Os jovens que planejam ter filhos pensam muito sobre sua abordagem de criação. Eles têm seus próprios pais como exemplos e podem aprender com seus erros. Bem, teoricamente. A questão é que, atualmente, há uma enorme pressão da sociedade que dita suas próprias regras. Se você não for um pai gentil, você é um mau pai, mas... O que é ser um pai gentil e como ele pode ser combinado com segurança e controle dos pais? Vamos descobrir!
O que é a paternidade gentil e como ela funciona?
Então, o que a abordagem da paternidade gentil tem em sua essência? De tudo estilos parentaisA criança é a mais suave e cooperativa. Sarah Ockwell-Smith foi a primeira a apresentar a paternidade gentil, cujo objetivo era construir relacionamentos de confiança e cooperação entre pais e filhos. Esse estilo parental baseia-se em quatro pilares: empatia, limites, compreensão e respeito.
Empatia
A empatia é essencial para um estilo de criação gentil, pois ajuda a desenvolver uma personalidade emocionalmente saudável e compassiva. É claro que a empatia é ensinada pelo exemplo. Portanto, os pais devem demonstrar como ela funciona e serem eles mesmos empáticos: envolver-se na vida dos filhos, compartilhar suas emoções e demonstrar interesse no desenvolvimento deles. Isso ajuda a criança a desenvolver autoconfiança e a viver em harmonia com o ambiente e a sociedade.
Limites
Um pai gentil deve respeitar os limites de seus filhos e ensiná-los que eles mesmos devem preservá-los. Isso os ensinará a dizer "não" e a proteger seus interesses, a se recusar a participar de algo de que realmente não gostam e a evitar o contato insalubre com estranhos. Esse é um grande problema para as pessoas de gerações mais antigas: elas foram ensinadas a se sentirem "confortáveis" para os outros, e é por isso que não têm a menor ideia de limites pessoais.
Compreensão
Se você perguntar a qualquer pai: "Você entende seu filho?", a resposta provavelmente será "Sim!" No entanto, se perguntar a uma criança: "Você acha que seus pais o entendem?", a resposta provavelmente será "Não!". Não basta pensar que está tudo bem. Converse com seus filhos, compartilhe seus sentimentos e participe de suas vidas - essa é a única maneira de entendê-los.
Respeito
Pode parecer estranho, mas muitos pais preferem ser passivos agressivos em vez de respeitosos. É muito mais fácil dizer a seus filhos que eles são muito jovens, que não têm ideia da vida, que entenderão quando crescerem etc. É muito mais difícil demonstrar respeito e levar em conta as opiniões e os pensamentos de seus filhos. Entretanto, o fato de ser difícil não significa que você não deva trabalhar nisso.
Quais são os outros métodos de criação de filhos e como a criação gentil se diferencia?
A abordagem da paternidade gentil não é considerada a clássica; existem tipos "padrão" de paternidade. Alguns são mais populares do que outros, portanto, não espere uma distribuição homogênea aqui. De acordo com o pesquisa da Universidade da PensilvâniaOs números são os seguintes:
Estilo parental | Porcentagem na América |
Estilo parental autoritário | 46-49% |
Estilo parental autoritário | 23-26% |
Estilo parental permissivo | 18-20% |
Estilo parental negligente | 8-10% |
No entanto, há dois grandes "MAS" em relação a esses resultados:
- elas são verdadeiras apenas para os EUA;
- eles não consideram as tendências modernas.
Portanto, a distribuição pode ser diferente em outros países. Além disso, pais jovens e modernos podem não aceitar um estilo autoritário, insistindo em um relacionamento mais aberto e confiável entre pais e filhos.
Paternidade autoritária
A paternidade autoritativa é a mais próxima da paternidade branda e pode até ser chamada de ancestral da paternidade gentil. Os pais autoritativos querem que seus filhos cresçam independentes e com conhecimento. Eles dão a seus filhos uma liberdade considerável, mas com alguns limites, e sempre tentam explicar as razões desses limites. Esses pais podem ser comparados a pastores: eles descansam à sombra de uma árvore, deixando o gado fazer o que quiser, mas, em caso de perigo, correm para o rebanho e controlam a situação.
Paternidade autoritária
A melhor maneira de descrever esse estilo de criação é exigir muito, controlar mais e não dar nada. Os pais autoritários são frios e distantes. Eles querem o melhor para seus filhos, sem dúvida; ao mesmo tempo, esses pais usam a técnica da cenoura e do bastão, mas sem a cenoura. Eles têm certeza de que a criação gentil não funciona e colocam sua personalidade e autoridade acima de tudo. Esse estilo é geralmente chamado de paternidade tóxica por causa de todos esses recursos.
