alguém pode enviar a você por meio de mensageiros, isso é uma nuance. Você não pode controlar o processo do que acontece em seguida com a foto se a enviar para alguém. O problema é que há momentos em que alguém em quem você confiava começa a chantageá-lo dessa forma. Ameaça expor suas fotos nuas ao público. É claro que você será forçado a aceitar os termos para não passar vergonha."
O que você deve fazer se seu filho adolescente estiver fazendo sexo no Snapchat?
Você notou que seu filho está usando o Snapchat e está preocupado com as mensagens de texto que ele compartilha por meio da plataforma? O que você deve fazer como pai ou mãe para proteger seu filho?
Use o recurso de espionagem do uMobix Snapchat
Se você notou ou suspeita que seu filho adolescente está fazendo sexting no Snapchat, instalar o aplicativo de controle parental do uMobix no dispositivo dele pode ajudar muito. Veja o que você terá logo após instalar o aplicativo Aplicativo espião do Snapchat:
- Leia todas as mensagens de texto enviadas/recebidas e até mesmo apagadas que seu filho compartilha ao usar o Snapchat.
- Saiba se a experiência do seu filho adolescente é positiva e se ele não compartilha ou recebe conteúdo explícito.
- Veja fotos e vídeos que eles compartilham e recebem por meio de relatórios de captura de tela.
- Veja os jogos, as notícias e os complementos de entretenimento de seu filho.
- Verifique se seu filho não está compartilhando sua localização com estranhos.
A melhor parte ao usar o aplicativo é a seguinte:
- Ele funciona de forma anônima, garantindo que seu filho nunca saberá que você está monitorando as atividades dele no Snapchat.
- O aplicativo é compatível com dispositivos Android e iOS e é rápido e fácil de baixar, instalar e usar.
- Mais de 40 recursos adicionais de rastreamento de telefones celulares estão envolvidos no mesmo plano.
- Atualizações regulares de dados.
- Relatório de captura de tela.
- Suporte por chat ao vivo 24 horas por dia, 7 dias por semana para todos os usuários.
- Avaliação de 2 dias para $1.
Denunciar sexting no Snapchat Contas
Você notou conteúdo inadequado ou contas de sexting no Snap? Denuncie essas contas de sexting do Snapchat. Aqui estão as etapas a serem seguidas:
- Abra o aplicativo Snapchat no celular do seu filho.
- Localize o conteúdo ou a conta em que a violação foi detectada.
- Mantenha pressionada a opção "Snap" ou "Story".
- Toque no botão de relatório.
- Selecione o motivo da denúncia e o tipo de violação.
- Forneça informações adicionais, se necessário.
- Envie o relatório. É isso aí.
Estabeleça regras e limites claros para evitar o Snap Sexting
Defina regras para o comportamento on-line adequado do seu filho e limite determinados aplicativos ou telas. Isso o ajudará a ensinar seu filho adolescente a se manter seguro on-line, a evitar comportamentos de risco e a equilibrar seu tempo entre a Internet e outras atividades. A criação dessas diretrizes em família ajuda todos a entender a importância do uso responsável da Internet.
Ensine a privacidade on-line
É importante explicar ao seu filho qual conteúdo pode ser compartilhado publicamente e qual não pode. Explique a ele que, depois de enviar uma mensagem, publicação, vídeo ou qualquer outro conteúdo pela Internet, ele nunca poderá ser totalmente excluído e poderá continuar a ser compartilhado ou divulgado on-line.
Recorra a ajuda profissional se seu filho continuar fazendo sexo no Snapchat
Se o comportamento de seu filho adolescente estiver ligado a questões emocionais mais profundas, é importante obter ajuda de um conselheiro ou terapeuta. Eles podem oferecer apoio e ferramentas para gerenciar as emoções e enfrentar os desafios de forma saudável.
Conclusão
O Snapchat é um dos aplicativos em que os adolescentes fazem sexo, o que pode levar a consequências mentais e legais. Como pai, instrua seu filho adolescente sobre os perigos do sexting no Snapchat e ter uma conversa honesta é essencial. Os adolescentes não são perfeitos, e essa é uma época em que os hormônios podem levar a melhor sobre eles.
Faça com que eles se sintam à vontade para falar com você se tiverem algum problema e instale um aplicativo de controle parental confiável, como o uMobix se eles violaram alguma regra. Isso o ajudará a controlar as ações deles sem que eles saibam, garantindo a segurança absoluta dos dados.
Esperamos que este artigo tenha sido útil para você, pai ou mãe. Caso ainda não o tenha feito, converse com seu filho adolescente sobre os perigos de fazer nudes no Snapchat.
PERGUNTAS FREQUENTES
Muitos adolescentes usam o Snapchat porque as fotos desaparecem nele. Além disso, ele tem a reputação, entre muitas pessoas, de ser um aplicativo para sexting. Apesar disso, uma pessoa pode fazer capturas de tela dos snaps secretamente, portanto, é fundamental ter cuidado.
O melhor método é ter uma conversa honesta sobre o sext do Snapchat e as consequências que ele pode ter. A instalação de um aplicativo de controle dos pais pode ajudá-lo a monitorar as atividades deles e permitir que você intervenha se perceber que algo está errado.
Além dos predadores sexuais, é possível que outros adolescentes usem fotos ou textos como forma de atacar seu filho. Lembre-se de que os adolescentes podem ser vingativos e que os relacionamentos podem mudar com o tempo. Se o seu filho adolescente parecer emocionalmente angustiado, é hora de fazer uma intervenção. Converse sobre o que o está incomodando e tome as medidas adequadas.
Pare de adivinhar, apenas rastreie com o uMobix
Aplicativo para pais que garante sua tranquilidade
Experimente agoraÚltimos posts
- Como ver o que alguém curte no Instagram? 2 maneiras de trabalhar
- Mecanismo de busca Kids Safe vs. Controle dos pais: Prós e contras
- Aplicativos perigosos para crianças: Guia completo para os pais
- O que são jogos Gacha? Eles são seguros para crianças?
- Como limitar o tempo de YouTube para seus filhos? Guia completo