Paternidade permissiva
A paternidade permissiva sugere o máximo de liberdade e o mínimo de controle dos pais (embora ainda existam alguns). Os pais permissivos desempenham um papel importante na vida de seus filhos, permitindo que eles experimentem e façam quase tudo o que quiserem. Você pode se perguntar: qual é a diferença entre esse estilo e o estilo autoritativo? Bem, os pais permissivos querem ser amigos de seus filhos; eles evitam dizer "não" e estão prontos para perdoar quase tudo.
Pais negligentes
A paternidade negligente é um dos estilos de paternidade mais controversos. Sua principal característica é que os pais ajudam os filhos apenas com suas necessidades básicas - comida, roupas etc. - e ignoram todo o resto, deixando seus filhos sozinhos no mundo. - e ignoram todo o resto, deixando seus filhos sozinhos contra o mundo. Isso pode levar à ansiedade infantil e à falta de confiança no futuro, mas é definitivamente a maneira mais fácil de os pais se concentrarem em suas próprias vidas - ignorando a criança.
Parentalidade gentil
O estilo de criação gentil tem tudo a ver com cooperação, respeito mútuo e ajuda. Os pais estão envolvidos na vida de seus filhos, participam ativamente e ajudam em tudo (ajudam, não fazem tudo pelos filhos). Esse estilo consiste em compartilhar sentimentos e emoções, entender melhor os problemas de seus filhos, apoiá-los e buscar soluções juntos.
Como incorporar a paternidade gentil em sua vida cotidiana
Se você está pensando em se tornar um pai gentil, aqui estão algumas diretrizes cruciais que você deve seguir.
- Sem julgamento pessoal. Você só faz comentários sobre o resultado, não sobre uma pessoa. Se seu filho fez algo excelente - que ótimo trabalho! Se algo deu errado - poderia ter sido melhor. Esqueça a palavra "você" ao falar sobre o que seu filho fez. Você quer melhorar o resultado, não culpar a pessoa.
- Seja gentil. Em primeiro lugar, seja você mesmo um modelo de ambiente gentil e solidário. Ajude seu cônjuge, cuide de seu filho e dê aos outros um exemplo de paternidade gentil!
- Convidar em vez de comandar. Convide seus filhos para fazer algo com você. Dê a eles uma escolha e alguma flexibilidade, deixe-os ajustar a tarefa às suas necessidades e habilidades e esteja pronto para fornecer toda a assistência possível.
- Incentivo positivo. Não faça comentários negativos sobre o trabalho de seus filhos. Mesmo que não seja impressionante, encontre algo para elogiá-los e ofereça sua ajuda para melhorar o resultado.
Prós e contras da paternidade gentil
A paternidade gentil parece ser um ótimo estilo e, de fato, é, mas algo poderia ser melhor neste mundo, e mesmo as técnicas de paternidade gentil têm suas vantagens e desvantagens.
Prós:
- promove empatia e respeito;
- Desenvolve habilidades de comunicação e diminui a ansiedade social;
- ensina as crianças a estabelecerem seus limites.
Contras:
- falta de estrutura educacional sólida;
- as crianças podem não desenvolver suas habilidades de enfrentamento, pois não estão acostumadas a agir de forma independente.
Benefícios do controle dos pais para uma criação gentil
Como a paternidade gentil tem tudo a ver com cooperação e compreensão mútua, muitos pais têm dificuldade em estabelecer limitações adequadas à idade quando chega a hora. Como resultado, os adolescentes podem passar 90% do seu tempo livre nas mídias sociais, ignorando tudo o que a mãe ou o pai dizem, porque os adultos tentam compartilhar os sentimentos dos filhos e oferecer apoio emocional, e o "bebê" adolescente já começou o processo de separação.
Esse é um dos principais problemas da paternidade gentil; felizmente, há uma ótima solução na forma de controles e monitoramento dos pais. De acordo com a Jama Network estudoAlém disso, o sistema já provou ser seguro e eficaz e permite que os pais garantam a segurança de seus filhos e limitem suas atividades na Internet, sem interferir agressivamente em sua bolha de segurança.
Usando o controle dos pais e aplicativos espiões, você pode verificar mensagens, ver contatos e saber sobre os planos dos seus filhos. No entanto, se você realmente quer saber como ser um pai gentil, deve entender que esses controles têm como objetivo apenas proporcionar segurança e não devem ser usados para espiar a vida pessoal do seu filho ou da sua filha. Eles são personalidades e têm todo o direito de ter seus próprios interesses, e você, como pai ou mãe, deve garantir que nada de ruim aconteça com eles.
O uMobix como seu principal assistente para pais gentis
O uMobix é um rastreador de celular que facilita muito o trabalho dos pais. Antes de nos aprofundarmos em suas capacidades, deixe-nos destacar mais uma vez que, como um pai gentil, você só usa o controle dos pais para garantir a segurança, não para espionar.
Portanto, uMobix tem um bom conjunto de recursos que podem ser úteis para qualquer pai gentil.
- Rastreamento por GPS. Ele permite que você fique tranquilo e, ao mesmo tempo, mantenha-se informado sobre o paradeiro deles. Ele elimina uma das principais desvantagens de um estilo de criação gentil - a falta de controle e disciplina dos pais.
- Rastreamento de redes sociais. As crianças, especialmente os adolescentes, passam muito tempo nas mídias sociais, e nunca se sabe com quem elas conversam. Se eles estiverem discutindo um encontro com o parceiro, tudo bem, mas se um adulto suspeito com um perfil vazio enviar uma mensagem de texto, você ficaria feliz em saber disso. Fizemos o trabalho braçal para você e reunimos maneiras úteis de definir o controle dos pais:
- Controles parentais do Snapchat
- Controles parentais do Facebook
- Controles parentais do Instagram
- Controles parentais do TikTok
- Controles parentais do YouTube
- Controles parentais do iPhone
- Controle dos pais no Android
- Controles de fundos. Um problema comum com as crianças é que elas gastam muito dinheiro em jogos e caixas de saque. Embora, como pai gentil, você não queira proibir completamente essas coisas, também não quer ter uma dívida em seu cartão de crédito. Portanto, é melhor se precaver nesse aspecto.
O uMobix e outros rastreadores semelhantes têm muitos outros recursos que o ajudam a estabelecer uma disciplina suave para os pais. Se você quiser experimentar, peça a um agente de suporte uma avaliação gratuita e veja se funciona.
Equilíbrio entre segurança e privacidade como um pai gentil
Já levantamos essa questão, mas gostaríamos de dar mais atenção a ela. A principal diferença entre a paternidade gentil e a paternidade tradicional é a confiança e o respeito, e se você espionar seu filho, isso vai essencialmente contra todas as diretrizes da paternidade gentil.
Por outro lado, você não quer se culpar pelo resto da vida se algo acontecer com seu filho. Portanto, você deve encontrar o equilíbrio entre segurança e privacidade, e nós temos algumas recomendações para você.
- Defina alarmes para números específicos/desconhecidos para que você não ouça as conversas com os amigos, mas seja notificado se algo incomum ocorrer.
- Defina a delimitação geográfica para ser informado quando seu filho entrar em uma zona indesejada ou sair da área onde deveria estar.
- Configure controles de aplicativos para saber quanto tempo eles passam no Facebook ou jogando.
Usando a tecnologia como assistente dos pais para desenvolver a independência
Quando você decide que está criando uma personalidade independente e não precisa controlar nada, isso se transforma em uma paternidade indulgente. Como mãe ou pai, você é responsável pela vida e pela segurança de seu filho, independentemente do estilo de criação que usa, e não há nada de ruim em usar a tecnologia para ajudá-lo com isso. E se você souber como usá-la corretamente, ainda poderá cultivar todas as qualidades que deseja e garantir que nada de ruim aconteça.
PERGUNTAS FREQUENTES
Você só saberá quando tentar. De modo geral, quase todas as pesquisas sobre a criação gentil afirmam que não há nada de prejudicial nela e, se você achar que ela não combina com você ou com seu filho, sempre poderá mudar para outro estilo.
Não há uma resposta certa ou errada para isso. É claro que todos os pais querem monitorar o telefone de seus filhos para sempre, independentemente da idade deles. Mas você deve respeitar a privacidade deles. No entanto, há duas opiniões principais sobre essa questão: quando um filho começa a viver sozinho ou quando se casa.
Um dos principais sinais de cyberbullying são os problemas de raiva nas crianças. Se você perceber que seu filho está ficando deprimido depois de navegar na Internet e reage de forma agressiva a todas as suas perguntas e tentativas de entender o que aconteceu, deve ficar alarmado e configurar o controle dos pais.
Sim, você pode. Um dos rastreadores de telefone mais decentes para Android e iOS é o uMobix. Ele tem muitos recursos úteis de monitoramento, funciona em modo furtivo e é totalmente anônimo.
Pare de adivinhar, apenas rastreie com o uMobix
Aplicativo para pais que garante sua tranquilidade
Experimente agoraÚltimos posts
- Sweet Bobby: Meu pesadelo com o peixe-gato - Análise da história e perigos da pesca com peixe-gato
- Como ver o que alguém curte no Instagram? 2 maneiras de trabalhar
- Mecanismo de busca Kids Safe vs. Controle dos pais: Prós e contras
- Aplicativos perigosos para crianças: Guia completo para os pais
- O que são jogos Gacha? Eles são seguros para crianças?